terça-feira, 23 de março de 2010

Pre Catecumenato - Breve

O que é o catecumenato?
O catecumenato é o período, caminho de preparação necessária para a recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã.
Catecúmenos:
Todos aqueles que se preparam para receber os sacramentos da iniciação cristã:
Sacramentos da Iniciação Cristã:
Batismo, Crisma e Eucaristia.
Iniciação Cristã.
Incorporar á Jesus Cristo(Eucaristia) – Comprometer-se com a Igreja(Crisma) – A serviço do Reino(Fortalecimento e Iluminação pelo Espírito Santo).
Quando começa?
Inicia-se com o desejo de coração para mudança e conversão de vida.
Como acontece?
A Iniciação Cristã é formada por: Quatro Tempos e Três Etapas.
1º Tempo: Após por iniciativa ou, por convite e o desejo de mudar de vida começa a fazer parte da Iniciação Cristã de Adultos, cabendo a Igreja oferecer ao candidato os primeiros passos da evangelização, ajudando - o a adesão de seguir Jesus Cristo e finalmente participar dos Sacramentos da Iniciação Cristã.
1ª Etapa: Admissão ao Catecumenato: Primeiro encontro e diálogo oficial da Igreja e do candidato através do Rito da Admissão no Catecumenato. Este rito que começa com a admissão do candidato a se preparar para a mudança de vida.
Do Rito:
Candidato e Acompanhantes.
Dos acompanhantes ou interlocutores: Podem ser da família, amigos, ou até mesmo Membro de Pastoral, o importante que devem ser pessoas com vivência cristã e que já tenham os sacramentos da Iniciação Cristã(Batismo, Eucaristia e Crisma).
O Rito da admissão: toda a primeira parte e o diálogo com os candidatos e rito da admissão iniciam fora da igreja e com as portas fechadas toda a comunidade deve participar necessário também ter as cruzes que será entregue no momento apropriado do Rito, providenciar crachás como os nomes dos candidatos, reservar os bancos(ver quantos serão necessários) e providenciar a bíblia para cada candidato com etiqueta do nome, para que recebam no momento apropriado normalmente após a homilia.(ver Rito).
2º Tempo: Após o Rito de admissão o candidato recebe o nome de Catecúmenos e inicia o Catecumenato(estar a caminho) - instrução e práticas apropriadas através de temas que aprofunde os Catecúmenos ao aprofundamento e dos sacramentos da Igreja. Definir o Período. (normalmente 12 encontros).
2ª Etapa: Eleição ou Inscrição do nome: Também através de celebração o catecúmeno, após participar da instrução no período de catecumenato está apto a ser eleito e inscrito para participar dos sacramentos da Iniciação Cristã na Vigília Pascal. No Rito de Admissão o Catecúmeno assina o livro dos Eleitos e recebe o nome de Eleitos.
3º Tempo: Os escrutínios, exame ou iluminação, (significa buscar). Deus busca o ser humano em sua liberdade, mas nesta caminhada de fé muitos obstáculos e resistências que precisam ser ultrapassados e vencidos. Os escrutínios são espaços que esclarecem sobre o sentido da luta na qual, serão ou estão engajados, as renuncias e rupturas as quais são chamados, tempo de purificação e desejo de purificação e aceitação da redenção oferecida por Jesus Cristo através dos Evangelhos da: Samaritana(Jô 4, 5-42), Cego de Nascimento(Jô 9, 1-41), Ressurreição de Lazaro(Jô 11,1-45) independente do tempo litúrgico(A>B>C) sempre nestas celebrações usará os evangelhos do tempo A. Seguido pelo Sacramento da Penitência(confissão – somente para quem já é batizado) e da entrega dos símbolos da fé, ou seja, documentos da igreja (O Creio e o Pai Nosso).
3ª Etapa: A celebração dos três sacramentos da Iniciação Cristã, participa somente os que participaram das etapas e tempos anteriores, isto é somente com o desejo de realmente de aderir o Deus da Aliança e incorporar-se a Jesus Cristo através da Igreja.
4º Tempo: Após receber os sacramentos da iniciação cristã, tem a última etapa, a Formação permanente isto é perseverar no seguimento do Cristo, vencendo os obstáculos da caminhada cristã(At. cap 28, vers 32 – nós que continuamos), isto é até a chegada da vida eterna.
Do Pré – Catecumenato:
Primeiro momento de evangelização e conversão.
Temas:
Deus Pai – Criador do Projeto de Salvação o Reino de Deus.
Deus Filho – Revela o Pai e o Reino de Deus na sua vida e missão até as ultimas conseqüências morte na cruz e a glória pela sua ressurreição.
Deus Espírito Santo – Garantia e iluminação que o Reino aconteça, após a Ressurreição(Páscoa), na festa de Pentecostes a igreja começa o inicio de um novo tempo, de dar continuidade na missão de Jesus Cristo, ponto de referencia o Livro dos Atos dos Apóstolos – caminho da igreja, os Evangelhos - Caminho de Jesus Cristo..
Igreja: Povo convocado para Celebrar o Mistério Pascal de Jesus Cristo(Vida e Missão-Morte e Ressurreição), através de Ritos(Liturgia), nas celebrações da Santa Missa.
Missão: Anunciar o Reino de Deus, obrigação de todos os cristãos(Com os Sacramentos da Iniciação Cristã). Os sacramentos da Iniciação Cristã através do Batismo nos tornam filhos de Deus, no sacramento de Eucaristia somos incorporados a Jesus Cristo e pela Crisma somos fortalecidos para a missão, também com os sacramentos da Iniciação Cristãos têm acessos aos sacramentos que nos mantém cristãos: Sacramentos de Cura: Penitência e Unção dos Enfermos e Sacramentos de Serviço: Ordem(Serviço Sacerdotal) e Matrimônio.






Da Celebração de Admissão:
Passos para a Celebração de Admissão ao catecumenato
Celebração em: ______________ – Horas ______ – Estar na Igreja ás _________.
Comentário
Canto(ver no Rito)
Após o Cântico o Padre fará um diálogo com os catecúmenos.
*O Catecúmeno e o introdutor chega perto do padre. E o padre pergunta.
Qual seu nome?
Que pedes a Igreja? A Fé
Esta fé, que te dará? A vida eterna
Os Catecúmenos respondem e voltam aos seus lugares.
Após o Padre fará a primeira adesão dirigida aos Catecúmenos.
Quando o padre perguntar, cada um de vocês está de acordo com tudo isso?
Todos os catecúmenos respondem: Estou
Após o Padre vai falar com os introdutores...(acompanhantes)
Vocês estão dispostos ajuda-los a encontrar e seguir o Cristo?
Todos os introdutores respondem: Estou
Após o Padre vai fazer a oração.
Quando ele terminar. Por isso Senhor Deus, nós vos louvamos e Bendizemos.
Todos respondem juntos: Bendito seja Deus para sempre
Após o Padre vai fazer o Sinal da Cruz na testa de cada catecúmeno.
*Cada Catecúmeno com seu instrutor se aproxima do padre para receber o sinal da cruz.
Após todos receberem do Padre o sinal da cruz.
Os instrutores farão o sinal da cruz nos catecúmenos nos seguintes locais:
Ouvidos – Olhos – Boca – Peito - Ombros
*Para fazerem isso olhem para o Padre ele fará em um dos catecúmenos.
Após o Padre fará a invocação do sinal da cruz sobre todos.
Todos respondem: Amém
Após será entoado um cântico.
Após o Padre fará uma oração
Quando terminar todos respondem: Amém
Após o Padre fará a entrega dos Crucifixos aos catecúmenos
*Cada catecúmeno acompanhado de introdutor se aproximará do Padre, vai beijar o crucifixo e o Padre colocará a cruz no pescoço do catecúmeno
Após todos receberem o crucifixo o Padre vai convidar
para entrar na igreja.
*Na igreja os catecúmenos já terão seus lugares reservados(os dois primeiros bancos do lado esquerdo de quem entra na igreja)
Após a Homilia o Padre vai fazer a entrega da Bíblia aos catecúmenos.
Cada catecúmeno se aproxima do Padre.
O padre vai falar: Recebe o Livro da Palavra de Deus, que ela seja luz para tua vida.
Os Catecúmenos respondem: Amém e voltam para seus lugares.
Após a entrega da Bíblia segue a liturgia conforme o folheto.

Nenhum comentário: