quarta-feira, 17 de março de 2010

Boletim Semanal da Arquidiocese de Curitiba

10 de março de 2010




Notícias Locais


Oficinas de Oração e Vida
Madre Clélia Merloni
Formação em Economia Solidária
Pastoral da Sobriedade
Curso de Noivos
Ano Sacerdotal
O Sal da Terra
Curso de Noivos


Notícias Internacionais
1. Congresso Teológico


Outras notícias
1. II Seminário de Turismo Religioso e Sustentável


Acompanhe no final do Boletim a programação das novenas de São José, no Seminário São José


Notícias Locais


1. Oficinas de Oração e Vida
Iniciaram esta semana (07 a 13 de março), em toda Arquidiocese, novos grupos das Oficinas de Oração e Vida. Fundado por Frei Ignácio Larrañaga, há 25 anos esse serviço dos leigos à Igreja têm levado milhares de pessoas à uma intimidade com Deus, transformando suas vidas através da oração. Baseando-se na Bíblia e na sua própria vivência espiritual, Frei Ignácio, no transcorrer das quinze sessões da Oficina, aponta o caminho e fornece instrumentos para a conquista dessa íntima relação com Deus. Resumidamente, consiste em: fazer silêncio exterior e interior (exercícios de silenciamento); reservar um tempo do dia para orar (sagrada meia hora); estar atento à ação de Deus em todos os acontecimentos do dia (vivência); meditar, diariamente, e viver a Palavra (pequena pedagogia); abandonar-se nas mãos do Pai, fazendo a sua vontade e abrir o coração a Deus, assumindo com sinceridade os fracassos, temores, limitações, rancores, para que Ele cure essas feridas. Mais informações através do site www.tovpil.org; email tovparana@onda.com.br ou pelos telefones: (41) 3339-4338 e (41)3029-5209.


2. Madre Clélia Merloni
Comemora-se, no dia 10 de março de 2010, os 149 anos de nascimento da Fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, a Serva de Deus, Madre Clélia Merloni. A superiora provincial, Irmã Maria de Lourdes Castanha, anuncia o início do ano celebrativo do sesquicentenário do nascimento de Madre Clélia, a ser celebrado em 2011. “Queremos festejar com alegria a existência dessa mulher forte, que soube ser fiel à voz de Deus em seu coração e lutou até o fim, pelo bem da família religiosa, que pelo impulso do Espírito Santo, foi chamada a dar vida, para o bem de toda a Igreja! Ela é mestra em assunto de confiança e fé, no poder do Coração de Jesus. Madre Clélia confiou, contra toda a esperança, e viu que o Senhor é bom e não desampara aqueles que Nele confiam com sinceridade!”. No portal Apóstolas você pode ler a respeito de Madre Clélia, tomar conhecimento do material sobre o Sagrado Coração de Jesus, que está disponível para os internautas: www.apostolas-pr.org.br.


3. Formação em Economia Solidária
Está sendo realizado no Cecopam (Centro Comunitário e de Proteção Alimentar Padre Miguel, uma Escolinha de Economia Solidária. Promovido em seis etapas de 6 horas e 30 minutos, distribuiídas durante o primeiro semestre de 2010, a escola tem com objetivo, entre outros itens, estudar e refletir o texto base da Campanha da Fraternidade 2010 “Fraternidade e Economia - Economia e Vida. Todas as etapas serão compostas de aulas teóricas em linguagem coerente com um curso básico e oficinas práticas. Mais informações pelo telefone: 3346-6252.


4. Pastoral da Sobriedade
A Pastoral da Sobriedade realiza no próximo dia 20 de março, o Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Sobriedade do Estado do Paraná. Em pauta está a apresentação da nova equipe de coordenação regional e apresentação do Manual do curso de agente e Planejamento para 2010. Devem participar os coordenadores e equipes da Pastoral da Sobriedade de todas as dioceses do Regional. O evento que vai ocorrer na sede da CNBB Regional Sul II irá contar com a presença de Dom Dirceu Vegini, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. Mais informações pelo email: silvanev@yahoo.com.br.


5. Curso de Noivos
A paróquia são Vicente de Paulo realiza no dia 21 de março um curso de noivos, das 8h30 às 19h. Inscrições antecipadas na secretaria. Informações pelo telefone: 3222-7301.


6. Ano Sacerdotal
Em comemoração ao Ano Sacerdotal, na Sede Provincial das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba, são sorteadas as dioceses do Brasil para um dia de oração por seus sacerdotes. Nesse dia, visita-se o site da Diocese e, para todos os contatos disponíveis, é enviada uma saudação. Na primeira quinta-feira, a comunidade oferece momento especial de adoração, nas intenções de todos os sacerdotes. Página sobre o evento está no portal Apóstolas:www.apostolas-pr.org.br - Cliquem em Apóstolas / Ano Sacerdotal.


7. O Sal da Terra
O Sal da Terra, filme feito por paranaenses, relata a história sofrida, mas solidária de um sacerdote que corre as estradas do Paraná, em especial, rezando missa nos postos de gasolina e traz mensagens de esperança, paz, solidariedade, luz para os sofridos. Visite o link e assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=5OouIQF_3j4. Mais informaçoes sobre o filme no site oficial: www.osaldaterra.com.br.




Notícias Internacionais


1. Congresso Teológico
O Congresso Teológico Internacional "Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote", que será realizado nos dias 11 e 12 de março, será transmitido pela Internet, através do site www.annussacerdotalis.org. Todas as palestras do evento, que se realiza na Sala Magna da Pontifícia Universidade Lateranense, estarão disponíveis no portal. O programa será aberto com uma conferência do Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero. Cristologia, Identidade Sacerdotal, Cultura Contemporânea, Mariologia, Mutações Antropológicas, Hermenêutica da Continuidade, são alguns dos temas do primeiro dia. Dom Filippo Santoro, Bispo de Petrópolis, fará palestra intitulada "Do Ser A Função: Pela Missão". Serão abordados também aspectos jurídicos e pastorais; uma espiritualidade do ministério sacerdotal, histórico-psicoespirituais perfis e doutrinais do celibato eclesiástico, castidade, virgindade e carisma institucional. Na conclusão, falará o secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, seguido pelo Cardeal-Prefeito, Dom Cláudio Hummes.


Outras notícias



1. Seminário de Turismo Religioso e Sustentável

Está previsto para o próximo mês de novembro a realização do II Seminário de Turismo Religioso e Sustentável do Norte Pioneiro, em Siqueira Campos/PR. A primeira edição do evento aconteceu em Jacarezinho. O seminário inclui apresentações sobre o turismo religioso no Paraná, integração do segmento e as políticas públicas que podem contribuir para o fortalecimento de rotas de peregrinação, conservação de patrimônios, exploração dos artesanatos, promoção de eventos culturais, folclóricos e artísticos, conhecimentos sobre os diversos fenômenos religiosos, peregrinações e festejos da religiosidade popular, integração de outros movimentos religiosos, católicos ou não. A Rota do Rosário tem por meta fazer do Norte Pioneiro um destino turístico integrado com outras rotas. Saiba mais acessando o site www.rotadorosario.com.br.





Participe das Novenas de São José de Março a Novembro de 2010.
Todo dia 19 de cada mês, às 15hora.
Todo TERCEIRO DOMINGO de cada mês às 10h30.



1º Dia da Novena
São José, Pai de Jesus
19 de março às 15horas
21 de março de às 10h30min
Bênção para as famílias
Distribuição de Estampas de São José


2º Dia da Novena:
São José, Esposo de Maria
19 de abril às 15horas
18 de abril às 10h30min
Bênção das cestas de Páscoa e dos Alimentos


3º Dia da Novena:
São José, Chefe da Sagrada Família
19 de maio às 15horas
16 de maio às 10h30min
Bênção das mães
Missa das Mães Falecidas


4º Dia da Novena
São José Fiel
19 de junho às 15horas
20 de junho Às 10h30min
Bênção dos Noivos e Namorados + Bolo Santo Antônio






5º Dia da Novena:
São José Paciente
19 de julho às 15horas
18 de julho às 10h30min
Bênção das Chaves das Casas e dos Automóveis


6º Dia da Novena:
São José Operário
19 de agosto às 15horas
15 de agosto às 10h30
Bênção dos Pais e dos Vocacionados
Missa pelos pais Falecidos


7º Dia da Novena:
São José Protetor da Igreja
19 de setembro às 10h30
e às 15 horas
Bênção das Bíblias e Objetos de Devoção


8º Dia da Novena:
São José Consolo dos Enfermos
19 de outubro às 15 horas
17 de outubro às 10h30min
Bênção para as Crianças
Bênção para os Enfermos


9º Dia da Novena:
São José Intercessor dos
Moribundos
19 de novembro às 15 horas
21 de novembro às 10h30
Bênção para os Idosos e Doentes
Missa pelos Agonizantes e pelos devotos Falecidos


- As Irmãs da Sagrada Família continuarão a distribuir as ervas, os chás e as flores no fim de cada
DIA DA NOVENA;
- Nos dias 19 haverá Adoração e Benção com o Santíssimo e em seguida Missa;
- Nos Terceiros Domingos haverá a Novena após a Santa Missa


Seminário São José: BR277 (sentido Ponta Grossa – Curitiba), nr. 4505 – Bairro Órleans.





Mitra da Arquidiocese de Curitiba - Cúria Metropolitana
Assessoria de Imprensa
Telefones: 2105-6342 e 2105-6343
Portal: www.arquidiocesedecuritiba.org.br

Nenhum comentário: