quinta-feira, 17 de junho de 2010

Papa: "A Graça Divina não anula mas aperfeiçoa a natureza humana

Papa: "A Graça Divina não anula mas aperfeiçoa a natureza humana" - 16/06/2010 - 16:05

O Papa Bento XVI encontrou-se nesta manhã com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro para a habitual audiência geral das quartas-feiras. O Pontífice continuou hoje com a apresentação de Santo Tomás de Aquino, um teólogo tão importante, que o estudo de seus escritos foi recomendado especialmente pelo Concílio Vaticano II.


Já anteriormente, o Papa Leão XIII, grande promotor do tomismo, declarou Santo Tomás padroeiro das escolas e universidades católicas. Sua doutrina - disse Bento XVI – destaca-se não somente pelo seu conteúdo, mas também pela metodologia que utiliza. Trata-se do esforço para discernir a inteligibilidade e coerência das verdades da fé cristã com o auxílio da razão humana, iluminada sempre pela fé.


A profundidade do pensamento de Tomás de Aquino brota da sua fé viva e de sua piedade fervorosa, que expressou em orações eloqüentes, como a que pede a Deus: “Concede-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que te conheça, uma vontade que te busque, uma sabedoria que te encontre, uma vida que te agrade, uma perseverança que te espere com confiança e uma confiança que, enfim, te possua”.

Última Alteração: 16:05:00
Fonte: Rádio Vaticano
Local:Cidade do Vaticano
Inserida por: Administrador

mais noticias em: http://catolicanet.com

Nenhum comentário: