Sobre a Jornada Mundial da Juventude
Em 1985, por ocasião do Ano Internacional da Juventude, o Papa João Paulo II instituiu a Jornada Mundial da Juventude, um encontro dos jovens católicos do mundo inteiro com o Papa, que acontece num intervalo de dois ou três anos. Desde então as JMJ já aconteceram em Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colônia (2005), Sydney (2008) e Madri (2011). Em 2013, no Rio de Janeiro, com o tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), a Jornada terá início com a Missa de abertura, no dia 23 de julho. Devem participar entre 2,5 e 5 milhões de jovens.
Sobre a Semana Missionária da JMJ
São os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, com o intuito de facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida. Conhecida em outras edições como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada, a
Semana Missionária tem como objetivo possibilitar à juventude mundial conhecer um pouco mais das Igrejas locais, através da troca de experiência, enriquecimento da fé e intercâmbio cultural.
Semana Missionária da JMJ Curitiba – Este evento tem como objetivos: proporcionar experiência cultural, suscitar compromisso solidário e oportunizar momentos de oração. Em Curitiba a abertura da Semana Missionária será no dia 14 de julho, com missas a serem celebradas em cada paróquia, em diferentes horários. Além disto, estão programadas celebrações, shows culturais, atividades solidárias e outras ações para o período que segue até o dia 20 de julho de 2013. São esperados 50 mil jovens (30 mil estrangeiros e 20 mil jovens de Curitiba).
Durante a Semana Missionária as paróquias serão os locais de acolhida dos peregrinos. Todas as comunidades paroquiais estão montando cronograma de ações solidárias e culturais em suas regiões territoriais. Missas diárias, novenas, terços, adorações e demonstrações públicas de fé, como caminhadas e visitas às casas são algumas das atividades que deverão ser desenvolvidas, de acordo com a realidade de cada paróquia.
Como participar – Todos os jovens são convidados a participar da Semana Missionária, em suas dioceses, acolhendo peregrinos estrangeiros. Para isto, basta que procure a sua paróquia e se informe sobre como estão se organizando. Já os jovens estrangeiros recebem a orientação e o convite para participar das Semanas Missionárias em diversos locais no país, no ato da inscrição no site www.rio2013.com. Vinte mil é o número de jovens, de Curitiba, que deverão ir em peregrinação para JMJ, no Rio de Janeiro.
- Sobre o Bote Fé
O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz da Jornada e do Ícone de Nossa Senhora que desde o dia 18 de setembro do ano passado estão no país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul, em preparação para a JMJ Rio2013. Foi o beato João Paulo II que entregou a Cruz e depois o Ícone da Virgem aos jovens, para que os levassem a países, acolhendo os símbolos como o próprio Cristo.
Bote Fé, em Curitiba – A peregrinação acontece de 23 a 26 de fevereiro de 2013. O evento principal será realizado na Praça N. Sra. da Salette, no Centro Cívico, e depois em outros pontos da cidade. A programação inclui shows com cantores populares católicos, atividades esportivas, espaços para comunidades terapêuticas de combate anti-drogas, doação de sangue em parceria com bancos de sangue da cidade, celebrações e outros. A expectativa é atrair 100 mil pessoas.
Também como parte da programação de ações em preparação à JMJ e a pedido do Papa Bento XVI, estão sendo realizadas, no mundo todo, vigílias de oração até as vésperas da JMJ. Em Curitiba a vigília acontece no Santuário N. Sra. do Carmo, no bairro Boqueirão, toda segunda sexta-feira de cada mês, das 22h às 6h. A cada mês é um grupo de jovens que assume a organização na Arquidiocese. Iniciando com a Santa Missa, a noite segue com animação, oração, momentos de adoração, reflexão e partilha.
Para sensibilizar as paróquias de todo o Paraná e arrecadar fundos a fim de viabilizar o envio de 100 mil jovens paranaenses ao Rio de Janeiro, foi criado pelo Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o projeto “Rio que cresce entre nós”. A ação pretende criar uma rede contatos que não alcance apenas jovens de comunidades religiosas, mas também de escolas, faculdades e outros ambientes, usando sobretudo, ferramentas virtuais, como o Facebook. A arrecadação de recursos está sendo feita a partir dos próprios jovens responsáveis pela JMJ, em suas paróquias. Do total arrecadado, um terço retornará à própria diocese para ser investido em ações que promovam a JMJ; outro terço será usado na acolhida dos peregrinos que chegarão do exterior, e o restante ficará sob administração do Regional Sul 2, como reserva para gastos de emergência referentes ao evento.
- Hospedagem de peregrinos em Curitiba
A meta é acolher o maior número de jovens em casas de família. Mesmo assim, colégios e salões paroquiais são cogitados como alternativas em caso de necessidade. As famílias que aceitarem peregrinos em suas casas precisam ter algum envolvimento com uma paróquia da Arquidiocese e seu cadastro pode ser feito pelos jovens indicados como responsáveis pela JMJ na comunidade.
A chegada dos peregrinos a Curitiba está prevista para começar em 09 de julho, embora a maior parte dos inscritos venha para a cidade entre os dias 14 e 16 de julho de 2013. A nacionalidade de todos os jovens que virão à cidade ainda não é conhecida pela organização, já que o período de inscrições de peregrinos deve manter-se aberto até a véspera do evento. O contato prévio das famílias com os jovens estrangeiros dependerá da antecedência das inscrições.
- Como participar do evento no Rio de Janeiro
A Jornada Mundial da Juventude é um evento destinado aos jovens, a partir de 14 anos. O Setor Juventude da Arquidiocese tem indicação de agências de turismo que irão viabilizar os pacotes de viagem acessíveis aos jovens de Curitiba. As inscrições devem ser feitas através do site oficial da JMJ www.rio2013.com, porém a orientação é de que os interessados procurem as lideranças da JMJ, nas suas paróquias, a fim de que se organizem em grupos.
Quem desejar atuar como voluntário na
Semana Missionária pode se cadastrar no site
www.jmjcuritiba.com e o trabalho deve ser desempenhado principalmente nas atividades paroquiais, embora também haja necessidade nos pontos de informação, aeroporto, rodoviária e eventos arquidiocesanos. Somente maiores de 18 anos podem assumir oficialmente o compromisso do voluntariado
Fonte: Site Santuário N. Sra. da Salette