PASCOM
A Capela São Vicente de Paulo está iniciando neste mês, o primeiro trabalho oficial com a Pastoral da Comunicação (PASCOM), tendo como início desta atividade este Informativo Mensal.
O objetivo desta pastoral é proporcionar aos moradores de nossa comunidade, Jardim Aliança, como também aos demais amigos em Cristo, a evangelização através da divulgação dos trabalhos dos movimentos espirituais, pastorais específicas e associações afins. Articular junto aos mesmos no intuito de proporcionar a unidade paroquial.
A cada mês, publicaremos matérias sobre a PASCOM, ajudando desta forma, nossa comunidade a compreender este novo trabalho pastoral.
Este primeiro trabalho está sendo possível, pela iniciativa e motivação de nosso caro Padre Lourenço Mika (foto), o qual está nos orientando a seguir o melhor caminho para a divulgação dos trabalhos.Mas há muita gente envolvida neste nascimento da PASCOM: além da equipe que faz o informativo, contamos com a boa vontade de muitos irmãos da comunidade, que colaboram na distribuição e divulgação. São eles: Albina Mendes,Ana Cristina Mendes,Dirlene Machado Pereira,Francisca Mendes,Izabella Cristina dos Santos,Joana Dibax, Luciana Mendes,Marco Torquato,Lurdes Pietroski, Mayara Cristina dos Santos, Priscila F. Santos, Renan Maia,Sandra Barchik, Tarcila Peressuti, Teresinha Muller e Viviane Oliveira.
Além do boletim impresso já está no ar o blog da Capela. Faça parte e enriqueça nossa equipe.
“Sem a ajuda da graça, os homens não seriam capazes de 'descobrir o caminho, muitas vezes estreito, entre a covardia que cede ao mal e a violência que, julgando combatê-lo, o agrava'. É o caminho da caridade, ou seja, do amor de Deus e do próximo. A caridade constitui o maior mandamento social. Ela respeita o outro e os seus direitos, exige a prática da justiça, de que só ela nos torna capazes e inspira-nos uma vida de entrega: 'Quem procurar preservar a vida, há de perdê-la; quem a perder, há de salvá-la' (Lc 17, 33)”.
(Catecismo da Igreja Católica, 1889).
EDITORIAL
Você está lendo o primeiro exemplar do Informativo Capela São Vicente de Paulo. O plano é implantar um boletim impresso mensal em cada comunidade da Paróquia Santa Cândida. Também, aos poucos, cada comunidade vai construir um site ou um blog. Já está sendo coletada a lista dos e-mails dos participantes de cada comunidade para o envio semanal dos informes. Será aprimorado o uso do datashow e do telão em cada igreja e no salão de reuniões. Cada capela formará uma equipe da Pascom, tendo uma pessoa encarregada para cada segmento. Oportunamente, haverá uma tarde de formação. Esses são os planos imediatos da Pastoral da Comunicação (Pascom). A mensagem do Papa Bento XVI referente ao Dia Mundial da Comunicação de 2010 incentiva o uso da tecnologia eletrônica para a evangelização.
CATEQUESE
Jesus, pregando à multidão, exultou no Espírito, alegrou-se em seu coração e rendeu graças ao Pai porque o povo simples ia se abrindo à compreensão do anúncio do Reino: “Pai, eu te rendo graças” (Mt 11,25). É esta a alegria do catequista.
Exulta no seu coração, porque continuando a missão de Jesus, vai comunicando aos outros o mistério do amor de Deus. A Catequese é o eco das palavras de Jesus e a vibração de quem proclama a beleza insondável do projeto salvífico do Pai.
No meio da sociedade tão alterada pelo individualismo, pelo descontrole do prazer, pela ambição, Jesus Cristo continua convocando os jovens de hoje para oferecer a todos os verdadeiros valores.
Aos jovens cabe, mais do que nunca, a missão de serem “catequistas” nos ambientes em que vivem, manifestando pelo exemplo a alegria do seguimento de Jesus. É preciso anunciar, pela própria vida feliz, a beleza do amor gratuito, do desapego e da partilha, da reconciliação e da esperança em Cristo Ressuscitado: “Caminho, Verdade e Vida”.
Fonte: Jornal Missão Jovem
Conheça melhor a nossa Capela São Vicente de Paulo
A capela São Vicente de Paulo existe desde o início da década de 1970 e é parte da Paróquia Santa Cândida da Arquidiocese de Curitiba. Somos uma comunidade de fé que se reúne todo sábado às 19h15min para a celebração da Santa Missa, e que procura semear o amor de Deus e aprofundar a vivência na fé para todos os seus participantes.
A exemplo de nosso padroeiro, o Pai da Caridade, somos chamados a servir a Deus no irmão, e procuramos partilhar o pouco que temos com os irmãos mais necessitados.
Quem passa pela capela percebe a evolução da nossa construção, graças ao trabalho doado por muitos irmãos que participam do mutirão aos sábados.
Estamos trabalhando na conclusão do salão e na construção do centro catequético, para dar melhor suporte aos trabalhos de formação na comunidade.
A comunidade se esmera na preparação das celebrações, e também se reúne para orar e para sair em missão. Todos os irmãos são chamados a participar das mais diversas pastorais: Liturgia e Canto Litúrgico, Coroinhas, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Apostolado da Oração,Catequese, Catecumenato, Missionários, Mensageiras de Capelinhas, Batismo,Dízimo, Ação Social e a recém-criada Pastoral da Comunicação. Ainda, há o pessoal do Conselho Administrativo-Econômico, que cuida da infraestrutura da capela e dos assuntos financeiros. Através deste informativo, a cada mês, o trabalho das pastorais será detalhadamente apresentado.
Temos a certeza de que a comunidade é o lugar que Deus escolheu para nos fazer crescer: nossa oração é mais forte quando estamos unidos, o amor cresce em nós quando podemos partilhá-lo com os outros, e também aprendemos a dividir tarefas, responsabilidades e sonhos. Dessa forma, pretendemos irradiar o amor de Deus a todos os cantos do nosso bairro, levando o consolo e a alegria que só Ele pode nos dar.
Venha nos visitar! Esperamos poder acolher você e sua família e sermos bons semeadores da graça de Deus na sua vida!
Paula A. Nieviadonski Spisila
Apostolado da Oração
O mês de junho foi dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Mas, o que significa essa devoção? Dedicaremos esta página para esclarecer e informar sobre o trabalho do Apostolado da Oração. Esperamos que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus possa conquistá-lo também.
A devoção ao Sagrado Coração se iniciou na Europa, na Idade Média. A festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus (celebrada oito dias depois do Corpus Christi) foi introduzida pelo Papa Clemente XIII, em 1765.
Em 16 de junho de 1675, numa das manifestações de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, durante a exposição do Santíssimo Sacramento, Jesus descobriu seu Coração e disse-lhe: “Eis o Coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que têm por Mim, nesse Sacramento de Amor”.
O Apostolado da Oração pretende alcançar a santificação pessoal e a salvação do mundo mediante a devoção ao Sagrado Coração. Toda primeira sexta-feira do mês, um grupo de pessoas se reúne para dedicar suas orações ao Sagrado Coração de Jesus, pedindo a Ele proteção ao mundo. A cada mês, o próprio papa Bento XVI apresenta uma intenção geral e um intenção missionária para oferecer as orações pelas necessidades do mundo.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus na Capela São Vicente de Paulo acontece toda primeira sexta-feira do mês: missa às 19 horas, seguida da hora-santa com o Apostolado da Oração. Todos são convidados a participar!
Paula A. Nieviadonski Spisila
O QUE VEM POR AÍ...
Para a edição de setembro do Informativo da Capela São Vicente de Paulo, estamos preparando uma matéria especial sobre a história da comunidade. Você também pode colaborar: se tiver fotos de eventos realizados na capela em anos anteriores, traga-as para nós!
As fotos poderão ser entregues para a Pastoral do Dízimo a cada sábado, antes e depois da celebração, até o dia 21 de agosto. Não esqueça de colocar seu nome e um telefone de contato atrás da foto, para que possamos devolvê-la depois.
Você também faz parte dessa história... ajude-nos a preservá-la!
AGRADECIMENTO
Quem participa das promoções da Capela deve perceber que os almoços contam com uma boa infraestrutura. Além do valiosíssimo trabalho voluntário da equipe da cozinha e dos esforços do CAE, contamos com a gentil colaboração do Restaurante Biveras, que cede as instalações do buffet para os eventos, tudo para tornar ainda mais agradável o clima durante as nossas promoções, que se tornaram importantes encontros de confraternização da comunidade. Aproveitamos este espaço para dirigir nossos agradecimentos a mais este parceiro: o Restaurante Biveras.
Contato através do telefone 3621-2239.
CMEI CANTINHO DO SOL PRECISA DE CUIDADOS
Já pensou nisso? Então, vamos cuidar do que é para todos!
CMEI Cantinho do Sol agradece
Aos anunciantes, nossos agradecimentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário