sexta-feira, 16 de abril de 2010

Boletim Semanal da Arquidiocese de Curitiba

Boletim Semanal da Arquidiocese de Curitiba
15 de abril de 2010

Notícias Locais

  1. Ordenação EpiscopalMutirão de Ação Solidária
  2. Encontro de Animadores Vocacionais
  3. Novena de São José
  4. Pastoral da Pessoa Idosa
  5. Encontro dos padres
  6. Encontro de casais
  7. Fundo Diocesano de Solidariedade
  8. Novo livro do Pe. Anacleto

Outras notícias

  1. Feira de Econonia Solidária
  2. Oficina de Turismo Religioso
  3. Quem é o Homem do Sudário?

.Notícias Locais

1. Ordenação Episcopal
O monsenhor Rafael Biernaski será ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba hoje, quinta-feira (15), às 19h, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no centro de Curitiba. Dom Geraldo Majella, arcebispo de São Salvador e primaz do Brasil, Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba e Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba serão os bispos ordenantes. O novo bispo, que volta para sua cidade natal após 22 anos em Roma, ficará responsável pela Área Centro Oeste da Arquidiocese.
A celebração será transmitida pela RÁD IO EVANGELIZAR AM1060.

2. Mutirão de Ação Solidária

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba realiza no sábado (17), das 9h às 17h, um Mutirão de Ação Solidária, na paróquia São Pedro, no bairro Umbará. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e autoridades para a promoção da saúde e prevenção de doenças. O evento vai contar com a parceria de diversas instituições que irão ministrar palestras e prestar orientações sobre saúde mental, doenças cardiovasculares, doenças renais, técnicas de estimulação neural e qualidade de vida, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame preventivo de câncer do colo do útero e vacinação contra a gripe AH1 N1, entre outras. A paróquia fica na Rua Nicola Pelanda, 5.000.

3. Encontro de Animadores Vocacionais

Acontece neste domingo (18), das 8h às 17h, o VI Encontro Arquidiocesano de Animadores Vocacionais com o tema "III Congresso Vocacional do Brasil. O Encontro que vai contar com a assessoria do padre Ângelo Mezzari será realizado na Casa Central das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família. Informações pelo telefone: 2105-6320.

4. Novena de São José

Também neste domingo (18), será celebrado, no Seminário São José, o segundo dia da Novena de São José com o tema: "São José, esposo de Maria". A celebração ocorre às 10h30 e terá também a bênção das cestas de Páscoa e dos alimentos. O Seminário fica na BR 277 KM 99 (Campo Largo – Curitiba). A novena em honra a São José segue até o mês de novembro. Informações pelo telefone: 3285-4097.

5. Pastoral da Pessoa Idosa

Será realizada no dia 20 de abril, das 13h30 às 17h, a Assembléia Arquidiocesana para os grupos de Terceira Idade, Grupos de Convivência e Grupos da Melhor Idade. As inscrições podem ser feita no Cenáculo Arquidiocesano (junto a Igreja da Ordem), local do encontro.

6. Encontro dos padres

A Comissão Regional dos Presbíteros realiza no dia 20 de abril um Encontro dos Padres do Paraná no ano sacerdotal. Além da participação de diversos padres do Estado o Encontro vai contar também com a presença do padre Luis Mosconi, de Belém do Pará, que tem levado para todo o Brasil as Santas Missões Populares e Dom Leonardo Steimer da Prelazia de São Felix do Araguaia/MT.

7. Encontro de casais

A paróquia São João Batista Precursor e o Movimento de Conscientização Cristã Sagrada Família - convidam os casais para participar do "30º encontro de Casais" de 23 a 25 de abril. Mais informações na secretaria da paróquia pelo telefone: 3373-1349 ou pelo emailmccsagradafamilia@gmail.com ou site: www.mccsagradafamilia.ning.com.

8. Fundo Diocesano de Solidariedade

Está aberto o Edital para apresentação de projetos ao Fundo Diocesano de Solidariedade 2010 – Ano III. Os recursos são provenientes da arrecadação feita pela Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A cada ano as dioceses de todo país escolhem alguns gestos concretos para aplicar 60% da Coleta recolhida no Domingo de Ramos. Os outros 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade, que são aplicados em projetos, de acordo com as prioridades do tema anual da CF. Os recursos do FDS são destinados aos grupos organizados, associações, comunidades, paróquias, dioceses, pastorais, organizações sociais, movimentos populares e outros. Confira o Edital na íntegra no portal

www.arquidiocesedecuritiba.org.br.


9. Novo livro do Pe. Anacleto

O padre Anacleto Ortigara lançou mais um livro. "Como Jesus Cativava as Pessoas" mostra a relação entre o Filho de Deus e aqueles que o acompanharam durante sua missão. O livro que tem 60 páginas e custa apenas R$ 5,00 trata "do jeito de Jesus fazer amigos". Informações pelo telefone: 3256-3625.

.Outras notícias

1. Feira de Econonia Solidária

De 16 a 18 de abril acontece a Feira Regional de Economia Solidária, no Bairro Novo. A iniciativa que conta com a participação de diversas entidades sociais inclui atividades culturais, trocas solidárias, seminário e outros. A Feira vai ser realizada na Rua Nova Aurora, 1340, no Bairro Novo, no dia 16 a partir das 19h, no dia 17h das 9h às 21h e dia 18, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone 3322-8487.

2. Oficina de Turismo Religioso

Será realizado no dia 18 de maio, das 8h30 às 17h, no Teatro de SESC, em Curitiba, a III Oficina de Turismo Religioso e Sustentável. As vagas são limitadas (300) e a inscrição não tem custo. Os contatos podem ser feitos pelo email fsjcm@fsjcm.com.br ou através do site

www.turismoreligioso.org.br. Esta é a 3ª Oficina, das quatro que serão organizadas no Paraná. As outras ocorreram em setembro/2009, em Campo Mourão e outubro/2009, em Jacarezinho. A última será em Cascavel, com data ainda a ser definida.

3. Quem é o Homem do Sudário?

Está aberta, no Palladium Shopping Center de Curitiba e segue até o dia 30 de abril, a exposição científica sobre o Santo Sudário. A mostra apresenta o fac-símile do Sudário produzido em Turim; réplicas dos flagelos, coroa de espinhos e pregos produzidos em Israel, os hologramas em tamanho natural da imagem produzidos pelo cientista holandês Petrus Soons, além de ilustrações, painéis e infográficos que explicam, de forma dinâmica, os resultados do estudo sobre o tema. Também estão na exibição moedas originais da época de Pôncio Pilatos e uma estátua de bronze que reproduz a posição em que o Homem do Sudário se encontrava quando a imagem foi produzida no pano. Mais informações no site www.homemdosudario.com.br.

   

Atenção Alerta!

Alertamos aos nossos fiéis que a igreja "Santuário do Espírito Santo – no bairro Rebouças", não é Católica Apostólica Romana. Eles oferecem serviços similares aos nossos, utilizam imagens e símbolos católicos, mas com outros objetivos. Os sacramentos que eles realizam não são válidos na Igreja Católica Apostólica Romana, principalmente o Batismo. Orientamos para que não se confundam. 

 

Mitra da Arquidiocese de Curitiba – Cúria Metropolitana
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: