sexta-feira, 14 de maio de 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional começa hoje em Brasília

Por Tatiana Félix *


Adital -

Arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal, está comemorando 50 anos de existência, e os fiéis da região tem um motivo a mais para celebrar o Jubileu de Ouro, já que a cidade está sediando a 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010). O evento começará com a Missa de Abertura, na noite de hoje (13), na Esplanada dos Ministérios.

O CEN 2010 será o ponto central das celebrações dos 50 anos da Arquidiocese e da cidade de Brasília, nascidas na mesma data: 21 de abril de 1960. O XVI CEN acontece logo após o término da 48ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que começou no último dia 4.

Com o tema "Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários" e lema "Fica conosco, Senhor!" (Lc 24,29), o objetivo do Congresso é ressaltar a presença de Cristo na Eucaristia, despertando a espiritualidade eucarística na comunidade, segundo informou o padre André Lima, coordenador da comissão de comunicação do CEN.

O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão eucarístico, para que possa se fortalecer na fé, na esperança e na caridade, para que não desfaleça por causa as dificuldades do caminho. O sentido da Eucaristia é gerar a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.

"O Congresso é um momento muito importante para nós e para Brasília. Queremos mostrar o outro lado da cidade, tirando o foco da política. Vamos recepcionar todos os peregrinos que estão chegando", declarou padre André.

Na tarde de ontem (12), o enviado especial do papa Bento XVI, Cardeal Dom Cláudio Hummes, chegou na cidade, para participar do XVI CEN. O Cardeal, nascido no Rio Grande do Sul, foi recepcionado pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, e outros líderes católicos. Prefeito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio já participou nesta manhã, da Jornada Sacerdotal.

Segundo Padre André, Dom Cláudio presidirá amanhã (14) a Missa da Solidariedade, que contará com a participação de aproximadamente mil catadores de materiais recicláveis. Ele disse que na ocasião serão distribuídas cestas básicas. "É a inclusão dos excluídos", ressaltou.

Na programação de amanhã (14), está prevista a realização das missas dos bispos nas 122 paróquias do Distrito Federal, Feira Católica e exposição artística. As celebrações eucarísticas acontecerão, a partir das 17h, em todas as igrejas, com a participação de 1 a 3 bispos vindos de todas as partes do país. Também amanhã, serão realizados os simpósios de Teologia e de Bioética.

No sábado (15), cerca de mil crianças, das paróquias do DF, receberão a Primeira Comunhão. No mesmo dia haverá ainda procissão, vigília e missas especiais para animar a juventude. Já na manhã de domingo (16), último dia do evento, todos os bispos que participam do CEN 2010, se reunirão na Missa de Encerramento, também na Esplanada dos Ministérios.

Nenhum comentário: