O que é o catecumenato?
O catecumenato é o período, caminho de preparação necessária para a recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã.
Catecúmenos:
Todos aqueles que se preparam para receber os sacramentos da iniciação cristã:
Sacramentos da Iniciação Cristã:
Batismo, Crisma e Eucaristia.
Iniciação Cristã.
Incorporar á Jesus Cristo(Eucaristia) – Comprometer-se com a Igreja(Crisma) – A serviço do Reino(Fortalecimento e Iluminação pelo Espírito Santo).
Quando começa?
Inicia-se com o desejo de coração para mudança e conversão de vida.
Como acontece?
A Iniciação Cristã é formada por: Quatro Tempos e Três Etapas.
1º Tempo: Após por iniciativa ou, por convite e o desejo de mudar de vida começa a fazer parte da Iniciação Cristã de Adultos, cabendo a Igreja oferecer ao candidato os primeiros passos da evangelização, ajudando - o a adesão de seguir Jesus Cristo e finalmente participar dos Sacramentos da Iniciação Cristã.
1ª Etapa: Admissão ao Catecumenato: Primeiro encontro e diálogo oficial da Igreja e do candidato através do Rito da Admissão no Catecumenato. Este rito que começa com a admissão do candidato a se preparar para a mudança de vida.
Do Rito:
Candidato e Acompanhantes.
Dos acompanhantes ou interlocutores: Podem ser da família, amigos, ou até mesmo Membro de Pastoral, o importante que devem ser pessoas com vivência cristã e que já tenham os sacramentos da Iniciação Cristã(Batismo, Eucaristia e Crisma).
O Rito da admissão: toda a primeira parte e o diálogo com os candidatos e rito da admissão iniciam fora da igreja e com as portas fechadas toda a comunidade deve participar necessário também ter as cruzes que será entregue no momento apropriado do Rito, providenciar crachás como os nomes dos candidatos, reservar os bancos(ver quantos serão necessários) e providenciar a bíblia para cada candidato com etiqueta do nome, para que recebam no momento apropriado normalmente após a homilia.(ver Rito).
2º Tempo: Após o Rito de admissão o candidato recebe o nome de Catecúmenos e inicia o Catecumenato(estar a caminho) - instrução e práticas apropriadas através de temas que aprofunde os Catecúmenos ao aprofundamento e dos sacramentos da Igreja. Definir o Período. (normalmente 12 encontros).
2ª Etapa: Eleição ou Inscrição do nome: Também através de celebração o catecúmeno, após participar da instrução no período de catecumenato está apto a ser eleito e inscrito para participar dos sacramentos da Iniciação Cristã na Vigília Pascal. No Rito de Admissão o Catecúmeno assina o livro dos Eleitos e recebe o nome de Eleitos.
3º Tempo: Os escrutínios, exame ou iluminação, (significa buscar). Deus busca o ser humano em sua liberdade, mas nesta caminhada de fé muitos obstáculos e resistências que precisam ser ultrapassados e vencidos. Os escrutínios são espaços que esclarecem sobre o sentido da luta na qual, serão ou estão engajados, as renuncias e rupturas as quais são chamados, tempo de purificação e desejo de purificação e aceitação da redenção oferecida por Jesus Cristo através dos Evangelhos da: Samaritana(Jô 4, 5-42), Cego de Nascimento(Jô 9, 1-41), Ressurreição de Lazaro(Jô 11,1-45) independente do tempo litúrgico(A>B>C) sempre nestas celebrações usará os evangelhos do tempo A. Seguido pelo Sacramento da Penitência(confissão – somente para quem já é batizado) e da entrega dos símbolos da fé, ou seja, documentos da igreja (O Creio e o Pai Nosso).
3ª Etapa: A celebração dos três sacramentos da Iniciação Cristã, participa somente os que participaram das etapas e tempos anteriores, isto é somente com o desejo de realmente de aderir o Deus da Aliança e incorporar-se a Jesus Cristo através da Igreja.
4º Tempo: Após receber os sacramentos da iniciação cristã, tem a última etapa, a Formação permanente isto é perseverar no seguimento do Cristo, vencendo os obstáculos da caminhada cristã(At. cap 28, vers 32 – nós que continuamos), isto é até a chegada da vida eterna.
Do Pré – Catecumenato:
Primeiro momento de evangelização e conversão.
Temas:
Deus Pai – Criador do Projeto de Salvação o Reino de Deus.
Deus Filho – Revela o Pai e o Reino de Deus na sua vida e missão até as ultimas conseqüências morte na cruz e a glória pela sua ressurreição.
Deus Espírito Santo – Garantia e iluminação que o Reino aconteça, após a Ressurreição(Páscoa), na festa de Pentecostes a igreja começa o inicio de um novo tempo, de dar continuidade na missão de Jesus Cristo, ponto de referencia o Livro dos Atos dos Apóstolos – caminho da igreja, os Evangelhos - Caminho de Jesus Cristo..
Igreja: Povo convocado para Celebrar o Mistério Pascal de Jesus Cristo(Vida e Missão-Morte e Ressurreição), através de Ritos(Liturgia), nas celebrações da Santa Missa.
Missão: Anunciar o Reino de Deus, obrigação de todos os cristãos(Com os Sacramentos da Iniciação Cristã). Os sacramentos da Iniciação Cristã através do Batismo nos tornam filhos de Deus, no sacramento de Eucaristia somos incorporados a Jesus Cristo e pela Crisma somos fortalecidos para a missão, também com os sacramentos da Iniciação Cristãos têm acessos aos sacramentos que nos mantém cristãos: Sacramentos de Cura: Penitência e Unção dos Enfermos e Sacramentos de Serviço: Ordem(Serviço Sacerdotal) e Matrimônio.
Da Celebração de Admissão:
Passos para a Celebração de Admissão ao catecumenato
Celebração em: ______________ – Horas ______ – Estar na Igreja ás _________.
Comentário
Canto(ver no Rito)
Após o Cântico o Padre fará um diálogo com os catecúmenos.
*O Catecúmeno e o introdutor chega perto do padre. E o padre pergunta.
Qual seu nome?
Que pedes a Igreja? A Fé
Esta fé, que te dará? A vida eterna
Os Catecúmenos respondem e voltam aos seus lugares.
Após o Padre fará a primeira adesão dirigida aos Catecúmenos.
Quando o padre perguntar, cada um de vocês está de acordo com tudo isso?
Todos os catecúmenos respondem: Estou
Após o Padre vai falar com os introdutores...(acompanhantes)
Vocês estão dispostos ajuda-los a encontrar e seguir o Cristo?
Todos os introdutores respondem: Estou
Após o Padre vai fazer a oração.
Quando ele terminar. Por isso Senhor Deus, nós vos louvamos e Bendizemos.
Todos respondem juntos: Bendito seja Deus para sempre
Após o Padre vai fazer o Sinal da Cruz na testa de cada catecúmeno.
*Cada Catecúmeno com seu instrutor se aproxima do padre para receber o sinal da cruz.
Após todos receberem do Padre o sinal da cruz.
Os instrutores farão o sinal da cruz nos catecúmenos nos seguintes locais:
Ouvidos – Olhos – Boca – Peito - Ombros
*Para fazerem isso olhem para o Padre ele fará em um dos catecúmenos.
Após o Padre fará a invocação do sinal da cruz sobre todos.
Todos respondem: Amém
Após será entoado um cântico.
Após o Padre fará uma oração
Quando terminar todos respondem: Amém
Após o Padre fará a entrega dos Crucifixos aos catecúmenos
*Cada catecúmeno acompanhado de introdutor se aproximará do Padre, vai beijar o crucifixo e o Padre colocará a cruz no pescoço do catecúmeno
Após todos receberem o crucifixo o Padre vai convidar
para entrar na igreja.
*Na igreja os catecúmenos já terão seus lugares reservados(os dois primeiros bancos do lado esquerdo de quem entra na igreja)
Após a Homilia o Padre vai fazer a entrega da Bíblia aos catecúmenos.
Cada catecúmeno se aproxima do Padre.
O padre vai falar: Recebe o Livro da Palavra de Deus, que ela seja luz para tua vida.
Os Catecúmenos respondem: Amém e voltam para seus lugares.
Após a entrega da Bíblia segue a liturgia conforme o folheto.
terça-feira, 23 de março de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
Rito do batismo
Pastoral do Batismo Capela São Vicente de Paulo
(A reunião começa à porta da Igreja)
COM.: Comentário Inicial
Canto de acolhida: DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR
(pode-se optar por cantar apenas o refrão)
TU ANSEIAS, EU BEM SEI, POR SALVAÇÃO
TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO
ABRE, POIS, DE PAR EM PAR, TEU CORAÇÃO
E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR
DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR!
DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR!
ABRE BEM AS PORTAS DO TEU CORAÇÃO
E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR...
I. ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS
PR.: Queridos pais, vocês transmitiram a vida a estas crianças e as receberam como um dom de Deus, um verdadeiro presente. Que nome vocês escolheram para elas?
Pais: Nome
PR.: Assim como Jesus acolhia as crianças,também quero em nome da comunidade receber os filhos e filhas de vocês. Cada uma dessas crianças é uma benção de Deus para a humanidade.
Todos: Bendito seja Deus para sempre
PR.: Queridos pais e mães, que pedem a Igreja de Deus para seus filhos e filhos?
Pais: O Batismo
PR.: Pelo batismo estas crianças vão fazer parte da Igreja. Vocês querem ajudá-las a crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidos de Jesus?
Pais: Sim, queremos
PR.: Padrinhos e madrinhas, vocês estão dispostos a colaborar com os pais em sua missão?
Padrinhos: Sim, estamos
PR.: E todos vocês, queridos irmãos e irmãs aqui reunidos, querem ser uma comunidade de fé e de amor para estas crianças?
AS.: Sim, queremos.
SINAL DA CRUZ
PR.: Nosso sinal é a cruz de Cristo. Por isso vamos marcar estas crianças com o sinal do Cristo Salvador. Assim, (nome da criança) nós a acolhemos na comunidade cristã.
(O presidente da celebração faz o sinal da cruz na fronte da criança e, em seguida, o pai, a mãe, o padrinho e a madrinha.)
PR.: Ó Deus, por vosso amor, participamos do mistério da paixão e ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo. Fortalecei-nos no Espírito Santo, para que caminhemos na vida nova. Por Cristo, nosso Senhor. AS.: Amém!
CANTO DE PROCISSÃO DE ENTRADA - EIS-ME AQUI
EIS-ME AQUI, SENHOR! EIS-ME AQUI, SENHOR!
PRA FAZER TUA VONTADE, PRA VIVER NO TEU AMOR
PRA FAZER TUA VONTADE, PRA VIVER NO TEU AMOR
EIS-ME AQUI, SENHOR!
O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
POR CAMINHOS NUNCA VISTOS ME ENVIOU
SOU CHAMADO A SER FERMENTO, SAL E LUZ
E POR ISSO RESPONDI: AQUI ESTOU!
II. LITURGIA DA PALAVRA
COM.: A Liturgia da Palavra ilumina o sentido do acontecimento que estamos a celebrar. Neste momento, escutemos atentamente a(s) leitura(s) e a Homilia.
JANEIRO
LEITURA (Dt 6,1-7)
Leitura do Livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo, dizendo: “Estes são os mandamentos, as leis e decretos que o Senhor nosso Deus mandou que eu vos ensinasse, para que os observeis na terra onde ides entrar para tomar posse dela. Assim, temerás o Senhor teu Deus, observando durante toda a vida todas as suas leis e os seus mandamentos que te prescrevo, a ti, a teus filhos e netos, a fim de que se prolonguem os teus dias.
Ouve, Israel, e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais.
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares”. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 32 (33)
FELIZ O POVO CUJO DEUS É O SENHOR,
E A NAÇÃO QUE ESCOLHEU POR SUA HERANÇA!
1- POIS RETA É A PALAVRA DO SENHOR/ E TUDO O QUE ELE FAZ MERECE FÉ
DEUS AMA O DIREITO E A JUSTIÇA/ TRANSBORDA EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA.
2- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor/ E a nação que escolheu por sua herança
Dos altos céus o Senhor olha e observa/ Ele se inclina para olhar todos os homens
3- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem/ E que confiam esperando em seu amor/ Para da morte libertar as suas vidas/ E alimentá-los quando é tempo de penúria
4- No Senhor nós esperamos confiantes/ Porque ele é nosso auxílio e proteção
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça/ Da mesma forma que em vós nós esperamos!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
Ó SENHOR, TUAS PALAVRAS SÃO ESPÍRITO E VIDA
AS PALAVRAS QUE TU DIZES BEM QUE SÃO DE ETERNA VIDA
EVANGELHO (Jo 1, 35-42)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, João estava aí de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!”. Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus.
Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer Cristo)”. Então André conduziu Simão a Jesus.
Jesus olhou bem para ele e disse: Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedra)”. Palavra da Salvação. AS.: Glória a vós, Senhor!
FEVEREIRO
LEITURA (Os 11, 1b.3-4.8c-9)
Leitura da Profecia de Oséias – Assim fala o Senhor: Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles.
Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer.
Meu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 41 (42)
MINH’ALMA TEM SEDE DE DEUS
1- ASSIM COMO A CORSA SUSPIRA PELAS ÁGUAS CORRENTES
SUSPIRA IGUALMENTE MINH’ALMA POR VÓS, Ó MEU DEUS!
2- ENVIAI VOSSA LUZ, VOSSA VERDADE/ ELAS SERÃO O MEU GUIA
QUE ME LEVEM AO VOSSO MONTE SANTO/ ATÉ A VOSSA MORADA
3- ENTÃO IREI AOS ALTARES DO SENHOR, DEUS DA MINHA ALEGRIA
VOSSO LOUVOR CANTAREI AO SOM DA HARPA, MEU SENHOR E MEU DEUS!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA, AH, AH, ALELUIA, AH, AH, ALELUIA... (BIS)
QUANDO ESTAMOS UNIDOS ESTÁS ENTRE NÓS
E NOS FALARÁS DA TUA VIDA...
EVANGELHO (Mc 10, 13-16)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam.
Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o reino de Deus como uma criança não entrará nele”. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor.
MARÇO
LEITURA (Ez 36, 24-28)
Leitura da Profecia de Ezequiel – Assim fala o Senhor: Eu vos tirarei do meio das nações, vos reunirei de todos os países, e vos conduzirei para a vossa terra.
Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados.
Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos, Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos.
Habitareis no país que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 22 (23)
O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
1- O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
PELOS PRADOS E CAMPINAS VERDEJANTES
ELE ME LEVA A DESCANSAR
PARA AS ÁGUAS REPOUSANTES ME ENCAMINHA
E RESTAURA MINHAS FORÇAS
2- Ele me guia no caminho mais seguro/ pela honra do seu nome
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso/ nenhum mal eu temerei
Estais comigo com bastão e com cajado/ eles me dão a segurança
3- Preparais à minha frente uma mesa/ bem à vista do inimigo
E com óleo vós ungis minha cabeça/ o meu cálice transborda
Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida
E, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
LOUVOR E GLÓRIA A TI, SENHOR!
CRISTO, PALAVRA, PALAVRA DE DEUS!
O HOMEM NÃO VIVE SOMENTE DE PÃO
MAS DE TODA PALAVRA DA BOCA DE DEUS...
EVANGELHO (Mc 16, 15-16.19-20)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, aparecendo Jesus aos onze, disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte.
O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. Palavra da Salvação. AS.: Glória a vós, Senhor!
ABRIL
LEITURA (Ef 5, 8-14)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos: Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade.
Discerni o que agrada ao Senhor. Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as.
O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo.
Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz.
É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 62 (63)
A MINH’ALMA TEM SEDE DE VÓS!
1- SOIS VÓS, Ó SENHOR, O MEU DEUS/ DESDE A AURORA ANSIOSO VOS BUSCO
A MINH’ALMA TEM SEDE DE VÓS MINHA CARNE TAMBÉM VOS DESEJA
COMO TERRA SEDENTA E SEM ÁGUA
2- Venho, assim, contemplar-vos no templo/ para ver vossa glória e poder/ Vosso amor vale mais do que a vida/ e por isso meus lábios vos louvam
3- Quero, pois, vos louvar pela vida/ e elevar para vós minhas mãos/ A minh’alma será saciada/ como em grande banquete de festa/ Cantará a alegria em meus lábios/ ao cantar para vós meu louvor
4- Penso em vós no meu leito, de noite/ nas vigílias suspiro por vós/ Para mim fostes sempre um socorro/ de vossas asas à sombra eu exulto/ Minh’alma se agarra em vós/ com poder vossa mão me sustenta
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!
BOA NOVA DE DEUS PARA NÓS, A MENSAGEM QUE VAMOS OUVIR
É PALAVRA TRANSFORMADA EM LUZ, INDICANDO O CAMINHO A SEGUIR
EVANGELHO (Lc 10,17-24)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, ó Pai, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”. Palavra da Salvação. AS.: Glória a vós, Senhor!
MAIO
LEITURA (Rm 8, 28-32)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos.
E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
Depois disto, que nos reta dizer? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Deus que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele? Palavra do Senhor. AS.: Graças a Deus.
SALMO 22 (23)
O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
1- O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ/ NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
PELOS PRADOS E CAMPINAS VERDEJANTES/ ELE ME LEVA A DESCANSAR
PARA AS ÁGUAS REPOUSANTES ME ENCAMINHA/ E RESTAURA MINHAS FORÇAS
2- Ele me guia no caminho mais seguro/ pela honra do seu nome
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso/ nenhum mal eu temerei
Estais comigo com bastão e com cajado/ eles me dão a segurança
3- Preparais à minha frente uma mesa/ bem à vista do inimigo
E com óleo vós ungis minha cabeça/ o meu cálice transborda
Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida
E, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA, AH, AH, ALELUIA, AH, AH, ALELUIA...
E ESTE NOSSO MUNDO SENTIDO TERÁ
SE TUA PALAVRA RENOVAR...
EVANGELHO (Jo 4, 5-14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. Era aí que ficava o poço de Jacó.
Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”. Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos. Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede ‘dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Por acaso és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e os animais?” Respondeu Jesus: “todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
JUNHO
LEITURA (Rm 6,3-5)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados?
Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova.
Pois, se formos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 26 (27)
O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO!
1- O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO/ DE QUEM EU TEREI MEDO?
O SENHOR É A PROTEÇÃO DA MINHA VIDA/ PERANTE QUEM EU TREMEREI?
2- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa/ e é só isto que eu desejo
Habitar no santuário do Senhor/ por toda a minha vida
Saborear a suavidade do Senhor/ e contemplá-lo no seu templo
3- Senhor, é vossa face que eu procuro/ não me escondais a vossa face
Não afasteis em vossa ira o vosso servo/ sois vós o meu auxílio
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado/ meu Deus e Salvador
4- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver/ na terra dos viventes
Espera no Senhor e tem coragem/ espera no Senhor
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALE, ALE, ALELUIA! ALE, ALE, ALELUIA!
ALE, ALE, ALELUIA, ALE, ALELUIA!
ALE, ALE, ALELUIA, ALE, ALELUIA!
VAMOS OUVIR, ALELUIA! JESUS FALAR, ALELUIA!
O EVANGELHO, ALELUIA, ALE, VAI NOS LIBERTAR!
O EVANGELHO, ALELUIA, ALE, VAI NOS LIBERTAR!
EVANGELHO (Jo 3, 16-21)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.
De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
JULHO
LEITURA (Gl 3,26-28)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos: Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.
Vós todos que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo.
O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 88 (89)
Ó SENHOR, EU CANTAREI ETERNAMENTE O VOSSO AMOR!
1- PORQUE DISSESTES: “O AMOR É GARANTIDO PARA SEMPRE”
E A VOSSA LEALDADE É TÃO FIRME COMO OS CÉUS
“EU FIRMEI UMA ALIANÇA COM MEU SERVO, MEU ELEITO
E EU FIZ UM JURAMENTO A DAVI, MEU SERVIDOR”
2- Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria/ seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face
Exultará de alegria em vosso nome dia a dia/ e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça
3- Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor/ e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado
Estará sempre com ele minha mão onipotente/ e meu braço poderoso há de ser a sua força
4- Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele/ sua força e seu poder por meu nome crescerão
Ele, então, me invocara: “Ó Senhor, vós sois meu Pai,/ sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!”
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA,A LELUIA!
PONHO-ME A OUVIR O QUE O SENHOR DIRÁ
ELE VAI FALAR, VAI FALAR DE PAZ
PELA MINHA VOZ E PELAS MINHAS MÃOS
JESUS CRISTO VAI, VAI FALAR DE PAZ
EVANGELHO (Jo 7, 37b-39a)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – No último dia da festa, o mais solene, Jesus, de pé, proclamou em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior”.
Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
AGOSTO
LEITURA (Tt 3, 4-7)
Leitura da Carta de São Paulo a Tito – Caríssimos: Manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo.
Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus!
SALMO 32 (33)
FELIZ O POVO CUJO DEUS É O SENHOR,
E A NAÇÃO QUE ESCOLHEU POR SUA HERANÇA!
1- POIS RETA É A PALAVRA DO SENHOR
E TUDO O QUE ELE FAZ MERECE FÉ
DEUS AMA O DIREITO E A JUSTIÇA
TRANSBORDA EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA.
2- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor/ E a nação que escolheu por sua herança
Dos altos céus o Senhor olha e observa/ Ele se inclina para olhar todos os homens
3- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem/ E que confiam esperando em seu amor
Para da morte libertar as suas vidas/ E alimentá-los quando é tempo de penúria
4- No Senhor nós esperamos confiantes/ Porque ele é nosso auxílio e proteção
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça/ Da mesma forma que em vós nós esperamos!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
EVANGELHO (Jo 9, 1-7)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. Os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quem pecou para que nascesse cego: ele ou os seus pais?” Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que as obras de Deus se manifestem nele. É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, em que ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo”.
Dito isto, Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
SETEMBRO
LEITURA (1Pd 2, 4-5.9-10)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro – Caríssimos: Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus.
Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Vós sois aqueles que “antes não eram povo, agora porém são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora porém alcançaram misericórdia”. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus
SALMO 62 (63)
A MINH’ALMA TEM SEDE DE VÓS!
1- SOIS VÓS, Ó SENHOR, O MEU DEUS
DESDE A AURORA ANSIOSO VOS BUSCO
A MINH’ALMA TEM SEDE DE VÓS MINHA CARNE TAMBÉM VOS DESEJA
COMO TERRA SEDENTA E SEM ÁGUA
2- Venho, assim, contemplar-vos no templo/ para ver vossa glória e poder
Vosso amor vale mais do que a vida/ e por isso meus lábios vos louvam
3- Quero, pois, vos louvar pela vida/ e elevar para vós minhas mãos
A minh’alma será saciada/ como em grande banquete de festa
Cantará a alegria em meus lábios/ ao cantar para vós meu louvor
4- Penso em vós no meu leito, de noite/ nas vigílias suspiro por vós
Para mim fostes sempre um socorro/ de vossas asas à sombra eu exulto
Minh’alma se agarra em vós/ com poder vossa mão me sustenta
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!
BOA NOVA DE DEUS PARA NÓS, A MENSAGEM QUE VAMOS OUVIR
É PALAVRA TRANSFORMADA EM LUZ, INDICANDO O CAMINHO A SEGUIR
EVANGELHO (Jo 19, 31-35)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz.
Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
OUTUBRO
LEITURA (Jr 31,31-34)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias – Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo.
Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: “Conhece o Senhor!”; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade e não mais lembrarei o seu pecado. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 26 (27)
O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO!
1- O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO/ DE QUEM EU TEREI MEDO?
O SENHOR É A PROTEÇÃO DA MINHA VIDA/ PERANTE QUEM EU TREMEREI?
2- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa/ e é só isto que eu desejo
Habitar no santuário do Senhor/ por toda a minha vida
Saborear a suavidade do Senhor/ e contemplá-lo no seu templo
3- Senhor, é vossa face que eu procuro/ não me escondais a vossa face
Não afasteis em vossa ira o vosso servo/ sois vós o meu auxílio
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado/ meu Deus e Salvador
4- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver/ na terra dos viventes
Espera no Senhor e tem coragem/ espera no Senhor
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA,A LELUIA!
PONHO-ME A OUVIR O QUE O SENHOR DIRÁ
ELE VAI FALAR, VAI FALAR DE PAZ
PELA MINHA VOZ E PELAS MINHAS MÃOS
JESUS CRISTO VAI, VAI FALAR DE PAZ
EVANGELHO (Mc 1, 9-11)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão.
E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
NOVEMBRO
LEITURA (Ef 4, 1-6)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos: Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros, com paciência, no amor.
Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados.
Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 22 (23)
O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
1- O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
PELOS PRADOS E CAMPINAS VERDEJANTES
ELE ME LEVA A DESCANSAR
PARA AS ÁGUAS REPOUSANTES ME ENCAMINHA
E RESTAURA MINHAS FORÇAS
2- Ele me guia no caminho mais seguro/ pela honra do seu nome
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso/ nenhum mal eu temerei
Estais comigo com bastão e com cajado/ eles me dão a segurança
3- Preparais à minha frente uma mesa/ bem à vista do inimigo
E com óleo vós ungis minha cabeça/ o meu cálice transborda
Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida
E, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
Ó SENHOR, TUAS PALAVRAS SÃO ESPÍRITO E VIDA
AS PALAVRAS QUE TU DIZES BEM QUE SÃO DE ETERNA VIDA
EVANGELHO (Mc 16, 15-16.19-20)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, aparecendo Jesus aos onze, disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte.
O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
DEZEMBRO
LEITURA (Ex 17, 3-7)
Leitura do Livro do Êxodo – Naqueles dias, o povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: “Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede, a nós, nossos filhos e nosso gado?” Moisés clamou ao Senhor, dizendo: “Que farei por este povo? Por pouco não me apedrejam!”
O Senhor disse a Moisés: “Passa adiante do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma a tua vara com que feriste o rio Nilo e vai. Eu estarei lá diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Ferirás a pedra e dela sairá água para o povo beber”. Moisés assim fez na presença dos anciãos de Israel.
E deu àquele lugar o nome de Massa e Meriba, por causa da disputa dos filhos de Israel e porque tentaram o Senhor, dizendo “O Senhor está no meio de nós, ou não?”. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 32 (33)
FELIZ O POVO CUJO DEUS É O SENHOR,
E A NAÇÃO QUE ESCOLHEU POR SUA HERANÇA!
1- POIS RETA É A PALAVRA DO SENHOR/ E TUDO O QUE ELE FAZ MERECE FÉ
DEUS AMA O DIREITO E A JUSTIÇA/ TRANSBORDA EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA.
2- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor/ E a nação que escolheu por sua herança
Dos altos céus o Senhor olha e observa/ Ele se inclina para olhar todos os homens
3- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem/ E que confiam esperando em seu amor/ Para da morte libertar as suas vidas/ E alimentá-los quando é tempo de penúria
4- No Senhor nós esperamos confiantes/ Porque ele é nosso auxílio e proteção
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça/ Da mesma forma que em vós nós esperamos!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA
E TUDO MAIS VOS SERÁ ACRESCENTADO, ALELUIA! ALELUIA!
NÃO SÓ DE PÃO O HOMEM VIVERÁ, MAS DE TODA PALAVRA
QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS, ALELUIA, ALELUIA!
EVANGELHO (Jo 3, 1-6)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nasce do alto, não pode ver o reino de Deus”. Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Pode entrar outra vez no ventre de sua mãe?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Palavra da Salvação. AS.: Glória a vós, Senhor!
ORAÇÃO DOS FIÉIS
PR.: Irmãos e irmãs, supliquemos a misericórdia de Deus por estas crianças, por suas famílias, padrinhos e madrinhas e por todo o povo de Deus, dizendo: “Lembrai-vos, Senhor!”
1- Das crianças que hoje renascem da água e do Espírito.
AS.: Lembrai-vos, Senhor!
2- Das famílias que apresentam seus filhos(as) para receber a vida nova do batismo.
3- Dos padrinhos e madrinhas que assumem o compromisso de ajudar seus afilhados a crescerem na fé.
4- Desta comunidade que acolhe estas crianças como pedras vivas e escolhidas de vossa Igreja.
5- Dos pastores e ministros, servidores da graça e do amor de Deus,
6- De todo o povo batizado, testemunha do evangelho
7- De todas as pessoas que na comunidade se dedicam à missão evangelizadora
8- De todas as pessoas que promovem a justiça e a paz no mundo.
INVOCAÇÃO DOS SANTOS
Santa Maria, Mãe de Deus AS.: Rogai por nós!
São João Batista AS.: Rogai por nós!
São José AS.: Rogai por nós!
São Pedro e São Paulo AS.: Rogai por nós!
Santa Maria Madalena AS.: Rogai por nós!
Todos os santos e santas de Deus AS.: Rogai por nós!
III. ORAÇÃO
PR.: Ó Pai, Senhor da vida, enviastes vosso Filho ao mundo para nos libertar da escravidão do
pecado e da morte. Lembrai-vos destas crianças que deverão enfrentar muitas vezes as tentações do mal. Libertai-as do poder das trevas. Dai-lhes a força de Cristo e a luz do vosso Espírito, para que, livres do pecado original, vivam sempre como vossos filhos e filhas no seguimento de Jesus. Que vive e reina para sempre.
AS.: Amém!
UNÇÃO PRÉ-BATISMAL
PR.: Bendito sejais vós, Senhor Deus, porque, no vosso imenso amor, criastes o mundo para nossa habitação.
AS. (cantado): Bendito seja Deus para sempre!
PR.: Bendito sejais vós, Senhor Deus, porque criastes a oliveira, cujos ramos anunciaram o final do dilúvio e o surgimento de uma nova humanidade.
AS. (cantado): Bendito seja Deus para sempre!
PR.: Bendito sejais vós, Senhor Deus, porque, através do óleo, fruto da oliveira, fortaleceis vosso povo para o combate da fé.
AS. (cantado): Bendito seja Deus para sempre!
PR.: Ó Deus, proteção de vosso povo, que fizestes do óleo, vossa criatura, um sinal de fortaleza: Concedei a esta criança a força, a sabedoria e as virtudes divinas, para que sigam o caminho do evangelho de Jesus, tornem-se generosas no serviço do Reino; e, dignas da adoção filial, alegrem-se por terem renascido no batismo e pertencerem à vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.
AS.: Amém.
PR.: O Cristo Salvador lhe dê sua força. Que ela penetre em sua vida como este óleo em seu peito.
III. LITURGIA SACRAMENTAL
PR.: Irmãos e irmãs na fé em Cristo: O batismo nos introduz na comunhão dos santos. Pela intercessão dos que nos procederam na fé, confiemos estas crianças, seus pais, padrinhos e todos nós à bondade de Deus, nosso pai, cantando.
LADAINHA DE TODOS OS SANTOS
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS! SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!
CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS! CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS!
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS! SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!
- MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS!/ Ó VIRGEM IMACULADA, ROGAI POR NÓS!/ SENHORA APARECIDA, ROGAI POR NÓS!/ DAS DORES, MÃE AMADA, INTERCEDEI POR NÓS!
- Ó ANJOS DO SENHOR, ROGAI POR NÓS!/ MIGUEL E RAFAEL, ROGAI POR NÓS!/
DE DEUS OS MENSAGEIROS, ROGAI POR NÓS!/ ARCANJO GABRIEL, INTERCEDEI POR NÓS!
- SANT’ANA E SÃO JOAQUIM, ROGAI POR NÓS!/ ISABEL E ZACARIAS, ROGAI POR NÓS!/ JOÃO, O PRECURSOR, ROGAI POR NÓS!/ ESPOSO DE MARIA, INTERCEDEI POR NÓS!
- SÃO PEDRO E SÃO PAULO, ROGAI POR NÓS!/ SÃO JUDAS E SÃO MATEUS, ROGAI POR NÓS!/ SÃO MARCOS E SÃO LUCAS, ROGAI POR NÓS!/ SÃO JUDAS TADEU, INTERCEDEI POR NÓS!
- ESTEVÃO E LOURENÇO, ROGAI POR NÓS!/ SÃO COSME E DAMIÃO, ROGAI POR NÓS!/ INÁCIO DE ANTIOQUIA, ROGAI POR NÓS!/ MÁRTIR SEBASTIÃO, INTERCEDEI POR NÓS!
- MARIA MADALENA, ROGAI POR NÓS!/ INÊS E LUZIA, ROGAI POR NÓS!/ SANTA FELICIDADE, ROGAI POR NÓS!/ PERPÉTUA E CECÍLIA, INTERCEDEI POR NÓS!
- GREGÓRIO E ATANÁSIO, ROGAI POR NÓS!/ BASÍLIO E AGOSTINHO, ROGAI POR NÓS!/ SÃO BENTO E SANTO AMARO, ROGAI POR NÓS!/ AMBRÓSIO E SÃO MARTINHO, INTERCEDEI POR NÓS!
- FRANCISCO E DOMINGOS, ROGAI POR NÓS!/ ANTÔNIO E GONÇALO, ROGAI POR NÓS!/ VIANNEY E BENEDITO, ROGAI POR NÓS!/ SÃO VICENTE DE PAULO, INTERCEDEI POR NÓS!
- TEREZA E TEREZINHA, ROGAI POR NÓS!/ SANTA ROSA DE LIMA, ROGAI POR NÓS!/ MARGARIDA MARIA, ROGAI POR NÓS!/ DE SENA CATARINA, INTERCEDEI POR NÓS!
Ó SENHOR, SEDE A NOSSA PROTEÇÃO, OUVI-NOS, SENHOR!
PARA QUE NOS LIVREI DE TODO MAL, OUVI-NOS, SENHOR!
PARA QUE NOS LIVREIS DA MORTE ETERNA, OUVI-NOS, SENHOR!
VOS PEDIMOS, POR VOSSA ENCARNAÇÃO, OUVI-NOS, SENHOR!
PELA VOSSA PAIXÃO E ASCENSÃO, OUVI-NOS, SENHOR!
PELO ENVIO DO ESPÍRITO DE AMOR, OUVI-NOS, SENHOR!
APESAR DE NÓS SERMOS PECADORES, OUVI-NOS, SENHOR!
TORNAI SANTA ESTA ÁGUA BATISMAL, OUVI-NOS, SENHOR!
JESUS CRISTO, OUVI-NOS! JESUS CRISTO, OUVI-NOS!
JESUS CRISTO, ATENDEI-NOS! JESUS CRISTO, ATENDEI-NOS!
ORAÇÃO SOBRE A ÁGUA
PR.: Meus irmãos e minhas irmãs, sabemos que Deus quis servir-se da água para dar sua vida aos que crêem. Unamos nossos corações, suplicando ao Senhor que derrame sua graça sobre os seus escolhidos.
PR.: Ó Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos realizais maravilhas invisíveis. Ao longo da História da Salvação vós vos servistes da água para fazer-nos conhecer a graça do batismo. Já na origem do mundo vosso Espírito pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar.
AS. (cantado): Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!
PR.: Nas águas do dilúvio, prefigurastes o nascimento da nova humanidade, de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizesse nascer a santidade. Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o mar Vermelho a pé enxuto para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do batismo.
AS. (cantado): Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!
PR.: Vosso Filho, ao ser batizado nas águas do Jordão, foi ungido pelo Espírito Santo. Pendente da cruz, do seu coração aberto pela lança, fez correr sangue e água. Após sua ressurreição, ordenou aos Apóstolos: “Ide, fazei todos os povos meus discípulos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
AS. (cantado): Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!
PR.: Olhai agora, ó Pai, a vossa Igreja e fazei brotar para ela a água do batismo. Que o Espírito Santo dê por esta água a graça de Cristo, a fim de que homem e mulher, criados à vossa imagem, seja lavados da antiga culpa pelo batismo e renasçam pela água e pelo Espírito Santo para uma vida nova.
(mergulha o Círio Pascal na água batismal, dizendo)
Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo batismo, forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com Ela para a vida. Por Cristo, nosso Senhor.
AS.: Amém!
IV. PROMESSAS DO BATISMO
PR.: Queridos pais e padrinhos, o amor de Deus vai infundir nestas crianças uma vida nova, nascida da água pelo poder do Espírito Santo. Se vocês estão dispostos a educá-las na fé, renovem agora suas promessas batismais:
PR.: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, vocês renunciam ao pecado?
Pais e padrinhos: Renuncio.
PR.: Para viver como irmãos, vocês renunciam a tudo o que causa desunião?
Pais e padrinhos: Renuncio.
PR.: Para seguir Jesus Cristo, vocês renunciam ao demônio, autor e principio do pecado?
Pais e padrinhos: Renuncio.
PR.: Vocês crêem em Deus pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
Pais e padrinhos: Creio.
PR.: Vocês crêem em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
Pais e padrinhos: Creio
PR.: Vocês crêem no Espírito Santo, na Santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Pais e padrinhos: Creio
PR.: Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria em Cristo, nosso Senhor.
AS.: Demos graças a Deus!
BATISMO
PR.: Vocês querem que (nome da criança) seja batizado(a) na fé da Igreja que acabamos de professar?
Pais e padrinhos: Queremos
(cada família se aproxima da pia batismal)
PR.: EU TE BATIZO EM NOME DO PAI (derrama a água pela primeira vez) DO FILHO (derrama a água pela segunda vez) E DO ESPÍRITO SANTO (derrama a água pela terceira vez).
V. RITOS COMPLEMENTARES
UNÇÃO PÓS-BATISMAL
PR.: Queridas crianças, pelo batismo, Deus Pai as libertou do pecado e vocês renasceram pela água e pelo Espírito Santo. Agora fazem parte do povo de Deus. Que ele as consagre com o óleo santo para que , inseridas em Cristo, sacerdote, profeta e rei, continuem no seu povo até a vida eterna.
AS.: Amém!
(O celebrante unge, em silêncio, a cabeça de cada criança)
VESTE BATISMAL
PR.: (Nome da Criança) você nasceu de novo e se revestiu do Cristo, por isso traz a veste batismal. Que seus pais e padrinhos o ajudem por sua palavra e exemplo a conservar a dignidade de filhos e filhas de Deus até a vida eterna.
AS.: Amém!
(Enquanto as crianças são revestidas com a roupa branca, pode-se cantar:)
1- REVESTE-ME, SENHOR, COM TUA GRAÇA,
EU QUERO MEU IRMÃO SERVIR MELHOR!
QUE TEU ESPÍRITO EM MIM SE FAÇA,
QUE EU POSSA CAMINHAR NO TEU AMOR!
REVESTE-ME, SENHOR, REVESTE-ME, SENHOR,
REVESTE-ME, SENHOR, COM TEU AMOR!
RITO DA LUZ
PR.: Recebam a luz de Cristo.
AS.: Demos graças a Deus!
(O pai acende no círio a vela, enquanto pode-se cantar:)
1. DENTRO DE MIM EXISTE UMA LUZ
QUE ME MOSTRA POR ONDE DEVEREI ANDAR
DENTRO DE MIM TAMBÉM MORA JESUS
QUE ME ENSINA A BUSCAR O SEU JEITO DE AMAR.
MINHA LUZ É JESUS.
E JESUS ME CONDUZ PELOS CAMINHOS DA PAZ. (BIS)
PR.: Queridas crianças, vocês foram iluminadas por Cristo para se
tornarem luz do mundo. Com a ajuda de seus pais e padrinhos caminhem como filhos e filhas da luz.
AS.: Amém!
ENTREGA DO SAL
PR.: Vocês são o sal da terra, disse Jesus.
(a mãe põe um pouco de sal na boca da criança)
PR.: O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvir e os mudos falar, lhe conceda que possa logo ouvir sua Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai.
AS.: Amém!
(Entrega do pingente de SVP)
VI. CONCLUSÃO DO RITO
(À volta do altar, o Celebrante dirige-se à assembléia)
PR.: Estas crianças que foram batizadas são chamadas, em Cristo, a viver plenamente como filhos e filhas de Deus Pai. Para isso, elas precisam também ser fortalecidas pelo Espírito Santo no sacramento da Confirmação e alimentadas na Ceia do Senhor. Agora, ao redor desta Mesa, unidos no Espírito, rezemos:
PAI-NOSSO...
PR.: Pois vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
VII. BÊNÇÃO
PR.: Ó Deus de bondade, abençoai as mães destas crianças, para que sejam felizes vendo seus filhos crescer em idade, sabedoria e graça em Cristo Jesus, nosso Senhor.
AS.: Amém!
PR.: Celebrante: Deus Ó Deus de amor, abençoai os pais destas crianças, a fim de que, unidos às suas esposas, tenham a alegria de oferecer condições de vida digna para seus filhos e o incentivo da fé, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
AS.: Amém!
PR.: Ó Deus da vida, abençoe os padrinhos e as madrinhas destas crianças, para que sejam membros vivos do vosso povo e concedei-lhes sempre a vossa paz, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
AS.: Amém!
PR.: Desça sobre todos aqui reunidos a bênção do Deus rico em misericórdia: Pai e Filho e Espírito Santo.
AS.: Amém.
(o celebrante dirige-se aos pais e padrinhos:)
PR.: Com a bênção que de Deus receberam, abençoem agora os seus filhos e afilhados.
PR.: Neste dia, em que estas crianças entram na Igreja pelo santo batismo, vamos confiá-las à especial proteção de Maria, Mãe de Deus e dos discípulos de Jesus.
(Todos rezam em silêncio)
PR.: Maria, Mãe de Jesus, companheira de nossa caminhada, sempre fiel ao projeto do Pai, a vós confiamos estas crianças. Conduzidas pelo Espírito, sejam fiéis ao Evangelho, cresçam em sabedoria, idade e graça na Igreja e diante de Deus.
AS.: Amém!
PR.: Ide em Paz e o Senhor vos acompanhe.
AS.: Graças a Deus!
(A reunião começa à porta da Igreja)
COM.: Comentário Inicial
Canto de acolhida: DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR
(pode-se optar por cantar apenas o refrão)
TU ANSEIAS, EU BEM SEI, POR SALVAÇÃO
TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO
ABRE, POIS, DE PAR EM PAR, TEU CORAÇÃO
E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR
DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR!
DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR!
ABRE BEM AS PORTAS DO TEU CORAÇÃO
E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR...
I. ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS
PR.: Queridos pais, vocês transmitiram a vida a estas crianças e as receberam como um dom de Deus, um verdadeiro presente. Que nome vocês escolheram para elas?
Pais: Nome
PR.: Assim como Jesus acolhia as crianças,também quero em nome da comunidade receber os filhos e filhas de vocês. Cada uma dessas crianças é uma benção de Deus para a humanidade.
Todos: Bendito seja Deus para sempre
PR.: Queridos pais e mães, que pedem a Igreja de Deus para seus filhos e filhos?
Pais: O Batismo
PR.: Pelo batismo estas crianças vão fazer parte da Igreja. Vocês querem ajudá-las a crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidos de Jesus?
Pais: Sim, queremos
PR.: Padrinhos e madrinhas, vocês estão dispostos a colaborar com os pais em sua missão?
Padrinhos: Sim, estamos
PR.: E todos vocês, queridos irmãos e irmãs aqui reunidos, querem ser uma comunidade de fé e de amor para estas crianças?
AS.: Sim, queremos.
SINAL DA CRUZ
PR.: Nosso sinal é a cruz de Cristo. Por isso vamos marcar estas crianças com o sinal do Cristo Salvador. Assim, (nome da criança) nós a acolhemos na comunidade cristã.
(O presidente da celebração faz o sinal da cruz na fronte da criança e, em seguida, o pai, a mãe, o padrinho e a madrinha.)
PR.: Ó Deus, por vosso amor, participamos do mistério da paixão e ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo. Fortalecei-nos no Espírito Santo, para que caminhemos na vida nova. Por Cristo, nosso Senhor. AS.: Amém!
CANTO DE PROCISSÃO DE ENTRADA - EIS-ME AQUI
EIS-ME AQUI, SENHOR! EIS-ME AQUI, SENHOR!
PRA FAZER TUA VONTADE, PRA VIVER NO TEU AMOR
PRA FAZER TUA VONTADE, PRA VIVER NO TEU AMOR
EIS-ME AQUI, SENHOR!
O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
POR CAMINHOS NUNCA VISTOS ME ENVIOU
SOU CHAMADO A SER FERMENTO, SAL E LUZ
E POR ISSO RESPONDI: AQUI ESTOU!
II. LITURGIA DA PALAVRA
COM.: A Liturgia da Palavra ilumina o sentido do acontecimento que estamos a celebrar. Neste momento, escutemos atentamente a(s) leitura(s) e a Homilia.
JANEIRO
LEITURA (Dt 6,1-7)
Leitura do Livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo, dizendo: “Estes são os mandamentos, as leis e decretos que o Senhor nosso Deus mandou que eu vos ensinasse, para que os observeis na terra onde ides entrar para tomar posse dela. Assim, temerás o Senhor teu Deus, observando durante toda a vida todas as suas leis e os seus mandamentos que te prescrevo, a ti, a teus filhos e netos, a fim de que se prolonguem os teus dias.
Ouve, Israel, e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais.
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares”. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 32 (33)
FELIZ O POVO CUJO DEUS É O SENHOR,
E A NAÇÃO QUE ESCOLHEU POR SUA HERANÇA!
1- POIS RETA É A PALAVRA DO SENHOR/ E TUDO O QUE ELE FAZ MERECE FÉ
DEUS AMA O DIREITO E A JUSTIÇA/ TRANSBORDA EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA.
2- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor/ E a nação que escolheu por sua herança
Dos altos céus o Senhor olha e observa/ Ele se inclina para olhar todos os homens
3- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem/ E que confiam esperando em seu amor/ Para da morte libertar as suas vidas/ E alimentá-los quando é tempo de penúria
4- No Senhor nós esperamos confiantes/ Porque ele é nosso auxílio e proteção
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça/ Da mesma forma que em vós nós esperamos!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
Ó SENHOR, TUAS PALAVRAS SÃO ESPÍRITO E VIDA
AS PALAVRAS QUE TU DIZES BEM QUE SÃO DE ETERNA VIDA
EVANGELHO (Jo 1, 35-42)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, João estava aí de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!”. Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus.
Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer Cristo)”. Então André conduziu Simão a Jesus.
Jesus olhou bem para ele e disse: Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedra)”. Palavra da Salvação. AS.: Glória a vós, Senhor!
FEVEREIRO
LEITURA (Os 11, 1b.3-4.8c-9)
Leitura da Profecia de Oséias – Assim fala o Senhor: Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles.
Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer.
Meu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 41 (42)
MINH’ALMA TEM SEDE DE DEUS
1- ASSIM COMO A CORSA SUSPIRA PELAS ÁGUAS CORRENTES
SUSPIRA IGUALMENTE MINH’ALMA POR VÓS, Ó MEU DEUS!
2- ENVIAI VOSSA LUZ, VOSSA VERDADE/ ELAS SERÃO O MEU GUIA
QUE ME LEVEM AO VOSSO MONTE SANTO/ ATÉ A VOSSA MORADA
3- ENTÃO IREI AOS ALTARES DO SENHOR, DEUS DA MINHA ALEGRIA
VOSSO LOUVOR CANTAREI AO SOM DA HARPA, MEU SENHOR E MEU DEUS!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA, AH, AH, ALELUIA, AH, AH, ALELUIA... (BIS)
QUANDO ESTAMOS UNIDOS ESTÁS ENTRE NÓS
E NOS FALARÁS DA TUA VIDA...
EVANGELHO (Mc 10, 13-16)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam.
Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o reino de Deus como uma criança não entrará nele”. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor.
MARÇO
LEITURA (Ez 36, 24-28)
Leitura da Profecia de Ezequiel – Assim fala o Senhor: Eu vos tirarei do meio das nações, vos reunirei de todos os países, e vos conduzirei para a vossa terra.
Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados.
Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos, Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos.
Habitareis no país que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 22 (23)
O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
1- O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
PELOS PRADOS E CAMPINAS VERDEJANTES
ELE ME LEVA A DESCANSAR
PARA AS ÁGUAS REPOUSANTES ME ENCAMINHA
E RESTAURA MINHAS FORÇAS
2- Ele me guia no caminho mais seguro/ pela honra do seu nome
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso/ nenhum mal eu temerei
Estais comigo com bastão e com cajado/ eles me dão a segurança
3- Preparais à minha frente uma mesa/ bem à vista do inimigo
E com óleo vós ungis minha cabeça/ o meu cálice transborda
Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida
E, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
LOUVOR E GLÓRIA A TI, SENHOR!
CRISTO, PALAVRA, PALAVRA DE DEUS!
O HOMEM NÃO VIVE SOMENTE DE PÃO
MAS DE TODA PALAVRA DA BOCA DE DEUS...
EVANGELHO (Mc 16, 15-16.19-20)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, aparecendo Jesus aos onze, disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte.
O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. Palavra da Salvação. AS.: Glória a vós, Senhor!
ABRIL
LEITURA (Ef 5, 8-14)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos: Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade.
Discerni o que agrada ao Senhor. Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as.
O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo.
Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz.
É por isso que se diz: “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá”. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 62 (63)
A MINH’ALMA TEM SEDE DE VÓS!
1- SOIS VÓS, Ó SENHOR, O MEU DEUS/ DESDE A AURORA ANSIOSO VOS BUSCO
A MINH’ALMA TEM SEDE DE VÓS MINHA CARNE TAMBÉM VOS DESEJA
COMO TERRA SEDENTA E SEM ÁGUA
2- Venho, assim, contemplar-vos no templo/ para ver vossa glória e poder/ Vosso amor vale mais do que a vida/ e por isso meus lábios vos louvam
3- Quero, pois, vos louvar pela vida/ e elevar para vós minhas mãos/ A minh’alma será saciada/ como em grande banquete de festa/ Cantará a alegria em meus lábios/ ao cantar para vós meu louvor
4- Penso em vós no meu leito, de noite/ nas vigílias suspiro por vós/ Para mim fostes sempre um socorro/ de vossas asas à sombra eu exulto/ Minh’alma se agarra em vós/ com poder vossa mão me sustenta
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!
BOA NOVA DE DEUS PARA NÓS, A MENSAGEM QUE VAMOS OUVIR
É PALAVRA TRANSFORMADA EM LUZ, INDICANDO O CAMINHO A SEGUIR
EVANGELHO (Lc 10,17-24)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, ó Pai, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”. Palavra da Salvação. AS.: Glória a vós, Senhor!
MAIO
LEITURA (Rm 8, 28-32)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos.
E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
Depois disto, que nos reta dizer? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Deus que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele? Palavra do Senhor. AS.: Graças a Deus.
SALMO 22 (23)
O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
1- O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ/ NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
PELOS PRADOS E CAMPINAS VERDEJANTES/ ELE ME LEVA A DESCANSAR
PARA AS ÁGUAS REPOUSANTES ME ENCAMINHA/ E RESTAURA MINHAS FORÇAS
2- Ele me guia no caminho mais seguro/ pela honra do seu nome
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso/ nenhum mal eu temerei
Estais comigo com bastão e com cajado/ eles me dão a segurança
3- Preparais à minha frente uma mesa/ bem à vista do inimigo
E com óleo vós ungis minha cabeça/ o meu cálice transborda
Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida
E, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA, AH, AH, ALELUIA, AH, AH, ALELUIA...
E ESTE NOSSO MUNDO SENTIDO TERÁ
SE TUA PALAVRA RENOVAR...
EVANGELHO (Jo 4, 5-14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. Era aí que ficava o poço de Jacó.
Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”. Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos. Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede ‘dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Por acaso és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e os animais?” Respondeu Jesus: “todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
JUNHO
LEITURA (Rm 6,3-5)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados?
Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova.
Pois, se formos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 26 (27)
O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO!
1- O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO/ DE QUEM EU TEREI MEDO?
O SENHOR É A PROTEÇÃO DA MINHA VIDA/ PERANTE QUEM EU TREMEREI?
2- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa/ e é só isto que eu desejo
Habitar no santuário do Senhor/ por toda a minha vida
Saborear a suavidade do Senhor/ e contemplá-lo no seu templo
3- Senhor, é vossa face que eu procuro/ não me escondais a vossa face
Não afasteis em vossa ira o vosso servo/ sois vós o meu auxílio
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado/ meu Deus e Salvador
4- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver/ na terra dos viventes
Espera no Senhor e tem coragem/ espera no Senhor
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALE, ALE, ALELUIA! ALE, ALE, ALELUIA!
ALE, ALE, ALELUIA, ALE, ALELUIA!
ALE, ALE, ALELUIA, ALE, ALELUIA!
VAMOS OUVIR, ALELUIA! JESUS FALAR, ALELUIA!
O EVANGELHO, ALELUIA, ALE, VAI NOS LIBERTAR!
O EVANGELHO, ALELUIA, ALE, VAI NOS LIBERTAR!
EVANGELHO (Jo 3, 16-21)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.
De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
JULHO
LEITURA (Gl 3,26-28)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos: Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.
Vós todos que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo.
O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 88 (89)
Ó SENHOR, EU CANTAREI ETERNAMENTE O VOSSO AMOR!
1- PORQUE DISSESTES: “O AMOR É GARANTIDO PARA SEMPRE”
E A VOSSA LEALDADE É TÃO FIRME COMO OS CÉUS
“EU FIRMEI UMA ALIANÇA COM MEU SERVO, MEU ELEITO
E EU FIZ UM JURAMENTO A DAVI, MEU SERVIDOR”
2- Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria/ seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face
Exultará de alegria em vosso nome dia a dia/ e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça
3- Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor/ e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado
Estará sempre com ele minha mão onipotente/ e meu braço poderoso há de ser a sua força
4- Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele/ sua força e seu poder por meu nome crescerão
Ele, então, me invocara: “Ó Senhor, vós sois meu Pai,/ sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!”
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA,A LELUIA!
PONHO-ME A OUVIR O QUE O SENHOR DIRÁ
ELE VAI FALAR, VAI FALAR DE PAZ
PELA MINHA VOZ E PELAS MINHAS MÃOS
JESUS CRISTO VAI, VAI FALAR DE PAZ
EVANGELHO (Jo 7, 37b-39a)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – No último dia da festa, o mais solene, Jesus, de pé, proclamou em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior”.
Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
AGOSTO
LEITURA (Tt 3, 4-7)
Leitura da Carta de São Paulo a Tito – Caríssimos: Manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo.
Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus!
SALMO 32 (33)
FELIZ O POVO CUJO DEUS É O SENHOR,
E A NAÇÃO QUE ESCOLHEU POR SUA HERANÇA!
1- POIS RETA É A PALAVRA DO SENHOR
E TUDO O QUE ELE FAZ MERECE FÉ
DEUS AMA O DIREITO E A JUSTIÇA
TRANSBORDA EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA.
2- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor/ E a nação que escolheu por sua herança
Dos altos céus o Senhor olha e observa/ Ele se inclina para olhar todos os homens
3- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem/ E que confiam esperando em seu amor
Para da morte libertar as suas vidas/ E alimentá-los quando é tempo de penúria
4- No Senhor nós esperamos confiantes/ Porque ele é nosso auxílio e proteção
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça/ Da mesma forma que em vós nós esperamos!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
EVANGELHO (Jo 9, 1-7)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. Os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quem pecou para que nascesse cego: ele ou os seus pais?” Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que as obras de Deus se manifestem nele. É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, em que ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo”.
Dito isto, Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
SETEMBRO
LEITURA (1Pd 2, 4-5.9-10)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro – Caríssimos: Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus.
Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Vós sois aqueles que “antes não eram povo, agora porém são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora porém alcançaram misericórdia”. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus
SALMO 62 (63)
A MINH’ALMA TEM SEDE DE VÓS!
1- SOIS VÓS, Ó SENHOR, O MEU DEUS
DESDE A AURORA ANSIOSO VOS BUSCO
A MINH’ALMA TEM SEDE DE VÓS MINHA CARNE TAMBÉM VOS DESEJA
COMO TERRA SEDENTA E SEM ÁGUA
2- Venho, assim, contemplar-vos no templo/ para ver vossa glória e poder
Vosso amor vale mais do que a vida/ e por isso meus lábios vos louvam
3- Quero, pois, vos louvar pela vida/ e elevar para vós minhas mãos
A minh’alma será saciada/ como em grande banquete de festa
Cantará a alegria em meus lábios/ ao cantar para vós meu louvor
4- Penso em vós no meu leito, de noite/ nas vigílias suspiro por vós
Para mim fostes sempre um socorro/ de vossas asas à sombra eu exulto
Minh’alma se agarra em vós/ com poder vossa mão me sustenta
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!
BOA NOVA DE DEUS PARA NÓS, A MENSAGEM QUE VAMOS OUVIR
É PALAVRA TRANSFORMADA EM LUZ, INDICANDO O CAMINHO A SEGUIR
EVANGELHO (Jo 19, 31-35)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz.
Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
OUTUBRO
LEITURA (Jr 31,31-34)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias – Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo.
Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: “Conhece o Senhor!”; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade e não mais lembrarei o seu pecado. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 26 (27)
O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO!
1- O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO/ DE QUEM EU TEREI MEDO?
O SENHOR É A PROTEÇÃO DA MINHA VIDA/ PERANTE QUEM EU TREMEREI?
2- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa/ e é só isto que eu desejo
Habitar no santuário do Senhor/ por toda a minha vida
Saborear a suavidade do Senhor/ e contemplá-lo no seu templo
3- Senhor, é vossa face que eu procuro/ não me escondais a vossa face
Não afasteis em vossa ira o vosso servo/ sois vós o meu auxílio
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado/ meu Deus e Salvador
4- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver/ na terra dos viventes
Espera no Senhor e tem coragem/ espera no Senhor
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA,A LELUIA!
PONHO-ME A OUVIR O QUE O SENHOR DIRÁ
ELE VAI FALAR, VAI FALAR DE PAZ
PELA MINHA VOZ E PELAS MINHAS MÃOS
JESUS CRISTO VAI, VAI FALAR DE PAZ
EVANGELHO (Mc 1, 9-11)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão.
E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
NOVEMBRO
LEITURA (Ef 4, 1-6)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos: Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros, com paciência, no amor.
Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados.
Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 22 (23)
O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
1- O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ
NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
PELOS PRADOS E CAMPINAS VERDEJANTES
ELE ME LEVA A DESCANSAR
PARA AS ÁGUAS REPOUSANTES ME ENCAMINHA
E RESTAURA MINHAS FORÇAS
2- Ele me guia no caminho mais seguro/ pela honra do seu nome
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso/ nenhum mal eu temerei
Estais comigo com bastão e com cajado/ eles me dão a segurança
3- Preparais à minha frente uma mesa/ bem à vista do inimigo
E com óleo vós ungis minha cabeça/ o meu cálice transborda
Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida
E, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA, ALELUIA! ALELUIA, ALELUIA!
Ó SENHOR, TUAS PALAVRAS SÃO ESPÍRITO E VIDA
AS PALAVRAS QUE TU DIZES BEM QUE SÃO DE ETERNA VIDA
EVANGELHO (Mc 16, 15-16.19-20)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, aparecendo Jesus aos onze, disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte.
O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. Palavra da Salvação.
AS.: Glória a vós, Senhor!
DEZEMBRO
LEITURA (Ex 17, 3-7)
Leitura do Livro do Êxodo – Naqueles dias, o povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: “Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede, a nós, nossos filhos e nosso gado?” Moisés clamou ao Senhor, dizendo: “Que farei por este povo? Por pouco não me apedrejam!”
O Senhor disse a Moisés: “Passa adiante do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma a tua vara com que feriste o rio Nilo e vai. Eu estarei lá diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Ferirás a pedra e dela sairá água para o povo beber”. Moisés assim fez na presença dos anciãos de Israel.
E deu àquele lugar o nome de Massa e Meriba, por causa da disputa dos filhos de Israel e porque tentaram o Senhor, dizendo “O Senhor está no meio de nós, ou não?”. Palavra do Senhor.
AS.: Graças a Deus.
SALMO 32 (33)
FELIZ O POVO CUJO DEUS É O SENHOR,
E A NAÇÃO QUE ESCOLHEU POR SUA HERANÇA!
1- POIS RETA É A PALAVRA DO SENHOR/ E TUDO O QUE ELE FAZ MERECE FÉ
DEUS AMA O DIREITO E A JUSTIÇA/ TRANSBORDA EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA.
2- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor/ E a nação que escolheu por sua herança
Dos altos céus o Senhor olha e observa/ Ele se inclina para olhar todos os homens
3- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem/ E que confiam esperando em seu amor/ Para da morte libertar as suas vidas/ E alimentá-los quando é tempo de penúria
4- No Senhor nós esperamos confiantes/ Porque ele é nosso auxílio e proteção
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça/ Da mesma forma que em vós nós esperamos!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA
E TUDO MAIS VOS SERÁ ACRESCENTADO, ALELUIA! ALELUIA!
NÃO SÓ DE PÃO O HOMEM VIVERÁ, MAS DE TODA PALAVRA
QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS, ALELUIA, ALELUIA!
EVANGELHO (Jo 3, 1-6)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nasce do alto, não pode ver o reino de Deus”. Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Pode entrar outra vez no ventre de sua mãe?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Palavra da Salvação. AS.: Glória a vós, Senhor!
ORAÇÃO DOS FIÉIS
PR.: Irmãos e irmãs, supliquemos a misericórdia de Deus por estas crianças, por suas famílias, padrinhos e madrinhas e por todo o povo de Deus, dizendo: “Lembrai-vos, Senhor!”
1- Das crianças que hoje renascem da água e do Espírito.
AS.: Lembrai-vos, Senhor!
2- Das famílias que apresentam seus filhos(as) para receber a vida nova do batismo.
3- Dos padrinhos e madrinhas que assumem o compromisso de ajudar seus afilhados a crescerem na fé.
4- Desta comunidade que acolhe estas crianças como pedras vivas e escolhidas de vossa Igreja.
5- Dos pastores e ministros, servidores da graça e do amor de Deus,
6- De todo o povo batizado, testemunha do evangelho
7- De todas as pessoas que na comunidade se dedicam à missão evangelizadora
8- De todas as pessoas que promovem a justiça e a paz no mundo.
INVOCAÇÃO DOS SANTOS
Santa Maria, Mãe de Deus AS.: Rogai por nós!
São João Batista AS.: Rogai por nós!
São José AS.: Rogai por nós!
São Pedro e São Paulo AS.: Rogai por nós!
Santa Maria Madalena AS.: Rogai por nós!
Todos os santos e santas de Deus AS.: Rogai por nós!
III. ORAÇÃO
PR.: Ó Pai, Senhor da vida, enviastes vosso Filho ao mundo para nos libertar da escravidão do
pecado e da morte. Lembrai-vos destas crianças que deverão enfrentar muitas vezes as tentações do mal. Libertai-as do poder das trevas. Dai-lhes a força de Cristo e a luz do vosso Espírito, para que, livres do pecado original, vivam sempre como vossos filhos e filhas no seguimento de Jesus. Que vive e reina para sempre.
AS.: Amém!
UNÇÃO PRÉ-BATISMAL
PR.: Bendito sejais vós, Senhor Deus, porque, no vosso imenso amor, criastes o mundo para nossa habitação.
AS. (cantado): Bendito seja Deus para sempre!
PR.: Bendito sejais vós, Senhor Deus, porque criastes a oliveira, cujos ramos anunciaram o final do dilúvio e o surgimento de uma nova humanidade.
AS. (cantado): Bendito seja Deus para sempre!
PR.: Bendito sejais vós, Senhor Deus, porque, através do óleo, fruto da oliveira, fortaleceis vosso povo para o combate da fé.
AS. (cantado): Bendito seja Deus para sempre!
PR.: Ó Deus, proteção de vosso povo, que fizestes do óleo, vossa criatura, um sinal de fortaleza: Concedei a esta criança a força, a sabedoria e as virtudes divinas, para que sigam o caminho do evangelho de Jesus, tornem-se generosas no serviço do Reino; e, dignas da adoção filial, alegrem-se por terem renascido no batismo e pertencerem à vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.
AS.: Amém.
PR.: O Cristo Salvador lhe dê sua força. Que ela penetre em sua vida como este óleo em seu peito.
III. LITURGIA SACRAMENTAL
PR.: Irmãos e irmãs na fé em Cristo: O batismo nos introduz na comunhão dos santos. Pela intercessão dos que nos procederam na fé, confiemos estas crianças, seus pais, padrinhos e todos nós à bondade de Deus, nosso pai, cantando.
LADAINHA DE TODOS OS SANTOS
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS! SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!
CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS! CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS!
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS! SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!
- MARIA, MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS!/ Ó VIRGEM IMACULADA, ROGAI POR NÓS!/ SENHORA APARECIDA, ROGAI POR NÓS!/ DAS DORES, MÃE AMADA, INTERCEDEI POR NÓS!
- Ó ANJOS DO SENHOR, ROGAI POR NÓS!/ MIGUEL E RAFAEL, ROGAI POR NÓS!/
DE DEUS OS MENSAGEIROS, ROGAI POR NÓS!/ ARCANJO GABRIEL, INTERCEDEI POR NÓS!
- SANT’ANA E SÃO JOAQUIM, ROGAI POR NÓS!/ ISABEL E ZACARIAS, ROGAI POR NÓS!/ JOÃO, O PRECURSOR, ROGAI POR NÓS!/ ESPOSO DE MARIA, INTERCEDEI POR NÓS!
- SÃO PEDRO E SÃO PAULO, ROGAI POR NÓS!/ SÃO JUDAS E SÃO MATEUS, ROGAI POR NÓS!/ SÃO MARCOS E SÃO LUCAS, ROGAI POR NÓS!/ SÃO JUDAS TADEU, INTERCEDEI POR NÓS!
- ESTEVÃO E LOURENÇO, ROGAI POR NÓS!/ SÃO COSME E DAMIÃO, ROGAI POR NÓS!/ INÁCIO DE ANTIOQUIA, ROGAI POR NÓS!/ MÁRTIR SEBASTIÃO, INTERCEDEI POR NÓS!
- MARIA MADALENA, ROGAI POR NÓS!/ INÊS E LUZIA, ROGAI POR NÓS!/ SANTA FELICIDADE, ROGAI POR NÓS!/ PERPÉTUA E CECÍLIA, INTERCEDEI POR NÓS!
- GREGÓRIO E ATANÁSIO, ROGAI POR NÓS!/ BASÍLIO E AGOSTINHO, ROGAI POR NÓS!/ SÃO BENTO E SANTO AMARO, ROGAI POR NÓS!/ AMBRÓSIO E SÃO MARTINHO, INTERCEDEI POR NÓS!
- FRANCISCO E DOMINGOS, ROGAI POR NÓS!/ ANTÔNIO E GONÇALO, ROGAI POR NÓS!/ VIANNEY E BENEDITO, ROGAI POR NÓS!/ SÃO VICENTE DE PAULO, INTERCEDEI POR NÓS!
- TEREZA E TEREZINHA, ROGAI POR NÓS!/ SANTA ROSA DE LIMA, ROGAI POR NÓS!/ MARGARIDA MARIA, ROGAI POR NÓS!/ DE SENA CATARINA, INTERCEDEI POR NÓS!
Ó SENHOR, SEDE A NOSSA PROTEÇÃO, OUVI-NOS, SENHOR!
PARA QUE NOS LIVREI DE TODO MAL, OUVI-NOS, SENHOR!
PARA QUE NOS LIVREIS DA MORTE ETERNA, OUVI-NOS, SENHOR!
VOS PEDIMOS, POR VOSSA ENCARNAÇÃO, OUVI-NOS, SENHOR!
PELA VOSSA PAIXÃO E ASCENSÃO, OUVI-NOS, SENHOR!
PELO ENVIO DO ESPÍRITO DE AMOR, OUVI-NOS, SENHOR!
APESAR DE NÓS SERMOS PECADORES, OUVI-NOS, SENHOR!
TORNAI SANTA ESTA ÁGUA BATISMAL, OUVI-NOS, SENHOR!
JESUS CRISTO, OUVI-NOS! JESUS CRISTO, OUVI-NOS!
JESUS CRISTO, ATENDEI-NOS! JESUS CRISTO, ATENDEI-NOS!
ORAÇÃO SOBRE A ÁGUA
PR.: Meus irmãos e minhas irmãs, sabemos que Deus quis servir-se da água para dar sua vida aos que crêem. Unamos nossos corações, suplicando ao Senhor que derrame sua graça sobre os seus escolhidos.
PR.: Ó Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos realizais maravilhas invisíveis. Ao longo da História da Salvação vós vos servistes da água para fazer-nos conhecer a graça do batismo. Já na origem do mundo vosso Espírito pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar.
AS. (cantado): Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!
PR.: Nas águas do dilúvio, prefigurastes o nascimento da nova humanidade, de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizesse nascer a santidade. Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o mar Vermelho a pé enxuto para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do batismo.
AS. (cantado): Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!
PR.: Vosso Filho, ao ser batizado nas águas do Jordão, foi ungido pelo Espírito Santo. Pendente da cruz, do seu coração aberto pela lança, fez correr sangue e água. Após sua ressurreição, ordenou aos Apóstolos: “Ide, fazei todos os povos meus discípulos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
AS. (cantado): Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!
PR.: Olhai agora, ó Pai, a vossa Igreja e fazei brotar para ela a água do batismo. Que o Espírito Santo dê por esta água a graça de Cristo, a fim de que homem e mulher, criados à vossa imagem, seja lavados da antiga culpa pelo batismo e renasçam pela água e pelo Espírito Santo para uma vida nova.
(mergulha o Círio Pascal na água batismal, dizendo)
Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo batismo, forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com Ela para a vida. Por Cristo, nosso Senhor.
AS.: Amém!
IV. PROMESSAS DO BATISMO
PR.: Queridos pais e padrinhos, o amor de Deus vai infundir nestas crianças uma vida nova, nascida da água pelo poder do Espírito Santo. Se vocês estão dispostos a educá-las na fé, renovem agora suas promessas batismais:
PR.: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, vocês renunciam ao pecado?
Pais e padrinhos: Renuncio.
PR.: Para viver como irmãos, vocês renunciam a tudo o que causa desunião?
Pais e padrinhos: Renuncio.
PR.: Para seguir Jesus Cristo, vocês renunciam ao demônio, autor e principio do pecado?
Pais e padrinhos: Renuncio.
PR.: Vocês crêem em Deus pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
Pais e padrinhos: Creio.
PR.: Vocês crêem em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
Pais e padrinhos: Creio
PR.: Vocês crêem no Espírito Santo, na Santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Pais e padrinhos: Creio
PR.: Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria em Cristo, nosso Senhor.
AS.: Demos graças a Deus!
BATISMO
PR.: Vocês querem que (nome da criança) seja batizado(a) na fé da Igreja que acabamos de professar?
Pais e padrinhos: Queremos
(cada família se aproxima da pia batismal)
PR.: EU TE BATIZO EM NOME DO PAI (derrama a água pela primeira vez) DO FILHO (derrama a água pela segunda vez) E DO ESPÍRITO SANTO (derrama a água pela terceira vez).
V. RITOS COMPLEMENTARES
UNÇÃO PÓS-BATISMAL
PR.: Queridas crianças, pelo batismo, Deus Pai as libertou do pecado e vocês renasceram pela água e pelo Espírito Santo. Agora fazem parte do povo de Deus. Que ele as consagre com o óleo santo para que , inseridas em Cristo, sacerdote, profeta e rei, continuem no seu povo até a vida eterna.
AS.: Amém!
(O celebrante unge, em silêncio, a cabeça de cada criança)
VESTE BATISMAL
PR.: (Nome da Criança) você nasceu de novo e se revestiu do Cristo, por isso traz a veste batismal. Que seus pais e padrinhos o ajudem por sua palavra e exemplo a conservar a dignidade de filhos e filhas de Deus até a vida eterna.
AS.: Amém!
(Enquanto as crianças são revestidas com a roupa branca, pode-se cantar:)
1- REVESTE-ME, SENHOR, COM TUA GRAÇA,
EU QUERO MEU IRMÃO SERVIR MELHOR!
QUE TEU ESPÍRITO EM MIM SE FAÇA,
QUE EU POSSA CAMINHAR NO TEU AMOR!
REVESTE-ME, SENHOR, REVESTE-ME, SENHOR,
REVESTE-ME, SENHOR, COM TEU AMOR!
RITO DA LUZ
PR.: Recebam a luz de Cristo.
AS.: Demos graças a Deus!
(O pai acende no círio a vela, enquanto pode-se cantar:)
1. DENTRO DE MIM EXISTE UMA LUZ
QUE ME MOSTRA POR ONDE DEVEREI ANDAR
DENTRO DE MIM TAMBÉM MORA JESUS
QUE ME ENSINA A BUSCAR O SEU JEITO DE AMAR.
MINHA LUZ É JESUS.
E JESUS ME CONDUZ PELOS CAMINHOS DA PAZ. (BIS)
PR.: Queridas crianças, vocês foram iluminadas por Cristo para se
tornarem luz do mundo. Com a ajuda de seus pais e padrinhos caminhem como filhos e filhas da luz.
AS.: Amém!
ENTREGA DO SAL
PR.: Vocês são o sal da terra, disse Jesus.
(a mãe põe um pouco de sal na boca da criança)
PR.: O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvir e os mudos falar, lhe conceda que possa logo ouvir sua Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai.
AS.: Amém!
(Entrega do pingente de SVP)
VI. CONCLUSÃO DO RITO
(À volta do altar, o Celebrante dirige-se à assembléia)
PR.: Estas crianças que foram batizadas são chamadas, em Cristo, a viver plenamente como filhos e filhas de Deus Pai. Para isso, elas precisam também ser fortalecidas pelo Espírito Santo no sacramento da Confirmação e alimentadas na Ceia do Senhor. Agora, ao redor desta Mesa, unidos no Espírito, rezemos:
PAI-NOSSO...
PR.: Pois vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
VII. BÊNÇÃO
PR.: Ó Deus de bondade, abençoai as mães destas crianças, para que sejam felizes vendo seus filhos crescer em idade, sabedoria e graça em Cristo Jesus, nosso Senhor.
AS.: Amém!
PR.: Celebrante: Deus Ó Deus de amor, abençoai os pais destas crianças, a fim de que, unidos às suas esposas, tenham a alegria de oferecer condições de vida digna para seus filhos e o incentivo da fé, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
AS.: Amém!
PR.: Ó Deus da vida, abençoe os padrinhos e as madrinhas destas crianças, para que sejam membros vivos do vosso povo e concedei-lhes sempre a vossa paz, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
AS.: Amém!
PR.: Desça sobre todos aqui reunidos a bênção do Deus rico em misericórdia: Pai e Filho e Espírito Santo.
AS.: Amém.
(o celebrante dirige-se aos pais e padrinhos:)
PR.: Com a bênção que de Deus receberam, abençoem agora os seus filhos e afilhados.
PR.: Neste dia, em que estas crianças entram na Igreja pelo santo batismo, vamos confiá-las à especial proteção de Maria, Mãe de Deus e dos discípulos de Jesus.
(Todos rezam em silêncio)
PR.: Maria, Mãe de Jesus, companheira de nossa caminhada, sempre fiel ao projeto do Pai, a vós confiamos estas crianças. Conduzidas pelo Espírito, sejam fiéis ao Evangelho, cresçam em sabedoria, idade e graça na Igreja e diante de Deus.
AS.: Amém!
PR.: Ide em Paz e o Senhor vos acompanhe.
AS.: Graças a Deus!
Boletim Semanal da Arquidiocese de Curitiba
10 de março de 2010
Notícias Locais
Oficinas de Oração e Vida
Madre Clélia Merloni
Formação em Economia Solidária
Pastoral da Sobriedade
Curso de Noivos
Ano Sacerdotal
O Sal da Terra
Curso de Noivos
Notícias Internacionais
1. Congresso Teológico
Outras notícias
1. II Seminário de Turismo Religioso e Sustentável
Acompanhe no final do Boletim a programação das novenas de São José, no Seminário São José
Notícias Locais
1. Oficinas de Oração e Vida
Iniciaram esta semana (07 a 13 de março), em toda Arquidiocese, novos grupos das Oficinas de Oração e Vida. Fundado por Frei Ignácio Larrañaga, há 25 anos esse serviço dos leigos à Igreja têm levado milhares de pessoas à uma intimidade com Deus, transformando suas vidas através da oração. Baseando-se na Bíblia e na sua própria vivência espiritual, Frei Ignácio, no transcorrer das quinze sessões da Oficina, aponta o caminho e fornece instrumentos para a conquista dessa íntima relação com Deus. Resumidamente, consiste em: fazer silêncio exterior e interior (exercícios de silenciamento); reservar um tempo do dia para orar (sagrada meia hora); estar atento à ação de Deus em todos os acontecimentos do dia (vivência); meditar, diariamente, e viver a Palavra (pequena pedagogia); abandonar-se nas mãos do Pai, fazendo a sua vontade e abrir o coração a Deus, assumindo com sinceridade os fracassos, temores, limitações, rancores, para que Ele cure essas feridas. Mais informações através do site www.tovpil.org; email tovparana@onda.com.br ou pelos telefones: (41) 3339-4338 e (41)3029-5209.
2. Madre Clélia Merloni
Comemora-se, no dia 10 de março de 2010, os 149 anos de nascimento da Fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, a Serva de Deus, Madre Clélia Merloni. A superiora provincial, Irmã Maria de Lourdes Castanha, anuncia o início do ano celebrativo do sesquicentenário do nascimento de Madre Clélia, a ser celebrado em 2011. “Queremos festejar com alegria a existência dessa mulher forte, que soube ser fiel à voz de Deus em seu coração e lutou até o fim, pelo bem da família religiosa, que pelo impulso do Espírito Santo, foi chamada a dar vida, para o bem de toda a Igreja! Ela é mestra em assunto de confiança e fé, no poder do Coração de Jesus. Madre Clélia confiou, contra toda a esperança, e viu que o Senhor é bom e não desampara aqueles que Nele confiam com sinceridade!”. No portal Apóstolas você pode ler a respeito de Madre Clélia, tomar conhecimento do material sobre o Sagrado Coração de Jesus, que está disponível para os internautas: www.apostolas-pr.org.br.
3. Formação em Economia Solidária
Está sendo realizado no Cecopam (Centro Comunitário e de Proteção Alimentar Padre Miguel, uma Escolinha de Economia Solidária. Promovido em seis etapas de 6 horas e 30 minutos, distribuiídas durante o primeiro semestre de 2010, a escola tem com objetivo, entre outros itens, estudar e refletir o texto base da Campanha da Fraternidade 2010 “Fraternidade e Economia - Economia e Vida. Todas as etapas serão compostas de aulas teóricas em linguagem coerente com um curso básico e oficinas práticas. Mais informações pelo telefone: 3346-6252.
4. Pastoral da Sobriedade
A Pastoral da Sobriedade realiza no próximo dia 20 de março, o Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Sobriedade do Estado do Paraná. Em pauta está a apresentação da nova equipe de coordenação regional e apresentação do Manual do curso de agente e Planejamento para 2010. Devem participar os coordenadores e equipes da Pastoral da Sobriedade de todas as dioceses do Regional. O evento que vai ocorrer na sede da CNBB Regional Sul II irá contar com a presença de Dom Dirceu Vegini, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. Mais informações pelo email: silvanev@yahoo.com.br.
5. Curso de Noivos
A paróquia são Vicente de Paulo realiza no dia 21 de março um curso de noivos, das 8h30 às 19h. Inscrições antecipadas na secretaria. Informações pelo telefone: 3222-7301.
6. Ano Sacerdotal
Em comemoração ao Ano Sacerdotal, na Sede Provincial das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba, são sorteadas as dioceses do Brasil para um dia de oração por seus sacerdotes. Nesse dia, visita-se o site da Diocese e, para todos os contatos disponíveis, é enviada uma saudação. Na primeira quinta-feira, a comunidade oferece momento especial de adoração, nas intenções de todos os sacerdotes. Página sobre o evento está no portal Apóstolas:www.apostolas-pr.org.br - Cliquem em Apóstolas / Ano Sacerdotal.
7. O Sal da Terra
O Sal da Terra, filme feito por paranaenses, relata a história sofrida, mas solidária de um sacerdote que corre as estradas do Paraná, em especial, rezando missa nos postos de gasolina e traz mensagens de esperança, paz, solidariedade, luz para os sofridos. Visite o link e assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=5OouIQF_3j4. Mais informaçoes sobre o filme no site oficial: www.osaldaterra.com.br.
Notícias Internacionais
1. Congresso Teológico
O Congresso Teológico Internacional "Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote", que será realizado nos dias 11 e 12 de março, será transmitido pela Internet, através do site www.annussacerdotalis.org. Todas as palestras do evento, que se realiza na Sala Magna da Pontifícia Universidade Lateranense, estarão disponíveis no portal. O programa será aberto com uma conferência do Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero. Cristologia, Identidade Sacerdotal, Cultura Contemporânea, Mariologia, Mutações Antropológicas, Hermenêutica da Continuidade, são alguns dos temas do primeiro dia. Dom Filippo Santoro, Bispo de Petrópolis, fará palestra intitulada "Do Ser A Função: Pela Missão". Serão abordados também aspectos jurídicos e pastorais; uma espiritualidade do ministério sacerdotal, histórico-psicoespirituais perfis e doutrinais do celibato eclesiástico, castidade, virgindade e carisma institucional. Na conclusão, falará o secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, seguido pelo Cardeal-Prefeito, Dom Cláudio Hummes.
Outras notícias
1. Seminário de Turismo Religioso e Sustentável
Está previsto para o próximo mês de novembro a realização do II Seminário de Turismo Religioso e Sustentável do Norte Pioneiro, em Siqueira Campos/PR. A primeira edição do evento aconteceu em Jacarezinho. O seminário inclui apresentações sobre o turismo religioso no Paraná, integração do segmento e as políticas públicas que podem contribuir para o fortalecimento de rotas de peregrinação, conservação de patrimônios, exploração dos artesanatos, promoção de eventos culturais, folclóricos e artísticos, conhecimentos sobre os diversos fenômenos religiosos, peregrinações e festejos da religiosidade popular, integração de outros movimentos religiosos, católicos ou não. A Rota do Rosário tem por meta fazer do Norte Pioneiro um destino turístico integrado com outras rotas. Saiba mais acessando o site www.rotadorosario.com.br.
Participe das Novenas de São José de Março a Novembro de 2010.
Todo dia 19 de cada mês, às 15hora.
Todo TERCEIRO DOMINGO de cada mês às 10h30.
1º Dia da Novena
São José, Pai de Jesus
19 de março às 15horas
21 de março de às 10h30min
Bênção para as famílias
Distribuição de Estampas de São José
2º Dia da Novena:
São José, Esposo de Maria
19 de abril às 15horas
18 de abril às 10h30min
Bênção das cestas de Páscoa e dos Alimentos
3º Dia da Novena:
São José, Chefe da Sagrada Família
19 de maio às 15horas
16 de maio às 10h30min
Bênção das mães
Missa das Mães Falecidas
4º Dia da Novena
São José Fiel
19 de junho às 15horas
20 de junho Às 10h30min
Bênção dos Noivos e Namorados + Bolo Santo Antônio
5º Dia da Novena:
São José Paciente
19 de julho às 15horas
18 de julho às 10h30min
Bênção das Chaves das Casas e dos Automóveis
6º Dia da Novena:
São José Operário
19 de agosto às 15horas
15 de agosto às 10h30
Bênção dos Pais e dos Vocacionados
Missa pelos pais Falecidos
7º Dia da Novena:
São José Protetor da Igreja
19 de setembro às 10h30
e às 15 horas
Bênção das Bíblias e Objetos de Devoção
8º Dia da Novena:
São José Consolo dos Enfermos
19 de outubro às 15 horas
17 de outubro às 10h30min
Bênção para as Crianças
Bênção para os Enfermos
9º Dia da Novena:
São José Intercessor dos
Moribundos
19 de novembro às 15 horas
21 de novembro às 10h30
Bênção para os Idosos e Doentes
Missa pelos Agonizantes e pelos devotos Falecidos
- As Irmãs da Sagrada Família continuarão a distribuir as ervas, os chás e as flores no fim de cada
DIA DA NOVENA;
- Nos dias 19 haverá Adoração e Benção com o Santíssimo e em seguida Missa;
- Nos Terceiros Domingos haverá a Novena após a Santa Missa
Seminário São José: BR277 (sentido Ponta Grossa – Curitiba), nr. 4505 – Bairro Órleans.
Mitra da Arquidiocese de Curitiba - Cúria Metropolitana
Assessoria de Imprensa
Telefones: 2105-6342 e 2105-6343
Portal: www.arquidiocesedecuritiba.org.br
Notícias Locais
Oficinas de Oração e Vida
Madre Clélia Merloni
Formação em Economia Solidária
Pastoral da Sobriedade
Curso de Noivos
Ano Sacerdotal
O Sal da Terra
Curso de Noivos
Notícias Internacionais
1. Congresso Teológico
Outras notícias
1. II Seminário de Turismo Religioso e Sustentável
Acompanhe no final do Boletim a programação das novenas de São José, no Seminário São José
Notícias Locais
1. Oficinas de Oração e Vida
Iniciaram esta semana (07 a 13 de março), em toda Arquidiocese, novos grupos das Oficinas de Oração e Vida. Fundado por Frei Ignácio Larrañaga, há 25 anos esse serviço dos leigos à Igreja têm levado milhares de pessoas à uma intimidade com Deus, transformando suas vidas através da oração. Baseando-se na Bíblia e na sua própria vivência espiritual, Frei Ignácio, no transcorrer das quinze sessões da Oficina, aponta o caminho e fornece instrumentos para a conquista dessa íntima relação com Deus. Resumidamente, consiste em: fazer silêncio exterior e interior (exercícios de silenciamento); reservar um tempo do dia para orar (sagrada meia hora); estar atento à ação de Deus em todos os acontecimentos do dia (vivência); meditar, diariamente, e viver a Palavra (pequena pedagogia); abandonar-se nas mãos do Pai, fazendo a sua vontade e abrir o coração a Deus, assumindo com sinceridade os fracassos, temores, limitações, rancores, para que Ele cure essas feridas. Mais informações através do site www.tovpil.org; email tovparana@onda.com.br ou pelos telefones: (41) 3339-4338 e (41)3029-5209.
2. Madre Clélia Merloni
Comemora-se, no dia 10 de março de 2010, os 149 anos de nascimento da Fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, a Serva de Deus, Madre Clélia Merloni. A superiora provincial, Irmã Maria de Lourdes Castanha, anuncia o início do ano celebrativo do sesquicentenário do nascimento de Madre Clélia, a ser celebrado em 2011. “Queremos festejar com alegria a existência dessa mulher forte, que soube ser fiel à voz de Deus em seu coração e lutou até o fim, pelo bem da família religiosa, que pelo impulso do Espírito Santo, foi chamada a dar vida, para o bem de toda a Igreja! Ela é mestra em assunto de confiança e fé, no poder do Coração de Jesus. Madre Clélia confiou, contra toda a esperança, e viu que o Senhor é bom e não desampara aqueles que Nele confiam com sinceridade!”. No portal Apóstolas você pode ler a respeito de Madre Clélia, tomar conhecimento do material sobre o Sagrado Coração de Jesus, que está disponível para os internautas: www.apostolas-pr.org.br.
3. Formação em Economia Solidária
Está sendo realizado no Cecopam (Centro Comunitário e de Proteção Alimentar Padre Miguel, uma Escolinha de Economia Solidária. Promovido em seis etapas de 6 horas e 30 minutos, distribuiídas durante o primeiro semestre de 2010, a escola tem com objetivo, entre outros itens, estudar e refletir o texto base da Campanha da Fraternidade 2010 “Fraternidade e Economia - Economia e Vida. Todas as etapas serão compostas de aulas teóricas em linguagem coerente com um curso básico e oficinas práticas. Mais informações pelo telefone: 3346-6252.
4. Pastoral da Sobriedade
A Pastoral da Sobriedade realiza no próximo dia 20 de março, o Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Sobriedade do Estado do Paraná. Em pauta está a apresentação da nova equipe de coordenação regional e apresentação do Manual do curso de agente e Planejamento para 2010. Devem participar os coordenadores e equipes da Pastoral da Sobriedade de todas as dioceses do Regional. O evento que vai ocorrer na sede da CNBB Regional Sul II irá contar com a presença de Dom Dirceu Vegini, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. Mais informações pelo email: silvanev@yahoo.com.br.
5. Curso de Noivos
A paróquia são Vicente de Paulo realiza no dia 21 de março um curso de noivos, das 8h30 às 19h. Inscrições antecipadas na secretaria. Informações pelo telefone: 3222-7301.
6. Ano Sacerdotal
Em comemoração ao Ano Sacerdotal, na Sede Provincial das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba, são sorteadas as dioceses do Brasil para um dia de oração por seus sacerdotes. Nesse dia, visita-se o site da Diocese e, para todos os contatos disponíveis, é enviada uma saudação. Na primeira quinta-feira, a comunidade oferece momento especial de adoração, nas intenções de todos os sacerdotes. Página sobre o evento está no portal Apóstolas:www.apostolas-pr.org.br - Cliquem em Apóstolas / Ano Sacerdotal.
7. O Sal da Terra
O Sal da Terra, filme feito por paranaenses, relata a história sofrida, mas solidária de um sacerdote que corre as estradas do Paraná, em especial, rezando missa nos postos de gasolina e traz mensagens de esperança, paz, solidariedade, luz para os sofridos. Visite o link e assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=5OouIQF_3j4. Mais informaçoes sobre o filme no site oficial: www.osaldaterra.com.br.
Notícias Internacionais
1. Congresso Teológico
O Congresso Teológico Internacional "Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote", que será realizado nos dias 11 e 12 de março, será transmitido pela Internet, através do site www.annussacerdotalis.org. Todas as palestras do evento, que se realiza na Sala Magna da Pontifícia Universidade Lateranense, estarão disponíveis no portal. O programa será aberto com uma conferência do Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero. Cristologia, Identidade Sacerdotal, Cultura Contemporânea, Mariologia, Mutações Antropológicas, Hermenêutica da Continuidade, são alguns dos temas do primeiro dia. Dom Filippo Santoro, Bispo de Petrópolis, fará palestra intitulada "Do Ser A Função: Pela Missão". Serão abordados também aspectos jurídicos e pastorais; uma espiritualidade do ministério sacerdotal, histórico-psicoespirituais perfis e doutrinais do celibato eclesiástico, castidade, virgindade e carisma institucional. Na conclusão, falará o secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, seguido pelo Cardeal-Prefeito, Dom Cláudio Hummes.
Outras notícias
1. Seminário de Turismo Religioso e Sustentável
Está previsto para o próximo mês de novembro a realização do II Seminário de Turismo Religioso e Sustentável do Norte Pioneiro, em Siqueira Campos/PR. A primeira edição do evento aconteceu em Jacarezinho. O seminário inclui apresentações sobre o turismo religioso no Paraná, integração do segmento e as políticas públicas que podem contribuir para o fortalecimento de rotas de peregrinação, conservação de patrimônios, exploração dos artesanatos, promoção de eventos culturais, folclóricos e artísticos, conhecimentos sobre os diversos fenômenos religiosos, peregrinações e festejos da religiosidade popular, integração de outros movimentos religiosos, católicos ou não. A Rota do Rosário tem por meta fazer do Norte Pioneiro um destino turístico integrado com outras rotas. Saiba mais acessando o site www.rotadorosario.com.br.
Participe das Novenas de São José de Março a Novembro de 2010.
Todo dia 19 de cada mês, às 15hora.
Todo TERCEIRO DOMINGO de cada mês às 10h30.
1º Dia da Novena
São José, Pai de Jesus
19 de março às 15horas
21 de março de às 10h30min
Bênção para as famílias
Distribuição de Estampas de São José
2º Dia da Novena:
São José, Esposo de Maria
19 de abril às 15horas
18 de abril às 10h30min
Bênção das cestas de Páscoa e dos Alimentos
3º Dia da Novena:
São José, Chefe da Sagrada Família
19 de maio às 15horas
16 de maio às 10h30min
Bênção das mães
Missa das Mães Falecidas
4º Dia da Novena
São José Fiel
19 de junho às 15horas
20 de junho Às 10h30min
Bênção dos Noivos e Namorados + Bolo Santo Antônio
5º Dia da Novena:
São José Paciente
19 de julho às 15horas
18 de julho às 10h30min
Bênção das Chaves das Casas e dos Automóveis
6º Dia da Novena:
São José Operário
19 de agosto às 15horas
15 de agosto às 10h30
Bênção dos Pais e dos Vocacionados
Missa pelos pais Falecidos
7º Dia da Novena:
São José Protetor da Igreja
19 de setembro às 10h30
e às 15 horas
Bênção das Bíblias e Objetos de Devoção
8º Dia da Novena:
São José Consolo dos Enfermos
19 de outubro às 15 horas
17 de outubro às 10h30min
Bênção para as Crianças
Bênção para os Enfermos
9º Dia da Novena:
São José Intercessor dos
Moribundos
19 de novembro às 15 horas
21 de novembro às 10h30
Bênção para os Idosos e Doentes
Missa pelos Agonizantes e pelos devotos Falecidos
- As Irmãs da Sagrada Família continuarão a distribuir as ervas, os chás e as flores no fim de cada
DIA DA NOVENA;
- Nos dias 19 haverá Adoração e Benção com o Santíssimo e em seguida Missa;
- Nos Terceiros Domingos haverá a Novena após a Santa Missa
Seminário São José: BR277 (sentido Ponta Grossa – Curitiba), nr. 4505 – Bairro Órleans.
Mitra da Arquidiocese de Curitiba - Cúria Metropolitana
Assessoria de Imprensa
Telefones: 2105-6342 e 2105-6343
Portal: www.arquidiocesedecuritiba.org.br
sexta-feira, 5 de março de 2010
Campanha da Fraternidade 2010
Organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, a Campanha da Fraternidade 2010 é ecumênica e convoca brasileiros a debater “Economia e Vida”.
“Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.
Criada pela Igreja Católica em 1964, a Campanha da Fraternidade de 2010 é ecumênica, a exemplo do que ocorreu em 2000 e 2005. Neste ano as Igrejas do CONIC propõem uma reflexão sobre o sistema econômico vigente no país, inspirada no versículo bíblico “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24)
O objetivo exige que haja justiça social, consciência ambiental, sustentabilidade, empenho na superação da miséria e da fome e, de um modo geral, que se considere com atenção especial, a dignidade da pessoa e o respeito aos direitos humanos.
O objetivo da Campanha é mostrar para a sociedade que a vida tem que estar em primeiro lugar e que o ganho de capital – o lucro do dinheiro – só faz sentido quando está a serviço da construção de um mundo melhor e mais digno para todos. Educar as pessoas, mostrando que este novo modelo econômico é possível.
A Campanha deste ano também estabelece dois pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa: a dignidade humana e a solidariedade.
O Texto Base faz uma análise da economia do país e insiste que ela deve estar a serviço da vida. “A economia não é uma estrutura autônoma. Ela faz parte das prioridades políticas. As políticas econômicas e as instituições devem ser julgadas pela maneira delas protegerem ou minarem a vida e a dignidade da pessoa humana, sustentarem ou não as famílias e servirem ao bem comum de toda a sociedade”, diz o texto em seu parágrafo 26.
Denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte.
Educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como o bem mais precioso.
Conclamar as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.
Não será uma tarefa fácil. Numa sociedade na qual o dinheiro e a acumulação de bens se tornaram um valor primordial e um objetivo pessoal, falar em distribuição de riqueza e bem comum pode aparentemente não fazer sentido.
Vivemos a vida como uma dádiva, que devemos estender a todos de forma incondicional.
Há valores que, devido à sua natureza, não se podem nem se devem vender e comprar.
Não somos mercadoria, e nossa vida não depende dos bens que possuímos.
“Não é pelo fato de um homem ser rico que ele tem a vida garantida pelos seus bens”.
Não somente recebemos a vida de graça, mas dependemos uns dos outros. Constituímos a “família humana”, única e rica na sua grande diversidade. Nascemos para conviver.
Somos responsáveis por nossos irmãos e irmãs, seja qual for o lugar onde vivem, perto ou longe de nós.
Cada pessoa tem o direito fundamental à vida e, portanto, o direito a todas as coisas necessárias para uma vida de qualidade.
As pessoas têm direito a viver e a satisfazer as necessidades básicas. Essas não consistem apenas em alimentação, vestuário e moradia, mas também educação, saúde, segurança, lazer, garantias econômicas e oportunidades de desenvolver todas as capacidades de que uma pessoa é dotada.
Recebemos os bens para a vida e não a vida para a riqueza. Toda a vida econômica deveria ser orientada por princípios éticos.
Que correções importa fazer para salvar o capitalismo e regular os mercados?
O consumismo é fortemente induzido pela propaganda. Formou-se uma mentalidade de que quanto mais se consome mais se tem garantias de bem-estar, de prestígio e de valorização, já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são.
“O teste da verdadeira organização de um país não é o número de milionários que possui, mas a ausência de fome em sua população” (Ghandi).
No entanto, num mundo onde as pessoas clamam cada vez mais pela paz, o Texto-Base alerta para o fato de que qualquer paz é ilusória quando o interesse econômico sacrifica pessoas, cria desigualdades inaceitáveis e acaba se transformando num ídolo que governa a vida da sociedade.
É necessário que alertemos as pessoas para o fato de que este não é o único modelo econômico a ser seguido. Na verdade, são os próprios seres humanos que realizam essas atividades econômicas e as direcionam para a satisfação de interesses particulares.
Nossa atitude diante do dinheiro mostra muito o tipo de pessoa que somos. Por isso Jesus diz: “Onde estiver o teu tesouro, ali também estará o teu coração” (Mt. 6, 21).
Precisamos mostrar que a economia pode assumir uma outra face, adquirindo um caráter mais humano, orientado para servir às pessoas, que são o verdadeiro centro e razão de ser da vida econômica e social.
A maneira como são atendidos os órfãos, as viúvas e os estrangeiros é apresentada na Bíblia como termômetro da fidelidade do povo em relação a Deus. Naquela sociedade, órfãos, viúvas e estrangeiros eram os próprios símbolos do desamparo. Hoje, além deles, deveríamos incluir os meninos de rua, os migrantes, os sem renda e outros tantos. Se esses não são atendidos, nosso culto a Deus é vazio.
As igrejas precisam fazer perceber que ser servidor do Reino não é só orar, é também testemunhar os valores do Evangelho.
Precisam resistir à tentação de transformar o culto a Deus em moeda para obtenção de prosperidade. O cristão é um servidor, não alguém que recorre a Deus em busca de favores.
Assim, as Igrejas são comunidades excelentes para formar pessoas que promovam uma nova educação, capaz de romper com as desigualdades de classe, gênero, raça e etnia, combater a discriminação, cuidar do planeta, valorizar o respeito à dignidade humana e incrementar as capacidades de diálogo e cooperação.
Todas as Igrejas são chamadas a meditar internamente sobre como elas se relacionam com os bens materiais e o dinheiro. Estes bens estão a serviço do Reino ou da própria instituição?
“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, é direcionado a cada um em particular e também às organizações religiosas, em geral.
Hoje, como no passado, as comunidades cristãs devem se interrogar sobre seu patrimônio, o uso que fazem do dinheiro e seu compromisso com a transformação econômica e social do País, e da nossa sociedade em particular.
“Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.
Criada pela Igreja Católica em 1964, a Campanha da Fraternidade de 2010 é ecumênica, a exemplo do que ocorreu em 2000 e 2005. Neste ano as Igrejas do CONIC propõem uma reflexão sobre o sistema econômico vigente no país, inspirada no versículo bíblico “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24)
O objetivo exige que haja justiça social, consciência ambiental, sustentabilidade, empenho na superação da miséria e da fome e, de um modo geral, que se considere com atenção especial, a dignidade da pessoa e o respeito aos direitos humanos.
O objetivo da Campanha é mostrar para a sociedade que a vida tem que estar em primeiro lugar e que o ganho de capital – o lucro do dinheiro – só faz sentido quando está a serviço da construção de um mundo melhor e mais digno para todos. Educar as pessoas, mostrando que este novo modelo econômico é possível.
A Campanha deste ano também estabelece dois pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa: a dignidade humana e a solidariedade.
O Texto Base faz uma análise da economia do país e insiste que ela deve estar a serviço da vida. “A economia não é uma estrutura autônoma. Ela faz parte das prioridades políticas. As políticas econômicas e as instituições devem ser julgadas pela maneira delas protegerem ou minarem a vida e a dignidade da pessoa humana, sustentarem ou não as famílias e servirem ao bem comum de toda a sociedade”, diz o texto em seu parágrafo 26.
Denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte.
Educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como o bem mais precioso.
Conclamar as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.
Não será uma tarefa fácil. Numa sociedade na qual o dinheiro e a acumulação de bens se tornaram um valor primordial e um objetivo pessoal, falar em distribuição de riqueza e bem comum pode aparentemente não fazer sentido.
Vivemos a vida como uma dádiva, que devemos estender a todos de forma incondicional.
Há valores que, devido à sua natureza, não se podem nem se devem vender e comprar.
Não somos mercadoria, e nossa vida não depende dos bens que possuímos.
“Não é pelo fato de um homem ser rico que ele tem a vida garantida pelos seus bens”.
Não somente recebemos a vida de graça, mas dependemos uns dos outros. Constituímos a “família humana”, única e rica na sua grande diversidade. Nascemos para conviver.
Somos responsáveis por nossos irmãos e irmãs, seja qual for o lugar onde vivem, perto ou longe de nós.
Cada pessoa tem o direito fundamental à vida e, portanto, o direito a todas as coisas necessárias para uma vida de qualidade.
As pessoas têm direito a viver e a satisfazer as necessidades básicas. Essas não consistem apenas em alimentação, vestuário e moradia, mas também educação, saúde, segurança, lazer, garantias econômicas e oportunidades de desenvolver todas as capacidades de que uma pessoa é dotada.
Recebemos os bens para a vida e não a vida para a riqueza. Toda a vida econômica deveria ser orientada por princípios éticos.
Que correções importa fazer para salvar o capitalismo e regular os mercados?
O consumismo é fortemente induzido pela propaganda. Formou-se uma mentalidade de que quanto mais se consome mais se tem garantias de bem-estar, de prestígio e de valorização, já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são.
“O teste da verdadeira organização de um país não é o número de milionários que possui, mas a ausência de fome em sua população” (Ghandi).
No entanto, num mundo onde as pessoas clamam cada vez mais pela paz, o Texto-Base alerta para o fato de que qualquer paz é ilusória quando o interesse econômico sacrifica pessoas, cria desigualdades inaceitáveis e acaba se transformando num ídolo que governa a vida da sociedade.
É necessário que alertemos as pessoas para o fato de que este não é o único modelo econômico a ser seguido. Na verdade, são os próprios seres humanos que realizam essas atividades econômicas e as direcionam para a satisfação de interesses particulares.
Nossa atitude diante do dinheiro mostra muito o tipo de pessoa que somos. Por isso Jesus diz: “Onde estiver o teu tesouro, ali também estará o teu coração” (Mt. 6, 21).
Precisamos mostrar que a economia pode assumir uma outra face, adquirindo um caráter mais humano, orientado para servir às pessoas, que são o verdadeiro centro e razão de ser da vida econômica e social.
A maneira como são atendidos os órfãos, as viúvas e os estrangeiros é apresentada na Bíblia como termômetro da fidelidade do povo em relação a Deus. Naquela sociedade, órfãos, viúvas e estrangeiros eram os próprios símbolos do desamparo. Hoje, além deles, deveríamos incluir os meninos de rua, os migrantes, os sem renda e outros tantos. Se esses não são atendidos, nosso culto a Deus é vazio.
As igrejas precisam fazer perceber que ser servidor do Reino não é só orar, é também testemunhar os valores do Evangelho.
Precisam resistir à tentação de transformar o culto a Deus em moeda para obtenção de prosperidade. O cristão é um servidor, não alguém que recorre a Deus em busca de favores.
Assim, as Igrejas são comunidades excelentes para formar pessoas que promovam uma nova educação, capaz de romper com as desigualdades de classe, gênero, raça e etnia, combater a discriminação, cuidar do planeta, valorizar o respeito à dignidade humana e incrementar as capacidades de diálogo e cooperação.
Todas as Igrejas são chamadas a meditar internamente sobre como elas se relacionam com os bens materiais e o dinheiro. Estes bens estão a serviço do Reino ou da própria instituição?
“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, é direcionado a cada um em particular e também às organizações religiosas, em geral.
Hoje, como no passado, as comunidades cristãs devem se interrogar sobre seu patrimônio, o uso que fazem do dinheiro e seu compromisso com a transformação econômica e social do País, e da nossa sociedade em particular.
Assinar:
Postagens (Atom)