Alguns defeitos na Liturgia
2) No final da Proclamação das Leituras não dizer: Palavras do Senhor e nem Palavras da Salavação. O Correto: Palavra do Senhor, Palavra da Salvação. Outro erro muitas vezes cometido o leitor dizer Primeira Leitura ou Segunda Leitura, o leitor deve comecar a proclamacao das leituras logo apos a citacao, e nao dizer primeira ou segunda leitura.
3) O animador(antigo comentárista) não deve se estender na monição inicial e nem na monição das leituras. Monição é o comentário.
4) Também o animador(comentarista) falha em algumas vezes quando é celebração com ministros e com padre. Quando a Celebração é presidida por Ministros o animador deve dizer: Celebração da Palavra e não missa. Quando é com Padre ai sim Celebração da Santa Missa.
5) Outro erro de alguns animadores(comentarista), após as intenções e monição(comentario) inicial, convidando a assembléia a ficar em pé para iniciar a celebração diz: Vamos acolher nosso celebrante ou o celebrante, esta errado. Primeiro quem celebra é a comunidade reunida não somente o Padre ou o Ministro. O correto se for o caso é dizer Preside esta Celebração o Padre....(quando for Missa) ou o Ministro...(quando for Celebração da Palavra).
6) No Presbitério somente 7 simbolos ou objetos litúrgicos devem ter:
1)Sacrário(Onde fica depositado as Santas Reservas(Particulas ou óstias consagradas na missa e que não foram distribuídas, o sacrário que pode muitas vezes ter uma capela separada do presbitério, 2)Credência(Mesinha a parte, altura mais baixa que o altar, serve para colocar os dons, objetos que não podem ir no altar: corporal, sanquinio, purificatório, agua, aspersório, caldeirinha...), 3) Ambão da Palavra, exclusivamente para Proclamar as leituras(1ª, Salmo, 2ª, Evangelho, Homilia, Profissão de Fé, Oração da Assembléia), 4)Cirio Pascal, vela grande que é a luz, a ressurreição, todos os anos com o Rito na Vigilia Pascal o cirio é trocado com o Rito da Benção do Fogo, 5) Altar, seu uso é exclusivamente no momento da liturgia eucarística até esse momento não pode haver nada sobre ele, e após a oração pós comunhão também não pode haver nada sobre ele), 6) Cruz Processional, cruz com cabo maior que entra na procissão de entrada, 7) Sede, conhecida erradamente como cadeira do padre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário