quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Animação Vocacional

AS MEDIAÇÕES DO CHAMADO

"Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do filho..."(Hb 1, 1-2).

Jesus Cristo é mediador único e definitivo, presente e futuro, da salvação. Mediação é conceito teológico extraído da revelação e que se apresenta
com várias denominações diretas: mediador, meios, instrumentos, sinais... O uso do termo mediação para outras situações é forma de manifestar o relacionamento de Deus com Homens, mas todas as mediações estão
intimamente referidas e vinculadas a Cristo.

Chamamos de mediação a capacidade espiritual que possuem certos objetos, atos, pessoas, de comunicar ao homem acolhimento e resposta de comunhão. Quando se trata de pessoa, chamamo-la de mediador; quando de objeto ou ato, designamo-lo pelo termo meio. Quando um ou outro agem no desempenho de sua função, chamamos isto de mediação.

ELEMENTOS PRINCIPAIS DA MEDIAÇÃO

a) Deus que se comunica ao homem escolhendo para isto caminhos de
encarnação sensível.

b) O homem, capacitado para acolher Deus e corresponder-lhe através
destes mesmos meios.

c) Realidades da criação, da história, da psicologia, assumidas por Deus para este relacionamento de graça.

d) Função mediadora destas mesmas realidades, quando efetivamente transmitem graça e despertam a consciência teólogal do sujeito.

O CENTRO DA MEDIAÇÃO

Deus e o homem em comunhão. A eles se ordena e subordina todo o resto. Tudo deve servir para, e nada pode substituir, a comunhão direta entre os dois.

FUNÇÃO DA MEDIAÇÃO

A função é promover um relacionamento profundo Deus-Homem. É fazer com que o homem entenda a vontade e o plano de Deus sobre ele. É vontade explícita e dom de Deus, que quis pela criação e redenção tornar-se presente em toda realidade. Através da mediação, Deus faz chegar a consciência e a liberdade do homem sua proposta de amor e estabelecer um diálogo, Deus lançou mão de tudo o que há de mais exeqüível e de mais eficaz para o
homem, injetou graça na criação inteira, nos fatos da história, nas pessoas, nas coisas. Deus se abisma nas mediações. Tudo se torna lugar de graça e de diálogo: a Igreja em seu mistério e em suas instituições, a Bíblia, os sacramentos, os lugares sagrados, imagens, o serviço aos irmãos, os ritos e celebrações, um encontro, a alegria, uma palavra, um sofrimento, uma pessoa ou comunidade carente, uma doença, um trabalho; e dentro do homem, todo tecido de sua condição corporal, de seu psiquismo, de seu mundo espiritual.

Nenhum comentário: