Celebração do dia do Catequista QUERIDOS/AS CATEQUISTAS PAZ E BEM! Preparamos com muito carinho uma proposta de CELEBRAÇÃO PARA O DIA DO CATEQUISTA, que será celebrado no dia 29 de agosto, último domingo do mês. Celebrar o DIA DO CATEQUISTA, é para toda Igreja um momento especial, pois os CATEQUISTAS, são os protagonistas da transmissão da fé, da evangelização que acontece em nossas comunidades. Portanto, neste dia aprofundamos nossos laços de comunhão com os mais de 800 mil catequistas espalhados pelo chão de nosso BRASIL, como semeadores da Boa Notícia, servidores da Palavra e profetas do REINO. CATEQUISTA, NOSSA GRATIDÃO, NOSSO RECONHECIMENTO pela sua MISSÃO de anunciar e testemunhar Jesus Cristo. OBRIGADA! obs.: Segue arquivo em anexo Nosso fraternal abraço. Dom Eugênio Rixen Bispo de Goiás Presidente da Comissão para Animação Bíblico-Catequética - - - |
Viva a Catequese
O primeiro ensino de catequese nós o recebemos através da beleza da criação. As estrelas, as montanhas, os rios, as flores são catequeses sobre a sabedoria, bondade, beleza, providência de Deus Criador. A criação é o primeiro livro da Palavra de Deus, é o primeiro sacramento que nos liga com o Criador é a primeira catequese. As criaturas nos levam ao Criador.
Outra grande e indispensável catequista é a família. O namoro, o noivado, o casamento, a gravidez, o nascimento, as festas de aniversário, a convivência familiar são excelentes meios de catequese. Os pais, primeiros catequistas, podem falar de Deus através do pôr-do-sol, da festa de casamento, da morte de alguém, da experiência do sofrimento, das celebrações do batismo, crisma, primeira Eucaristia, ordenação sacerdotal, enterros etc. Podem falar de Deus à mesa, no aconselhamento, no atendimento a um pobre. A família é uma catequista extraordinária.
A comunidade eclesial com sua liturgia, cantos, pastorais, movimentos, missão evangelizadora, grupos de reflexão, missões populares, opção pelos pobres é uma catequista por excelência pelo seu poder catequético. Pode-se catequizar até através de avisos bem dados, da homilia, da participação litúrgica, das experiências evangelizadoras e transformadoras. Uma paróquia viva, entusiasmada, missionária oferece uma catequese permanente e impar.
Falemos agora de uma catequista fascinante, sábia, iluminadora e atraente, é a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura. Os livros bíblicos especialmente os Santos Evangelhos, são catequese da fé. Quantos catequistas famosos encontramos na Bíblia. Desde o Genesis ao Apocalipse, a Palavra de Deus nos oferece a catequese de Deus Pai, de Jesus Salvador e do Espírito Santificador. Como não perceber que Maria, Mãe de Deus e nossa, é nossa catequista pelo seu jeito de ser, seu testemunho e seus ensinamentos revelados na Bíblia?
Os grupos de reflexão e outras experiências comunitárias são catequeses autênticas, junto com os cursos de teologia, os retiros, as escolas bíblicas, os encontros de formação. O próprio domingo, a celebração dominical, a religiosidade popular muito contribuem para a catequese.
Portanto, a criação, a família, a Escritura Sagrada, a comunidade, os grupos de reflexão, a formação oferecida ao povo são mãos estendidas aos catequistas para que se revistam de entusiasmo, alegria, esperança na sua missão. Deduz-se de tudo isso que o apoio e a valorização da catequese numa paróquia ou diocese, é uma obrigação e responsabilidade de todos. Não podemos banalizar a catequese geradora de novos cristãos, garantia de a fé, colaboradora da Igreja, educadora e formadora de cidadãos cristãos e santos. A catequese é o sucesso de Jesus e do seu reino, pois o Espírito Santo é o principal catequista.
Todas estas catequeses e catequistas, porém, não substituem a formação catequética orgânica, sistemática, gradual progressiva e permanente, pelo contrário, necessitam dela.
Aos catequistas a gratidão, o reconhecimento e os parabéns pelo seu dia e sua missão. Seus nomes estão escritos no céu e seu testemunho está gravado no coração dos catequizandos e no livro da vida.
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
ORIENTAÇÕES
Caríssimos/as Catequistas
Paz e Bem!
Estamos a caminho de uma aproximação cada vez maior entre catequese e liturgia. A proposta de uma catequese de inspiração catecumenal e que esteja a serviço da Iniciação à Vida Cristã considera a dimensão litúrgica fundamental.
Com essas intuições, apresentamos a proposta de uma Celebração para o DIA DO CATEQUISTA, que poderá servir tanto para a Celebração Eucarística como para a Celebração da Palavra, fazendo as adequações necessárias.
Querido/a Catequista, recomendamos que a Celebração seja preparada com antecedência pela equipe de liturgia juntamente com a equipe de cantos. Cuide para que a simbologia, o ambiente, a procissão, os ritos, os gestos, os cantos estejam de acordo com o que está sendo sugerido. Poderão ser feitas as adaptações necessárias, mas que não diminuam o significado, o sentido daquilo que está sendo celebrado.
Alguns cantos estão nos CDs: “Catequese, caminho para o discipulado”- Ano Catequético - Paulinas- “Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo” Frei Luiz Turra – Paulinas.
O DIA DO CATEQUISTA
será celebrado no dia 29 de agosto
(5º Domingo do mês).
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
PARA REFLETIR
“Como superar séculos de divisão entre matéria e espírito, corpo e alma, sentimento e ideia? Como recuperar a vivência unitária de nossa pessoa? Como tomar consciência dos nossos corpos? Como recuperar o realismo corporal dos gestos sacramentais? Os sacramentos, assim como toda liturgia, nos propõem um conjunto de ações simbólicas, gestos corporais que permitem à comunidade entrar em comunhão com o Senhor e se engajar em seu caminho, aqui e agora. Quando levantamos as mãos em prece, elas expressam o desejo que brota do fundo de nós mesmos? Deixamo-nos envolver pela beleza das flores, ou das cores que o sol projeta na parede, ou das formas arquitetônicas do local? Vibramos com o toque do atabaque ou do violão e acompanhamos o ritmo com movimentos do corpo?” (Ione Buyst, Liturgia de Coração, p.64)
Celebração do Dia do Catequista 2010
CELEBRAÇÃO PARA O
DIA DO(A) CATEQUISTA
1. Chegada – silêncio e oração pessoal
2. Refrão Meditativo
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel, é fiel.
Fiel é aquele que vos chamou.
3. Procissão de Entrada
(Círio Pascal, água, catequistas e catequizandos. Outros símbolos da realidade local)
Canto: CATEQUESE, CAMINHO PARA O DISCIPULADO
Flávio Porto
Os seus corações se abrasavam
Voltaram a voz do Mestre a escutar
Jesus se pôs com eles conversando
De novo a esperança fez brilhar
Hoje nós estamos nesta estrada
“Caminho para o discipulado”
Vamos espalhar Boa Notícia:
O Mestre está conosco, ao nosso lado
Quando Ele fala e esclarece
Quando o Mestre vai partir o pão
Se faz o Reino. É catequese
É motivo pra celebração
Assim então seus olhos se abriram
Voltaram o rosto dele a contemplar
O Mestre se revela na partilha
E a fé em seus amigos faz voltar
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
Hoje nós estamos nesta mesa
Partilha, vida, força e salvação
Retirar de nós toda cegueira
E levar a luz para os irmãos
Quando Ele fala e esclarece...
À missão então eles partiram
O que viram foram anunciar
“Ele está vivo em nosso meio
Vinde, venham todos se alegrar”
Hoje somos nós os seus discípulos
E esta missão nós acolhemos
Emaús, lição de catequese
É com Cristo que a aprendemos
Quando Ele fala e esclarece...
4. Sinal da cruz e saudação presidencial
5. Recordação da Vida (sentados)
Anim.: Nos reunimos ao redor da mesa da palavra e da mesa da eucarístia para celebrar a presença do Ressuscitado, razão da nossa fé, fonte que nos alimenta no caminho do discipulado. Neste dia recordamos especialmente a vocação e missão do catequista, pois celebramos o Dia do Catequista. A vocação do catequista é a vocação do profeta – aquele/a que fala em nome de Deus – a serviço da comunidade a que pertence.
Sendo Servidor da Palavra, o catequista partilha e possibilita a experiência do encontro com Jesus Cristo. Neste dia queremos estar em comunhão com todos esses queridos educadores da fé e elevar ao Pai nossa prece de louvor pelos 800 mil catequistas, presentes em nossas comunidades, promotores de uma “catequese, caminho para o discipulado”.
É momento de fazer memória e lembrar os acontecimentos, as pessoas, que edificaram nossa caminhada com seu testemunho. (Banner ou faixa com os principais acontecimentos da caminhada catequética nas dioceses, paróquias e comunidades. Em silêncio o banner é lentamente aberto para que seja visualizado por todos).
6. Ato Penitencial (em pé)
Celebração do Dia do Catequista 2010
Canto
- Senhor tende piedade e perdoai a nossa culpa e perdoai a nossa culpa.
Refrão: Porque nós somos vosso povo, que vem pedir vosso perdão.
- Cristo tende piedade e perdoai a nossa culpa e perdoai a nossa culpa.
- Senhor tende piedade e perdoai a nossa culpa e perdoai a nossa culpa.
Glória (em pé)
1. Glória a Deus nos altos céus!
Paz na terra seus amados!
A vós louvam, Rei celeste
os que foram libertados!
Refr.: Glória a Deus lá nos céus,
E paz aos seus!
Amém! Amém! Amém!
2. Deus e Pai, nós vos louvamos,
adoramos, bendizemos:
Damos glória ao vosso nome,
vossos dons agradecemos.
3. Senhor nosso, Jesus Cristo,
Unigênito do Pai,
vós, de Deus Cordeiro Santo,
nossas culpas perdoai!
4. Vós que estais junto do Pai,
como o nosso intercessor,
acolhei nossos pedidos,
atendei nosso clamor!
5. Vós somente sois o Santo,
o Altíssimo, o Senhor,
com o Espírito Divino,
de Deus Pai nosso esplendor!
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
7. Oração do dia
8. Liturgia da Palavra
Entronização da Palavra
Primeira Leitura: Eclo 3, 19-21.30-31
Salmo 67 (68)
Segunda Leitura: Hb 12,18-19.22-24a
Aclamação ao Evangelho
A Palavra está perto de ti
Em tua boca em teu coração
9. Evangelho – Lc 14,1.7-14
Homilia (em forma de leitura orante)
Leitura Orante: O QUE DIZ O TEXTO? Ler atentamente o texto.
(a leitura poderá ser repetida)
Jesus aceita o convite a um banquete no sábado na casa de um dos chefes dos fariseus. Aproveita a ocasião para deixar seus ensinamentos, mesmo sabendo que está sendo vigiado por alguns fariseus convidados, que querem encontrar qualquer motivo para acusá-lo. O ensinamento de Jesus se dá através da parábola destinada aos convidados e alguns conselhos à pessoa que fez o convite.
Aos convidados Jesus aconselha a não procurar os melhores lugares, pois “quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. Jesus dá alguns conselhos também à pessoa que faz o convite. Primeiramente, o convite não deve ser feito em vista de uma retribuição pois, ao fazer o bem, devemos servir livremente, sem interesses. A grande recompensa é saber que estamos servindo a Deus e nos tornando pessoas mais fraternas. Enfim, o Reino é para todos e nossa hospitalidade deve alcançar a todos, principalmente os desprezados e excluídos.
Nesse banquete se prefigura a refeição eucarística e se anuncia o banquete celeste. É o banquete da “inclusão”, é para todos, inclusive para os
Celebração do Dia do Catequista 2010
que estão à margem, fora do jogo de interesses, os considerados “descartáveis”. É o banquete que sinaliza o grande amor universal de Deus, que nos quer ver como uma grande família de irmãos, descobrindo que a caridade fraterna traz em si uma recompensa maior do que qualquer coisa que os poderes deste mundo possam nos oferecer. Deus nos quer vivendo a gratificante experiência da plena humanização no acolhimento do outro, em quem descobrimos também as riquezas do mesmo poder criador que nos deu tantos dons e talentos..
Meditação: O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM/PARA VOCÊS, HOJE?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
Na minha experiência como “Catequista” o que significa viver a gratuidade, a prática da caridade?
O que podemos fazer para que em nossas comunidades aconteça uma catequese inclusiva?
Como transformar as nossas Igrejas, em comunidades acolhedoras e servidoras?
Pensando nas muitas injustiças e desrespeitos aos direitos da pessoa humana que vemos na sociedade, disseram os bispos na conferência de Aparecida “O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante dessas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte”.
Diante dos problemas humanos da nossa realidade, como cultivar os valores evangélicos e criar possibilidades para que o REINO aconteça?
Oração: O QUE O TEXTO ME LEVA/NOS LEVA A DIZER A DEUS?
Preces, louvores, súplicas....
Contemplação: COMO O TEXTO ILUMINA O MEU/O NOSSO AGIR?
Nesse momento se recomenda silêncio, para que as pessoas possam fazer um momento de interiorização. É o momento de “mergulhar” no MISTÉRIO DE DEUS.
10 Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
10. Liturgia Eucarística
Preparação das Oferendas
Canto: A liberdade haverá
1. As mesmas mãos que plantaram a semente aqui estão
O mesmo pão que a mulher preparou aqui está
O vinho novo que a uva sangrou jorrará no nosso altar!
Refr.: /: A liberdade haverá, a igualdade haverá
E nesta festa onde a gente é irmão
O Deus da vida se faz comunhão:/
2. Na flor do altar, o sonho da paz mundial
A luz acesa é fé que palpita hoje em nós
Do livro aberto o amor se derrama total no nosso altar.
3. Bendito sejam os frutos da terra de Deus.
Benditos sejam o trabalho e a nossa união
Bendito seja Jesus que conosco estará além do altar.
Prece Eucarística:
11. Rito da Comunhão
Pai-Nosso
Fração do Pão
Canto de Comunhão: Felizes Convidados
Felizes os convidados
Ao banquete da alegria
Comungar na santa ceia
Com Jesus em companhia! ( Lc 24,28-31)
Jesus disse: “Eu sou o pão da vida
Quem comer deste pão viverá (Jo 6,51)
E o meu sangue é completa bebida
Quem beber nunca mais morrerá” (Jo 6, 54)
Celebração do Dia do Catequista 2010 11
Jesus disse: “Eu sou o caminho
E a verdade que faz libertar (Jo 14,6)
Quem me segue não anda sozinho
No reinado da luz chegará”
Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo
Quem me segue não vai se perder (Jo 12,46)
Sou o amor do amor mais profundo
E quem ama vai resplandecer” (Jo 13,34-35)
Jesus disse: “Eu vim trazer vida
Para todos sem ter distinção (Jo 10,10)
A riqueza sem ser repartida
Leva o dono pra condenação”
Jesus disse: “O meu reino é alegria
É banquete, é festa de paz (Lc 14,15-24)
Quem é pobre e padece agonia
Vem primeiro e não sofre jamais”
Jesus veio trazer novo jeito
Do poder que é serviço ao irmão (Jo 13,14-17)
Foi o Servo fiel e perfeito:
Lavou pés, abraçou, deu perdão!
Oração após a comunhão:
12. Ritos Finais
Rito do Envio: apresenta-se recipiente com óleo perfumado em seguida faz a oração e unção dos catequistas.
ORAÇÃO PARA UNÇÃO DOS CATEQUISTAS:
Ó Deus, com a força do teu Espírito ungistes os primeiros discípulos e discípulas de Jesus. Com a mesma força nos unge HOJE para a missão de anunciar e testemunhar as tuas maravilhas.
É todo nosso SER que agora UNGIDO, CONSAGRADO É ENVIADO EM MISSÃO.
Como CATEQUISTAS, renovamos o desejo de proclamar tua Palavra. Que ela nos ilumine e que tenhamos corações ardentes ao dar testemunho dela.
12 Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
Que teu Espírito nos ensine a arte de explicar as Escrituras e de mergulhar na experiência do Mistério.
Tudo isso te pedimos em nome de Jesus, O RESSUSCITADO que vive e reina para sempre. Amém!
Canto:
1. Ide por todo o universo meu reino anunciar,
dizei a todos os povo que eu vim pra salvar.
Quero que todos conheçam a luz da verdade,
Possam trilhar os caminhos da felicidade.
/:Ide anunciar minha paz, ide sem olhar pra traz!
Estarei convosco e serei vossa Luz na missão:/
2. Vós sois os meus mensageiros e meus missionários.
Ide alvar o meu povo de tantos calvários.
Minha verdade liberta e a vida promove,
meu Evangelho ilumina e as trevas remove.
3. Eu anunciei o meu Reino na cruz e no templo,
dei minha vida por todos, deixei meu exemplo.
Quem por amor der a vida, será meu amigo
e na riqueza do pai terá parte comigo!
Benção:
Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade
e infunda em vós a sabedoria da salvação.
R. Amém.
Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé
e vos faça perseverar nas boas obras.
R. Amém.
Oriente para ele os vossos passos,
e vos mostre o caminho do discipulado, da caridade e da paz.
R. Amém.
Celebração do Dia do Catequista 2010 13
Abençoe-vos Deus todo-poderoso,
Pai e Filho + e Espírito Santo.
R. Amém.
Canto Final: A SERVIÇO DA PALAVRA
Pe. Ney Brasil
O nosso coração sente calor
Quando Ele nos explica as Escrituras
O nosso coração de amor se inflama
Quando Ele para nós reparte o pão (Lc 24,32-35)
Catequese, catequese é o caminho
Que o discípulo conduz para a missão
Catequistas a serviço da Palavra
Construamos a Igreja em comunhão
Se nós permanecermos na Palavra
Discípulos fiéis nos tornaremos
Assim conheceremos a Verdade
E a luz do Evangelho espalharemos (cf. Jo 8,31-32)
É pela pregação que vem a fé
Portanto se calarmos não crerão (cf. Rm 10,14-17)
Jesus conta conosco e nos envia
Desata-nos a língua e o coração
Deixai venham a mim os pequeninos (Mc 10,14)
Aos jovens e aos adultos anunciai
A todos convidai: “Venham e vejam” (Jo 1,39)
Convosco eu estarei, ide e ensinai (cf. Mt 28,20)
14 Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
ORAÇÃO DO(A) CATEQUISTA
Senhor,
como os discípulos de Emaús, somos peregrinos.
Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese
caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras,
testemunhas de fé, de esperança e caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-Te
nas situações em que a vida está ameaçada.
Aquece nosso coração,
para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra,
fonte de vida e missão.
Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão,
alimento para a caminhada.
Permanece conosco!
Faze de nós discípulos missionários,
a exemplo de Maria, a discípula fiel,
sendo testemunhas da tua Ressurreição.
Tu que és o Caminho para o Pai. Amém
ORIENTAÇÕES
Caríssimos/as Catequistas
Paz e Bem!
Estamos a caminho de uma aproximação cada vez maior entre catequese e liturgia. A proposta de uma catequese de inspiração catecumenal e que esteja a serviço da Iniciação à Vida Cristã considera a dimensão litúrgica fundamental.
Com essas intuições, apresentamos a proposta de uma Celebração para o DIA DO CATEQUISTA, que poderá servir tanto para a Celebração Eucarística como para a Celebração da Palavra, fazendo as adequações necessárias.
Querido/a Catequista, recomendamos que a Celebração seja preparada com antecedência pela equipe de liturgia juntamente com a equipe de cantos. Cuide para que a simbologia, o ambiente, a procissão, os ritos, os gestos, os cantos estejam de acordo com o que está sendo sugerido. Poderão ser feitas as adaptações necessárias, mas que não diminuam o significado, o sentido daquilo que está sendo celebrado.
Alguns cantos estão nos CDs: “Catequese, caminho para o discipulado”- Ano Catequético - Paulinas- “Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo” Frei Luiz Turra – Paulinas.
O DIA DO CATEQUISTA
será celebrado no dia 29 de agosto
(5º Domingo do mês).
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
PARA REFLETIR
“Como superar séculos de divisão entre matéria e espírito, corpo e alma, sentimento e ideia? Como recuperar a vivência unitária de nossa pessoa? Como tomar consciência dos nossos corpos? Como recuperar o realismo corporal dos gestos sacramentais? Os sacramentos, assim como toda liturgia, nos propõem um conjunto de ações simbólicas, gestos corporais que permitem à comunidade entrar em comunhão com o Senhor e se engajar em seu caminho, aqui e agora. Quando levantamos as mãos em prece, elas expressam o desejo que brota do fundo de nós mesmos? Deixamo-nos envolver pela beleza das flores, ou das cores que o sol projeta na parede, ou das formas arquitetônicas do local? Vibramos com o toque do atabaque ou do violão e acompanhamos o ritmo com movimentos do corpo?” (Ione Buyst, Liturgia de Coração, p.64)
Celebração do Dia do Catequista 2010
CELEBRAÇÃO PARA O
DIA DO(A) CATEQUISTA
1. Chegada – silêncio e oração pessoal
2. Refrão Meditativo
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel, é fiel.
Fiel é aquele que vos chamou.
3. Procissão de Entrada
(Círio Pascal, água, catequistas e catequizandos. Outros símbolos da realidade local)
Canto: CATEQUESE, CAMINHO PARA O DISCIPULADO
Flávio Porto
Os seus corações se abrasavam
Voltaram a voz do Mestre a escutar
Jesus se pôs com eles conversando
De novo a esperança fez brilhar
Hoje nós estamos nesta estrada
“Caminho para o discipulado”
Vamos espalhar Boa Notícia:
O Mestre está conosco, ao nosso lado
Quando Ele fala e esclarece
Quando o Mestre vai partir o pão
Se faz o Reino. É catequese
É motivo pra celebração
Assim então seus olhos se abriram
Voltaram o rosto dele a contemplar
O Mestre se revela na partilha
E a fé em seus amigos faz voltar
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
Hoje nós estamos nesta mesa
Partilha, vida, força e salvação
Retirar de nós toda cegueira
E levar a luz para os irmãos
Quando Ele fala e esclarece...
À missão então eles partiram
O que viram foram anunciar
“Ele está vivo em nosso meio
Vinde, venham todos se alegrar”
Hoje somos nós os seus discípulos
E esta missão nós acolhemos
Emaús, lição de catequese
É com Cristo que a aprendemos
Quando Ele fala e esclarece...
4. Sinal da cruz e saudação presidencial
5. Recordação da Vida (sentados)
Anim.: Nos reunimos ao redor da mesa da palavra e da mesa da eucarístia para celebrar a presença do Ressuscitado, razão da nossa fé, fonte que nos alimenta no caminho do discipulado. Neste dia recordamos especialmente a vocação e missão do catequista, pois celebramos o Dia do Catequista. A vocação do catequista é a vocação do profeta – aquele/a que fala em nome de Deus – a serviço da comunidade a que pertence.
Sendo Servidor da Palavra, o catequista partilha e possibilita a experiência do encontro com Jesus Cristo. Neste dia queremos estar em comunhão com todos esses queridos educadores da fé e elevar ao Pai nossa prece de louvor pelos 800 mil catequistas, presentes em nossas comunidades, promotores de uma “catequese, caminho para o discipulado”.
É momento de fazer memória e lembrar os acontecimentos, as pessoas, que edificaram nossa caminhada com seu testemunho. (Banner ou faixa com os principais acontecimentos da caminhada catequética nas dioceses, paróquias e comunidades. Em silêncio o banner é lentamente aberto para que seja visualizado por todos).
6. Ato Penitencial (em pé)
Celebração do Dia do Catequista 2010
Canto
- Senhor tende piedade e perdoai a nossa culpa e perdoai a nossa culpa.
Refrão: Porque nós somos vosso povo, que vem pedir vosso perdão.
- Cristo tende piedade e perdoai a nossa culpa e perdoai a nossa culpa.
- Senhor tende piedade e perdoai a nossa culpa e perdoai a nossa culpa.
Glória (em pé)
1. Glória a Deus nos altos céus!
Paz na terra seus amados!
A vós louvam, Rei celeste
os que foram libertados!
Refr.: Glória a Deus lá nos céus,
E paz aos seus!
Amém! Amém! Amém!
2. Deus e Pai, nós vos louvamos,
adoramos, bendizemos:
Damos glória ao vosso nome,
vossos dons agradecemos.
3. Senhor nosso, Jesus Cristo,
Unigênito do Pai,
vós, de Deus Cordeiro Santo,
nossas culpas perdoai!
4. Vós que estais junto do Pai,
como o nosso intercessor,
acolhei nossos pedidos,
atendei nosso clamor!
5. Vós somente sois o Santo,
o Altíssimo, o Senhor,
com o Espírito Divino,
de Deus Pai nosso esplendor!
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
7. Oração do dia
8. Liturgia da Palavra
Entronização da Palavra
Primeira Leitura: Eclo 3, 19-21.30-31
Salmo 67 (68)
Segunda Leitura: Hb 12,18-19.22-24a
Aclamação ao Evangelho
A Palavra está perto de ti
Em tua boca em teu coração
9. Evangelho – Lc 14,1.7-14
Homilia (em forma de leitura orante)
Leitura Orante: O QUE DIZ O TEXTO? Ler atentamente o texto.
(a leitura poderá ser repetida)
Jesus aceita o convite a um banquete no sábado na casa de um dos chefes dos fariseus. Aproveita a ocasião para deixar seus ensinamentos, mesmo sabendo que está sendo vigiado por alguns fariseus convidados, que querem encontrar qualquer motivo para acusá-lo. O ensinamento de Jesus se dá através da parábola destinada aos convidados e alguns conselhos à pessoa que fez o convite.
Aos convidados Jesus aconselha a não procurar os melhores lugares, pois “quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. Jesus dá alguns conselhos também à pessoa que faz o convite. Primeiramente, o convite não deve ser feito em vista de uma retribuição pois, ao fazer o bem, devemos servir livremente, sem interesses. A grande recompensa é saber que estamos servindo a Deus e nos tornando pessoas mais fraternas. Enfim, o Reino é para todos e nossa hospitalidade deve alcançar a todos, principalmente os desprezados e excluídos.
Nesse banquete se prefigura a refeição eucarística e se anuncia o banquete celeste. É o banquete da “inclusão”, é para todos, inclusive para os
Celebração do Dia do Catequista 2010
que estão à margem, fora do jogo de interesses, os considerados “descartáveis”. É o banquete que sinaliza o grande amor universal de Deus, que nos quer ver como uma grande família de irmãos, descobrindo que a caridade fraterna traz em si uma recompensa maior do que qualquer coisa que os poderes deste mundo possam nos oferecer. Deus nos quer vivendo a gratificante experiência da plena humanização no acolhimento do outro, em quem descobrimos também as riquezas do mesmo poder criador que nos deu tantos dons e talentos..
Meditação: O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM/PARA VOCÊS, HOJE?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
Na minha experiência como “Catequista” o que significa viver a gratuidade, a prática da caridade?
O que podemos fazer para que em nossas comunidades aconteça uma catequese inclusiva?
Como transformar as nossas Igrejas, em comunidades acolhedoras e servidoras?
Pensando nas muitas injustiças e desrespeitos aos direitos da pessoa humana que vemos na sociedade, disseram os bispos na conferência de Aparecida “O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante dessas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte”.
Diante dos problemas humanos da nossa realidade, como cultivar os valores evangélicos e criar possibilidades para que o REINO aconteça?
Oração: O QUE O TEXTO ME LEVA/NOS LEVA A DIZER A DEUS?
Preces, louvores, súplicas....
Contemplação: COMO O TEXTO ILUMINA O MEU/O NOSSO AGIR?
Nesse momento se recomenda silêncio, para que as pessoas possam fazer um momento de interiorização. É o momento de “mergulhar” no MISTÉRIO DE DEUS.
10 Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
10. Liturgia Eucarística
Preparação das Oferendas
Canto: A liberdade haverá
1. As mesmas mãos que plantaram a semente aqui estão
O mesmo pão que a mulher preparou aqui está
O vinho novo que a uva sangrou jorrará no nosso altar!
Refr.: /: A liberdade haverá, a igualdade haverá
E nesta festa onde a gente é irmão
O Deus da vida se faz comunhão:/
2. Na flor do altar, o sonho da paz mundial
A luz acesa é fé que palpita hoje em nós
Do livro aberto o amor se derrama total no nosso altar.
3. Bendito sejam os frutos da terra de Deus.
Benditos sejam o trabalho e a nossa união
Bendito seja Jesus que conosco estará além do altar.
Prece Eucarística:
11. Rito da Comunhão
Pai-Nosso
Fração do Pão
Canto de Comunhão: Felizes Convidados
Felizes os convidados
Ao banquete da alegria
Comungar na santa ceia
Com Jesus em companhia! ( Lc 24,28-31)
Jesus disse: “Eu sou o pão da vida
Quem comer deste pão viverá (Jo 6,51)
E o meu sangue é completa bebida
Quem beber nunca mais morrerá” (Jo 6, 54)
Celebração do Dia do Catequista 2010 11
Jesus disse: “Eu sou o caminho
E a verdade que faz libertar (Jo 14,6)
Quem me segue não anda sozinho
No reinado da luz chegará”
Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo
Quem me segue não vai se perder (Jo 12,46)
Sou o amor do amor mais profundo
E quem ama vai resplandecer” (Jo 13,34-35)
Jesus disse: “Eu vim trazer vida
Para todos sem ter distinção (Jo 10,10)
A riqueza sem ser repartida
Leva o dono pra condenação”
Jesus disse: “O meu reino é alegria
É banquete, é festa de paz (Lc 14,15-24)
Quem é pobre e padece agonia
Vem primeiro e não sofre jamais”
Jesus veio trazer novo jeito
Do poder que é serviço ao irmão (Jo 13,14-17)
Foi o Servo fiel e perfeito:
Lavou pés, abraçou, deu perdão!
Oração após a comunhão:
12. Ritos Finais
Rito do Envio: apresenta-se recipiente com óleo perfumado em seguida faz a oração e unção dos catequistas.
ORAÇÃO PARA UNÇÃO DOS CATEQUISTAS:
Ó Deus, com a força do teu Espírito ungistes os primeiros discípulos e discípulas de Jesus. Com a mesma força nos unge HOJE para a missão de anunciar e testemunhar as tuas maravilhas.
É todo nosso SER que agora UNGIDO, CONSAGRADO É ENVIADO EM MISSÃO.
Como CATEQUISTAS, renovamos o desejo de proclamar tua Palavra. Que ela nos ilumine e que tenhamos corações ardentes ao dar testemunho dela.
12 Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
Que teu Espírito nos ensine a arte de explicar as Escrituras e de mergulhar na experiência do Mistério.
Tudo isso te pedimos em nome de Jesus, O RESSUSCITADO que vive e reina para sempre. Amém!
Canto:
1. Ide por todo o universo meu reino anunciar,
dizei a todos os povo que eu vim pra salvar.
Quero que todos conheçam a luz da verdade,
Possam trilhar os caminhos da felicidade.
/:Ide anunciar minha paz, ide sem olhar pra traz!
Estarei convosco e serei vossa Luz na missão:/
2. Vós sois os meus mensageiros e meus missionários.
Ide alvar o meu povo de tantos calvários.
Minha verdade liberta e a vida promove,
meu Evangelho ilumina e as trevas remove.
3. Eu anunciei o meu Reino na cruz e no templo,
dei minha vida por todos, deixei meu exemplo.
Quem por amor der a vida, será meu amigo
e na riqueza do pai terá parte comigo!
Benção:
Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade
e infunda em vós a sabedoria da salvação.
R. Amém.
Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé
e vos faça perseverar nas boas obras.
R. Amém.
Oriente para ele os vossos passos,
e vos mostre o caminho do discipulado, da caridade e da paz.
R. Amém.
Celebração do Dia do Catequista 2010 13
Abençoe-vos Deus todo-poderoso,
Pai e Filho + e Espírito Santo.
R. Amém.
Canto Final: A SERVIÇO DA PALAVRA
Pe. Ney Brasil
O nosso coração sente calor
Quando Ele nos explica as Escrituras
O nosso coração de amor se inflama
Quando Ele para nós reparte o pão (Lc 24,32-35)
Catequese, catequese é o caminho
Que o discípulo conduz para a missão
Catequistas a serviço da Palavra
Construamos a Igreja em comunhão
Se nós permanecermos na Palavra
Discípulos fiéis nos tornaremos
Assim conheceremos a Verdade
E a luz do Evangelho espalharemos (cf. Jo 8,31-32)
É pela pregação que vem a fé
Portanto se calarmos não crerão (cf. Rm 10,14-17)
Jesus conta conosco e nos envia
Desata-nos a língua e o coração
Deixai venham a mim os pequeninos (Mc 10,14)
Aos jovens e aos adultos anunciai
A todos convidai: “Venham e vejam” (Jo 1,39)
Convosco eu estarei, ide e ensinai (cf. Mt 28,20)
14 Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
ORAÇÃO DO(A) CATEQUISTA
Senhor,
como os discípulos de Emaús, somos peregrinos.
Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese
caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras,
testemunhas de fé, de esperança e caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-Te
nas situações em que a vida está ameaçada.
Aquece nosso coração,
para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra,
fonte de vida e missão.
Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão,
alimento para a caminhada.
Permanece conosco!
Faze de nós discípulos missionários,
a exemplo de Maria, a discípula fiel,
sendo testemunhas da tua Ressurreição.
Tu que és o Caminho para o Pai. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário