segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Informativo Capela São Vicente de Paulo - Agosto

Informativo Capela  São Vicente de Paulo
Rua Francis Bacon, 136  - Jardim Aliança
Bairro Santa Cândida - CEP 82720-240
Curitiba – PR - Fone (41) 3257-0238

Ano I – Número 2 – Agosto de 2010




Palavra do catequizando:
“Quando se fala em catequese, muitos pensam na Catequese que prepara as crianças à Primeira Eucaristia ou à Crisma, para mais tarde as crianças poderem se casar. Isso é errado. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina (catecismo), como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do Mistério Litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Uma missão que enriquece a quem a desempenha”. (Letícia Coutinho, do 2° ano de preparação para a Crisma)

A palavra vocação vem do latim “vocare”, que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra, a fazer algo. E quem chama é Deus, e Ele sempre deseja uma resposta. Assim como o corpo tem seus membros e cada um age de forma diferente, com um propósito único, nós como cristãos também: cada um de nós tem seus dons e talentos diferenciados. Desde nosso nascimento, e pela graça do sacramento do Batismo, nos tornamos filhos de Deus e membros da comunidade, sendo chamados a servir.
A liberdade é fundamental para o homem. Decidir qual caminho seguir está no coração de cada um: muitos seguem o caminho de constituir uma família; outros, a ordem religiosa. Mas, todos são chamados ao serviço na comunidade através das pastorais e movimentos. Seja qual for o caminho, eles devem ter como foco o plano de Deus, de que todos sejam felizes, que vivam em harmonia.
A missão é grande, e poucos são os operários. Você também faz parte do plano de Deus! Que seu talento, seus dons, sua alegria e motivação inspirem sua caminhada. Nossa comunidade conta com o trabalho de diversas pastorais... quem sabe, você possa se identificar com alguma delas e encontrar o seu chamado! (Marcel José dos Santos)








PASCOM entrevista Padre Edilson Kaspchak



1) Pascom: Os jovens têm que decidir muito cedo que profissão vão abraçar (para o resto da vida, às vezes), e muitos não têm maturidade para tal escolha. Como o senhor vê a participação da família, da comunidade e da mídia nesse processo?
Pe. Edilson: Tanto a família, quanto a comunidade têm um papel fundamental nas escolhas dos jovens, de modo especial os meios de comunicação, com destaque para a TV e a internet. Mas, o que podemos fazer? Está ao nosso alcance o testemunho pessoal de uma autêntica vida humana-cristã, participando da vida dos filhos e da comunidade. Ser uma presença significativa e sábia. Aproveito para alertar os pais em orientar os filhos, não só para uma profissão e o sucesso material (esquecendo do humano), mas para uma vocação cristã (leiga - formar família, sendo líder cristão na comunidade, ou religiosa, ou sacerdotal).
2) Pascom: A vocação à vida religiosa, consagrada, é muito mais rara agora do que em épocas anteriores. O senhor acha que, mesmo com menos quantidade, os jovens que escolhem este caminho o fazem com mais qualidade?
Pe. Edilson: A questão da qualidade é sempre complicada, pois a pessoa é ambígua, boa e má, como diz São Paulo - “não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero” (Rm 7, 19). É importante ter claro que a vocação é um chamado de Deus e um presente, que precisa ser acolhido  e  desenvolvido  no  amor  ao  outro como a si mesmo, na
oração, na pastoral, e assim por diante. A formação no seminário é para dar qualidade à vocação. E o testemunho de uma autêntica vocação, na comunidade ou na família, suscita a busca vocacional do jovem.
3) Pascom: Como foi o seu chamado para a vida sacerdotal?
Pe. Edilson: A vocação só acontece na liberdade; é uma resposta livre diante do chamamento de Deus, um encontro entre duas pessoas, Deus e a pessoa. A minha vocação é fruto desse processo. Quando era criança, eu tinha o desejo de ser padre, incentivado pelos meus pais e avós. Na fase da adolescência, deixei um pouco de lado esse desejo; mas, quando estava concluindo o 2º Grau, participei de um Retiro para Jovens, onde falaram das vocações. Isso foi despertando, novamente, em mim, a vontade de ser padre. Daí entrei em contato com os Padres Vicentinos (como os que atendem a Paróquia Santa Cândida). O padre Promotor Vocacional visitou a minha casa e comecei a ter o Acompanhamento Vocacional, participando de encontros e do retiro vocacional. Feita essa caminhada, iniciei a vida de seminário (depois do 2º Grau), começando aqui no Propedêutico, na Comunidade de Roça Grande; e fui firmando minha reposta no processo formativo. Diante desse breve relato, aproveito para animar os pais, avós e líderes das pastorais na comunidade a falar mais sobre as vocações, a animar e nos encaminhar aqueles que pensam em ser padre ou irmã, para fazer o acompanhamento vocacional. E animo você, adolescente e jovem, que ainda não tem claro que vocação seguir, a falar comigo (41) 3621-2506 - vocacional@onda.com.br ou com os padres da paróquia, para participar dos Encontros Vocacionais. Que o Deus que nos vocaciona abençoe a todos!





















Pascom: A equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Capela SVP foi apresentada na missa do dia 3 de julho de 2010. O Padre Máikol explicou que não se trata de uma pastoral a mais; mas, um suporte para todas as pastorais. O boletim informativo de julho foi muito elogiado. E a equipe da Pascom acolhe mais duas integrantes: Letícia Coutinho e Estefane Camargo.





Conselho Administrativo e Conselho Pastoral





No início deste informativo, falamos sobre o chamado de cada um e sobre se identificar com o trabalho da comunidade. Agora, apresentaremos, de maneira muito breve, cada uma das pastorais de nossa Capela, esperando que você nos conheça melhor e venha trabalhar conosco!
CAE e CCP – São os dois conselhos da Comunidade. O primeiro, trata dos assuntos Administrativos e Econômicos, como por exemplo, a infraestrutura da capela (pagamentos, manutenção, construção), as despesas com o trabalho pastoral e as promoções da comunidade. O segundo, por sua vez, congrega todos os coordenadores de pastorais e trabalha com a espiritualidade da comunidade.
Ação Social – trabalha no auxílio aos irmãos mais necessitados da comunidade, seguindo os passos de nosso padroeiro, São Vicente de Paulo.
Apostolado da Oração – promove a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, através de orações pela comunidade e por todo o mundo. O encontro do movimento é na primeira sexta-feira do mês, com Missa às 19 horas.
Batismo – trabalha na preparação (através de cursos de batismo) de pais e padrinhos das crianças (de até 7 anos) que receberão o primeiro sacramento da iniciação cristã.
Catecumenato – trabalha na formação de adultos que pretendem receber os sacramentos da iniciação cristã (batismo, eucaristia e crisma), com a realização de encontros mensais de formação para o grupo de catecúmenos.
Catequese – oferece formação para as crianças (a partir dos 9 anos de idade) que receberão a primeira eucaristia e o sacramento da confirmação (Crisma), orientando-as nos primeiros passos da sua caminhada de fé. Os encontros se realizam aos sábados pela manhã, na Escola Augusto Cezar Sandino.
Coroinhas – trabalham no serviço do altar, durante a celebração da Santa Missa, auxiliando o Presbítero.
Dízimo – recebe e coordena o dízimo dos fiéis, que é importante fonte de manutenção da estrutura da capela e do trabalho pastoral. Cada um é chamado a contribuir de acordo com o seu coração.
Liturgia – responsável pelas celebrações da comunidade, promovendo uma participação ativa e consciente dos fiéis no mistério da nossa fé.
Mensageiras de Capelinhas – zeladoras da visita de Nossa Senhora às famílias da comunidade. Coordenam, também, a realização de novenas e encontros nos setores.
Ministros da Eucaristia – este é o nome mais comum dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, que auxiliam o Padre durante a celebração da Santa Missa, realizam a Celebração da Palavra, quando necessário, e fazem visitas aos doentes da comunidade, levando a eles a Eucaristia, pão da vida.
Missionários – percorrem as ruas da comunidade, conhecendo e acompanhando a realidade em que vivemos, levando a boa-nova de Jesus a todos os moradores.
Música – atua, principalmente, nas celebrações da comunidade, sendo parte integrante da liturgia. Mas presta seu serviço, também, auxiliando as outras pastorais, animando encontros e batizados, utilizando a música como instrumento de Deus para levar alegria e alento aos corações dos irmãos.
Pastoral da Criança – desenvolve ações de saúde e nutrição, de forma ecumênica, na comunidade, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças de até 6 anos de idade, junto com suas famílias. 



Missão de Jesus: nossa missão
Agosto, mês das vocações: Jesus Cristo nos chama para a missão. Setembro, mês da Bíblia: Jesus Cristo nos forma para a missão. Outubro, mês das Missões: Jesus Cristo nos envia em missão. Novembro, mês de finados e Cristo Rei: Jesus Cristo nos julga em nossa missão, pelo bem e mal praticados. Dezembro, mês do Natal do Senhor: Jesus Cristo nasce para iniciar a missão salvífica da humanidade. Máikol/Triunfo



Campanha de arrecadação 
Para a próxima festa de São Vicente de Paulo, no final de setembro, o Conselho pretende finalizar a fachada da capela. A pintura externa custará R$ 3.600,00.
Para custear este trabalho, contamos com a participação de todos: cada família pode contribuir com a quantia que puder, e se comprometer por 5 meses com esta mesma quantia. Os carnês podem ser solicitados junto às lideranças da Comunidade. 
Outra opção é realizar depósito bancário na conta da Capela: Banco HSBC, agência 0152, conta corrente 16290-96, em nome de Mitra Arq. de Ctba Paróquia Santa Cândida Capela S. V. de Paulo.
Desde já agradecemos sua colaboração. 
Deus abençoe a todos!





Noite do Pastel


21 de agosto de 2010 
Após a Missa, no salão da capela
Pastéis a R$ 1,50 (sabores: Carne, Pizza, Banana e Queijo) 
Serviremos também café, refrigerante e cerveja 
Vendas antecipadas - reserve já o seu, pois no dia, a venda será limitada
Não deixe de participar desse momento de confraternização!






Festa padroeira Santa Cândida








terça-feira, 24 de agosto de 2010

IV SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO DE CATEQUESE

ARQUIDIOCESE DE CURITIBA

COMISSÃO DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA
PASTORAL CATEQUÉTICA





                             ARQUIDIOCESE DE CURITIBA                                              
                           COMISSÃO DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA
                                               PASTORAL CATEQUÉTICA
                                               Av. Jaime Reis, 369   80510-010  CURITIBA-PR
                                               fone: 2105.6318    catequese@arquidiocesecwb.org.br          


  
IV SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO DE CATEQUESE
Tema: A animação bíblica da pastoral
“Como posso entender se ninguém me explica” (At 8, 31a)
28 e 29 de agosto de 2010

De 5 a 26 de outubro de 2008 aconteceu o XII Sínodo dos Bispos em Roma, com o tema “A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Muitas foram as preocupações deste sínodo: a Palavra de Deus e sua centralidade na Igreja como fonte de toda a sua espiritualidade e ação, a animação bíblica da pastoral, a importância da Liturgia da Palavra, a  catequese, o kerigma como primeira parte da iniciação cristã, a leitura orante da Bíblia...
Enquanto aguardamos a publicação da Exortação pós sinodal, a Igreja se mantém animada pelos ecos do Sínodo da Palavra. Neste ano, os bispos do Brasil escolheram a Palavra como tema prioritário da 48a. Assembleia Geral, disponibilizando o instrumento de trabalho “Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo”. De acordo com o texto que ainda será modificado e publicado, a reflexão dos bispos resgatou o tema do Sínodo de 2008, além de abordar a resposta dos discípulos missionários à Palavra. Por fim, trouxe  a tona o tema da animação bíblica da pastoral, mostrando que a Bíblia não é um departamento da pastoral, mas deve perpassar e animar toda a ação evangelizadora da Igreja.
Em nossa Arquidiocese, tivemos em 2009 a realização da conferência “O Sínodo da Palavra no Ano Catequético Nacional”, conferida por D. Eugênio Rixen,  bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, no dia 28 de junho.
Depois do resgate das intuições do sínodo à luz do Ano Catequético Nacional, em sintonia com a CNBB, queremos dar mais um passo neste tema, tendo em vista a importância da Palavra de Deus na vida da Igreja e da pastoral. Queremos intensificar nossa reflexão sobre a relação da Palavra e Catequese, além de encontrar pistas para que toda a atividade pastoral da Igreja seja animada pela Palavra do Senhor.
Será um evento perpassado pela mística da Palavra, com ênfase na leitura orante da Bíblia, além de partilhas das bases que possam nos enriquecer sobre o modo criativo de fortalecer a presença da Palavra na atividade pastoral.

Objetivos:
u Apresentar, em linhas gerais, o tema prioritário da 48a. Assembleia Geral dos bispos do Brasil.
u Intensificar a consciência da importância da leitura da Bíblia na atividade evangelizadora, bem como avançar na sua compreensão.
u Debater sobre a animação bíblica da pastoral em alguns âmbitos importantes da ação evangelizadora.
u Partilhar experiências da base sobre a Palavra de Deus na pastoral.
u Celebrar o dia do catequista.

         Temas:
u Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo
u Leitura Orante
u Painel: A animação bíblica da pastoral

         Assessoria
u D. José Antônio Peruzzo (Bispo da Diocese de Palmas Francisco Beltrão e bispo referencial da Comissão de Animação Bíblica Catequética do Regional Sul II)
u Convidados (Painel)

Realização
Data: 28 e 29 de agosto
Horário: 8h  - 17h
Local: TUCA - PUCPR
         Rua Imaculada Conceição, 1155

Inscrições
Local: Departamento de Catequese
          Av Jaime Reis, 369
Valor: R$ 30,00
Prazo Limite: 25/08/2010

Orientações Gerais
1.   O almoço, em ambos os dias, não está incluso na taxa de inscrição.
Há locais próximos para essa finalidade.

2.      As inscrições serão efetivadas até o limite de vagas.

Celebração do dia do Catequista

Celebração do dia do Catequista

QUERIDOS/AS CATEQUISTAS
PAZ E BEM!

Preparamos com muito carinho uma proposta de CELEBRAÇÃO PARA O DIA DO CATEQUISTA, que será celebrado no dia 29 de agosto, último domingo do mês.
Celebrar o DIA DO CATEQUISTA, é para toda Igreja um momento especial, pois os CATEQUISTAS, são os protagonistas da transmissão da fé, da evangelização que acontece em nossas comunidades.
Portanto, neste dia aprofundamos nossos laços de comunhão com os mais de 800 mil catequistas espalhados pelo chão de nosso BRASIL, como semeadores da Boa Notícia, servidores da Palavra e profetas do REINO.
CATEQUISTA, NOSSA GRATIDÃO, NOSSO RECONHECIMENTO pela sua MISSÃO de anunciar e testemunhar Jesus Cristo.  OBRIGADA!
obs.: Segue arquivo em anexo
Nosso fraternal abraço.

Dom Eugênio Rixen
Bispo de Goiás 
Presidente da Comissão para Animação Bíblico-Catequética
- - - 





Viva a Catequese
        
O primeiro ensino de catequese nós o recebemos através da beleza da criação. As estrelas, as montanhas, os rios, as flores são catequeses sobre a sabedoria, bondade, beleza, providência de Deus Criador. A criação é o primeiro livro da Palavra de Deus, é o primeiro sacramento que nos liga com o Criador é a primeira catequese. As criaturas nos levam ao Criador.
Outra grande e indispensável catequista é a família. O namoro, o noivado, o casamento, a gravidez, o nascimento, as festas de aniversário, a convivência familiar são excelentes meios de catequese. Os pais, primeiros catequistas, podem falar de Deus através do pôr-do-sol, da festa de casamento, da morte de alguém, da experiência do sofrimento, das celebrações do batismo, crisma, primeira Eucaristia, ordenação sacerdotal, enterros etc. Podem falar de Deus à mesa, no aconselhamento, no atendimento a um pobre. A família é uma catequista extraordinária.
A comunidade eclesial com sua liturgia, cantos, pastorais, movimentos, missão evangelizadora, grupos de reflexão, missões populares, opção pelos pobres é uma catequista por excelência pelo seu poder catequético. Pode-se catequizar até através de avisos bem dados, da homilia, da participação litúrgica, das experiências evangelizadoras e transformadoras. Uma paróquia viva, entusiasmada, missionária oferece uma catequese permanente e impar.
Falemos agora de uma catequista fascinante, sábia, iluminadora e atraente, é a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura. Os livros bíblicos especialmente os Santos Evangelhos, são catequese da fé. Quantos catequistas famosos encontramos na Bíblia. Desde o Genesis ao Apocalipse, a Palavra de Deus nos oferece a catequese de Deus Pai, de Jesus Salvador e do Espírito Santificador. Como não perceber que Maria, Mãe de Deus e nossa, é nossa catequista pelo seu jeito de ser, seu testemunho e seus ensinamentos revelados na Bíblia?
Os grupos de reflexão e outras experiências comunitárias são catequeses autênticas, junto com os cursos de teologia, os retiros, as escolas bíblicas, os encontros de formação. O próprio domingo, a celebração dominical, a religiosidade popular muito contribuem para a catequese.
Portanto, a criação, a família, a Escritura Sagrada, a comunidade, os grupos de reflexão, a formação oferecida ao povo são mãos estendidas aos catequistas para que se revistam de entusiasmo, alegria, esperança na sua missão. Deduz-se de tudo isso que o apoio e a valorização da catequese numa paróquia ou diocese, é uma obrigação e responsabilidade de todos. Não podemos banalizar a catequese geradora de novos cristãos, garantia de a fé, colaboradora da Igreja, educadora e formadora de  cidadãos cristãos e santos. A catequese é o sucesso de Jesus e do seu reino, pois o Espírito Santo é o principal catequista.
Todas estas catequeses e catequistas, porém, não substituem a formação catequética orgânica, sistemática, gradual progressiva e permanente, pelo contrário, necessitam dela.
Aos catequistas a gratidão, o reconhecimento e os parabéns pelo seu dia e sua missão. Seus nomes estão escritos no céu e seu testemunho está gravado no coração dos catequizandos e no livro da vida.
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina







ORIENTAÇÕES
Caríssimos/as Catequistas
Paz e Bem!
Estamos a caminho de uma aproximação cada vez maior entre catequese e liturgia. A proposta de uma catequese de inspiração catecumenal e que esteja a serviço da Iniciação à Vida Cristã considera a dimensão litúrgica fundamental.
Com essas intuições, apresentamos a proposta de uma Celebração para o DIA DO CATEQUISTA, que poderá servir tanto para a Celebração Eucarística como para a Celebração da Palavra, fazendo as adequações necessárias.
Querido/a Catequista, recomendamos que a Celebração seja preparada com antecedência pela equipe de liturgia juntamente com a equipe de cantos. Cuide para que a simbologia, o ambiente, a procissão, os ritos, os gestos, os cantos estejam de acordo com o que está sendo sugerido. Poderão ser feitas as adaptações necessárias, mas que não diminuam o significado, o sentido daquilo que está sendo celebrado.
Alguns cantos estão nos CDs: “Catequese, caminho para o discipulado”- Ano Catequético - Paulinas- “Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo” Frei Luiz Turra – Paulinas.
O DIA DO CATEQUISTA
será celebrado no dia 29 de agosto
(5º Domingo do mês).
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
PARA REFLETIR
“Como superar séculos de divisão entre matéria e espírito, corpo e alma, sentimento e ideia? Como recuperar a vivência unitária de nossa pessoa? Como tomar consciência dos nossos corpos? Como recuperar o realismo corporal dos gestos sacramentais? Os sacramentos, assim como toda liturgia, nos propõem um conjunto de ações simbólicas, gestos corporais que permitem à comunidade entrar em comunhão com o Senhor e se engajar em seu caminho, aqui e agora. Quando levantamos as mãos em prece, elas expressam o desejo que brota do fundo de nós mesmos? Deixamo-nos envolver pela beleza das flores, ou das cores que o sol projeta na parede, ou das formas arquitetônicas do local? Vibramos com o toque do atabaque ou do violão e acompanhamos o ritmo com movimentos do corpo?” (Ione Buyst, Liturgia de Coração, p.64)
Celebração do Dia do Catequista 2010
CELEBRAÇÃO PARA O
DIA DO(A) CATEQUISTA
1. Chegada – silêncio e oração pessoal
2. Refrão Meditativo
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel, é fiel.
Fiel é aquele que vos chamou.
3. Procissão de Entrada
(Círio Pascal, água, catequistas e catequizandos. Outros símbolos da realidade local)
Canto: CATEQUESE, CAMINHO PARA O DISCIPULADO
Flávio Porto
Os seus corações se abrasavam
Voltaram a voz do Mestre a escutar
Jesus se pôs com eles conversando
De novo a esperança fez brilhar
Hoje nós estamos nesta estrada
“Caminho para o discipulado”
Vamos espalhar Boa Notícia:
O Mestre está conosco, ao nosso lado
Quando Ele fala e esclarece
Quando o Mestre vai partir o pão
Se faz o Reino. É catequese
É motivo pra celebração
Assim então seus olhos se abriram
Voltaram o rosto dele a contemplar
O Mestre se revela na partilha
E a fé em seus amigos faz voltar
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
Hoje nós estamos nesta mesa
Partilha, vida, força e salvação
Retirar de nós toda cegueira
E levar a luz para os irmãos
Quando Ele fala e esclarece...
À missão então eles partiram
O que viram foram anunciar
“Ele está vivo em nosso meio
Vinde, venham todos se alegrar”
Hoje somos nós os seus discípulos
E esta missão nós acolhemos
Emaús, lição de catequese
É com Cristo que a aprendemos
Quando Ele fala e esclarece...
4. Sinal da cruz e saudação presidencial
5. Recordação da Vida (sentados)
Anim.: Nos reunimos ao redor da mesa da palavra e da mesa da eucarístia para celebrar a presença do Ressuscitado, razão da nossa fé, fonte que nos alimenta no caminho do discipulado. Neste dia recordamos especialmente a vocação e missão do catequista, pois celebramos o Dia do Catequista. A vocação do catequista é a vocação do profeta – aquele/a que fala em nome de Deus – a serviço da comunidade a que pertence.
Sendo Servidor da Palavra, o catequista partilha e possibilita a experiência do encontro com Jesus Cristo. Neste dia queremos estar em comunhão com todos esses queridos educadores da fé e elevar ao Pai nossa prece de louvor pelos 800 mil catequistas, presentes em nossas comunidades, promotores de uma “catequese, caminho para o discipulado”.
É momento de fazer memória e lembrar os acontecimentos, as pessoas, que edificaram nossa caminhada com seu testemunho. (Banner ou faixa com os principais acontecimentos da caminhada catequética nas dioceses, paróquias e comunidades. Em silêncio o banner é lentamente aberto para que seja visualizado por todos).
6. Ato Penitencial (em pé)
Celebração do Dia do Catequista 2010
Canto
- Senhor tende piedade e perdoai a nossa culpa e perdoai a nossa culpa.
Refrão: Porque nós somos vosso povo, que vem pedir vosso perdão.
- Cristo tende piedade e perdoai a nossa culpa e perdoai a nossa culpa.
- Senhor tende piedade e perdoai a nossa culpa e perdoai a nossa culpa.
Glória (em pé)
1. Glória a Deus nos altos céus!
Paz na terra seus amados!
A vós louvam, Rei celeste
os que foram libertados!
Refr.: Glória a Deus lá nos céus,
E paz aos seus!
Amém! Amém! Amém!
2. Deus e Pai, nós vos louvamos,
adoramos, bendizemos:
Damos glória ao vosso nome,
vossos dons agradecemos.
3. Senhor nosso, Jesus Cristo,
Unigênito do Pai,
vós, de Deus Cordeiro Santo,
nossas culpas perdoai!
4. Vós que estais junto do Pai,
como o nosso intercessor,
acolhei nossos pedidos,
atendei nosso clamor!
5. Vós somente sois o Santo,
o Altíssimo, o Senhor,
com o Espírito Divino,
de Deus Pai nosso esplendor!
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
7. Oração do dia
8. Liturgia da Palavra
Entronização da Palavra
Primeira Leitura: Eclo 3, 19-21.30-31
Salmo 67 (68)
Segunda Leitura: Hb 12,18-19.22-24a
Aclamação ao Evangelho
A Palavra está perto de ti
Em tua boca em teu coração
9. Evangelho – Lc 14,1.7-14
Homilia (em forma de leitura orante)
Leitura Orante: O QUE DIZ O TEXTO? Ler atentamente o texto.
(a leitura poderá ser repetida)
Jesus aceita o convite a um banquete no sábado na casa de um dos chefes dos fariseus. Aproveita a ocasião para deixar seus ensinamentos, mesmo sabendo que está sendo vigiado por alguns fariseus convidados, que querem encontrar qualquer motivo para acusá-lo. O ensinamento de Jesus se dá através da parábola destinada aos convidados e alguns conselhos à pessoa que fez o convite.
Aos convidados Jesus aconselha a não procurar os melhores lugares, pois “quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. Jesus dá alguns conselhos também à pessoa que faz o convite. Primeiramente, o convite não deve ser feito em vista de uma retribuição pois, ao fazer o bem, devemos servir livremente, sem interesses. A grande recompensa é saber que estamos servindo a Deus e nos tornando pessoas mais fraternas. Enfim, o Reino é para todos e nossa hospitalidade deve alcançar a todos, principalmente os desprezados e excluídos.
Nesse banquete se prefigura a refeição eucarística e se anuncia o banquete celeste. É o banquete da “inclusão”, é para todos, inclusive para os
Celebração do Dia do Catequista 2010
que estão à margem, fora do jogo de interesses, os considerados “descartáveis”. É o banquete que sinaliza o grande amor universal de Deus, que nos quer ver como uma grande família de irmãos, descobrindo que a caridade fraterna traz em si uma recompensa maior do que qualquer coisa que os poderes deste mundo possam nos oferecer. Deus nos quer vivendo a gratificante experiência da plena humanização no acolhimento do outro, em quem descobrimos também as riquezas do mesmo poder criador que nos deu tantos dons e talentos..
Meditação: O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM/PARA VOCÊS, HOJE?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
Na minha experiência como “Catequista” o que significa viver a gratuidade, a prática da caridade?
O que podemos fazer para que em nossas comunidades aconteça uma catequese inclusiva?
Como transformar as nossas Igrejas, em comunidades acolhedoras e servidoras?
Pensando nas muitas injustiças e desrespeitos aos direitos da pessoa humana que vemos na sociedade, disseram os bispos na conferência de Aparecida “O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante dessas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte”.
Diante dos problemas humanos da nossa realidade, como cultivar os valores evangélicos e criar possibilidades para que o REINO aconteça?
Oração: O QUE O TEXTO ME LEVA/NOS LEVA A DIZER A DEUS?
Preces, louvores, súplicas....
Contemplação: COMO O TEXTO ILUMINA O MEU/O NOSSO AGIR?
Nesse momento se recomenda silêncio, para que as pessoas possam fazer um momento de interiorização. É o momento de “mergulhar” no MISTÉRIO DE DEUS.
10 Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
10. Liturgia Eucarística
Preparação das Oferendas
Canto: A liberdade haverá
1. As mesmas mãos que plantaram a semente aqui estão
O mesmo pão que a mulher preparou aqui está
O vinho novo que a uva sangrou jorrará no nosso altar!
Refr.: /: A liberdade haverá, a igualdade haverá
E nesta festa onde a gente é irmão
O Deus da vida se faz comunhão:/
2. Na flor do altar, o sonho da paz mundial
A luz acesa é fé que palpita hoje em nós
Do livro aberto o amor se derrama total no nosso altar.
3. Bendito sejam os frutos da terra de Deus.
Benditos sejam o trabalho e a nossa união
Bendito seja Jesus que conosco estará além do altar.
Prece Eucarística:
11. Rito da Comunhão
Pai-Nosso
Fração do Pão
Canto de Comunhão: Felizes Convidados
Felizes os convidados
Ao banquete da alegria
Comungar na santa ceia
Com Jesus em companhia! ( Lc 24,28-31)
Jesus disse: “Eu sou o pão da vida
Quem comer deste pão viverá (Jo 6,51)
E o meu sangue é completa bebida
Quem beber nunca mais morrerá” (Jo 6, 54)
Celebração do Dia do Catequista 2010 11
Jesus disse: “Eu sou o caminho
E a verdade que faz libertar (Jo 14,6)
Quem me segue não anda sozinho
No reinado da luz chegará”
Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo
Quem me segue não vai se perder (Jo 12,46)
Sou o amor do amor mais profundo
E quem ama vai resplandecer” (Jo 13,34-35)
Jesus disse: “Eu vim trazer vida
Para todos sem ter distinção (Jo 10,10)
A riqueza sem ser repartida
Leva o dono pra condenação”
Jesus disse: “O meu reino é alegria
É banquete, é festa de paz (Lc 14,15-24)
Quem é pobre e padece agonia
Vem primeiro e não sofre jamais”
Jesus veio trazer novo jeito
Do poder que é serviço ao irmão (Jo 13,14-17)
Foi o Servo fiel e perfeito:
Lavou pés, abraçou, deu perdão!
Oração após a comunhão:
12. Ritos Finais
Rito do Envio: apresenta-se recipiente com óleo perfumado em seguida faz a oração e unção dos catequistas.
ORAÇÃO PARA UNÇÃO DOS CATEQUISTAS:
Ó Deus, com a força do teu Espírito ungistes os primeiros discípulos e discípulas de Jesus. Com a mesma força nos unge HOJE para a missão de anunciar e testemunhar as tuas maravilhas.
É todo nosso SER que agora UNGIDO, CONSAGRADO É ENVIADO EM MISSÃO.
Como CATEQUISTAS, renovamos o desejo de proclamar tua Palavra. Que ela nos ilumine e que tenhamos corações ardentes ao dar testemunho dela.
12 Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
Que teu Espírito nos ensine a arte de explicar as Escrituras e de mergulhar na experiência do Mistério.
Tudo isso te pedimos em nome de Jesus, O RESSUSCITADO que vive e reina para sempre. Amém!
Canto:
1. Ide por todo o universo meu reino anunciar,
dizei a todos os povo que eu vim pra salvar.
Quero que todos conheçam a luz da verdade,
Possam trilhar os caminhos da felicidade.
/:Ide anunciar minha paz, ide sem olhar pra traz!
Estarei convosco e serei vossa Luz na missão:/
2. Vós sois os meus mensageiros e meus missionários.
Ide alvar o meu povo de tantos calvários.
Minha verdade liberta e a vida promove,
meu Evangelho ilumina e as trevas remove.
3. Eu anunciei o meu Reino na cruz e no templo,
dei minha vida por todos, deixei meu exemplo.
Quem por amor der a vida, será meu amigo
e na riqueza do pai terá parte comigo!
Benção:
Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade
e infunda em vós a sabedoria da salvação.
R. Amém.
Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé
e vos faça perseverar nas boas obras.
R. Amém.
Oriente para ele os vossos passos,
e vos mostre o caminho do discipulado, da caridade e da paz.
R. Amém.
Celebração do Dia do Catequista 2010 13
Abençoe-vos Deus todo-poderoso,
Pai e Filho + e Espírito Santo.
R. Amém.
Canto Final: A SERVIÇO DA PALAVRA
Pe. Ney Brasil
O nosso coração sente calor
Quando Ele nos explica as Escrituras
O nosso coração de amor se inflama
Quando Ele para nós reparte o pão (Lc 24,32-35)
Catequese, catequese é o caminho
Que o discípulo conduz para a missão
Catequistas a serviço da Palavra
Construamos a Igreja em comunhão
Se nós permanecermos na Palavra
Discípulos fiéis nos tornaremos
Assim conheceremos a Verdade
E a luz do Evangelho espalharemos (cf. Jo 8,31-32)
É pela pregação que vem a fé
Portanto se calarmos não crerão (cf. Rm 10,14-17)
Jesus conta conosco e nos envia
Desata-nos a língua e o coração
Deixai venham a mim os pequeninos (Mc 10,14)
Aos jovens e aos adultos anunciai
A todos convidai: “Venham e vejam” (Jo 1,39)
Convosco eu estarei, ide e ensinai (cf. Mt 28,20)
14 Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB
ORAÇÃO DO(A) CATEQUISTA
Senhor,
como os discípulos de Emaús, somos peregrinos.
Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese
caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras,
testemunhas de fé, de esperança e caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-Te
nas situações em que a vida está ameaçada.
Aquece nosso coração,
para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra,
fonte de vida e missão.
Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão,
alimento para a caminhada.
Permanece conosco!
Faze de nós discípulos missionários,
a exemplo de Maria, a discípula fiel,
sendo testemunhas da tua Ressurreição.
Tu que és o Caminho para o Pai. Amém

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Festa Padroeira Santa Cândida

IGREJA MATRIZ DE SANTA CÂNDIDA
Informativo Ano 3 No 08  -   agosto de 2010.
www. paróquiasantacandida.com.br
Fone: 3357-8216

1.      SANTA CÂNDIDA
A virgem e mártir Santa Cândida, nossa padroeira, é festejada no dia 29 de agosto. Pouco sabemos de sua vida. Sabemos apenas que foi martirizada nos primeiros séculos do cristianismo, durante as perseguições dos imperadores romanos. Lá pelo ano de 820 os seus restos mortais foram transladados para a igreja de Santa Praxedes, em Roma, pelo papa Pascoal I.

2.    FESTAS DA PADROEIRA 
As festas da Padroeira Santa Cândida, afirmam os nossos paroquianos maiores de idade, sempre aconteceram. Já, aos 06 de janeiro de 1877, por ocasião da inauguração da primeira capela, a recepção da imagem de Santa Cândida aconteceu numa verdadeira apoteose. Cerca de dois mil fiéis, inclusive o próprio presidente da Província do Paraná, Lamenha Lins com sua esposa, partiram do centro de Curitiba e numa solene procissão conduziram a imagem que foi entronizada na nova capela.
Os primeiros registros do Livro Tombo, feitos pelo Pe. João Wislinski, as festas da Padroeira de 1944, preparada por tríduo e, em 1945, por uma novena. Foram celebradas no último domingo de agosto. Em 1946 a festa aconteceu numa quinta-feira, no dia 29 de agosto, dia da padroeira. Na noite precedente uma tempestade e chuva prejudicaram os festejos. “Depois do meio-dia uma festinha no parque da paróquia”. Aliás já em 1944, a festa externa foi cancelado por causa de uma chuva “tão necessária” depois de meses de terrível seca no sul do Brasil e considerada como graça alcançada por intermédio da Santa. No ano de 1948 deu-se um “frio siberiano”. Para presidir a missa solene foi convidado o recém-ordenado Pe. Fabiano Kachel, filho de família tradicional da paróquia.  Em 1949, “num dia bonito e quente”, a afluência de povo foi facilitada pela empresa de ônibus Bacacheri-Atuba que disponibilizou uns carros a mais.  Em 1950, “as solenidades estiveram à altura da liturgia e foram muito concorridas e apreciadas”. A festa da Padroeira “revestiu-se de excepcional brilhantismo por motivo de, ao mesmo tempo, a Colônia de Santa Cândida comemorou a magna e mui expressiva data de 75 anos de sua fundação”. “Nunca viu a Colônia Santa Cândida tanta gente na sua festa da padroeira”.

PROGRAMAÇÃO DA NOVENA

1º dia- 20 de agosto (sexta-feira) - 20:00 horas
Tema: Aparecida: o ponto de partida e o ponto e chegada.
Celebrante: Pe. Odair Miguel dos Santos
Animação litúrgica: Comunidade Nª Srª de Salete – Jd. Carvalho e Matriz Santa Cândida

2º dia- 21 de agosto (sábado) - 19:30 horas
Tema: O Documento de Aparecida: uma visão de conjunto
Celebrante: Pe. Silvestre Grzybowski
Animação litúrgica: Comunidade São Pedro – Jd. Osasco
Praça de alimentação: Noite do Pierogui e espetinho
Responsável  pela preparação: Matriz
Atividade: SHOW DE PRÊMIOS

3º dia- 22 de agosto (domingo) – 19:00 horas
Tema: As novidades do Documento de Aparecida
Celebrante: Pe. José Moreira Ribeiro
Animação litúrgica: Comunidade Sta Teresinha – Jd. Tereza Glaser
Praça de alimentação: Noite da pizza e do espetinho
Responsável  pela preparação: Comunidades Guaracy e Jd. Cruzeiro
Atividade artística ou cultural: Apresentação de Música com o Grupo Identidade Jesus.

4º dia- 23 de agosto (segunda-feira) - 20:00 horas
Tema: A proposta de Aparecida: exigências
Celebrante: Pe. Euzébio Spisla
Animação litúrgica: Comunidade Nª Srª Aparecida – Jd. Georgina e Comunidade São José – Jd. Arapongas
Praça de alimentação: Noite do risólis, doguinho e espetinho
Responsável  pela preparação: Comunidades Jd. Aliança e Jd. Carvalho
Atividade artística ou cultural: Grupo de Jazz – Profª Ana Maria

5º dia- 24 de agosto (terça-feira) - 20:00 horas
Tema: A proposta de Aparecida: implicações
Celebrante: Pe. Edilson Kaspchak
Animação litúrgica: Comunidade Nª Srª de Fátima – Roça Grande
Praça de alimentação: Noite do pastel e espetinho
Responsável  pela preparação: Comunidades Roça Grande e Jd. Arapongas
Atividade artística ou cultural: Música Gauchesca.

6º dia- 25 de agosto (quarta-feira) - 20:00 horas
Tema: A proposta de Aparecida: uma caminhada em quatro etapas
Celebrante: Pe. André Marmilicz
Animação litúrgica: Comunidade São Vicente de Paulo – Jd. Aliança
Praça de alimentação: Noite da sopa e do espetinho
Responsável  pela preparação: Comunidade Jd. Tereza Glaser
Atividade artística ou cultural: Show Musical  Pe. André e o Grupo Ágape.

7º dia- 26 de agosto (quinta-feira) - 20:00 horas
Tema: “Missão continental”- Uma Igreja em estado permanente de missão
Celebrante: Pe. Carlos Luiz Bacheladenski, CM
Animação litúrgica: Comunidade Santa Cruz – Jd. Cruzeiro
Praça de alimentação: Noite da quirera e do espetinho
Responsável  pela preparação: Comunidades Jd. Osasco e Jd. Georgina
Atividade artística ou cultural: Teatro do Grupo de Jovens Semear

8º dia- 27 de agosto (sexta-feira) - 20:00 horas
Tema: “Igreja casa dos pobres”- Reino de Deus e promoção humana
Celebrante: Pe. Ilson Luis Hübner
Animação litúrgica: Comunidade Nª Srª Aparecida- Ouro Verde
Praça de alimentação: Noite do caldo mineiro e espetinho
Responsável  pela preparação: Comunidade Ouro Verde
Atividade artística ou cultural: Grupo Polonês Wisla

9º dia- 28 de agosto (sábado) – 19:30 horas
Tema: Igreja, escola de comunhão” – Pequenas Comunidades Eclesiais
Celebrante: Pe. Gilson Cesar de Camargo
Animação litúrgica: Comunidade Nª Srª da Penha – Vila Guaracy

 ***********************************************************
OBSERVAÇÕES:

- O TRADICIONAL CUQUE POLONÊS e CERVEJA CASEIRA poderão ser adquiridos  no sábado dia 28 de agosto, a partir das 10:00 h , no salão paroquial.
- A PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO e as ATIVIDADES ARTÍSTICAS e CULTURAIS  acontecerão no salão paroquial.

PROGRAMAÇÃO DIA DA FESTA

PROGRAMAÇÃO LITÚRGICA:

08:00 h      – Missa
10:00 h      – Procissão com os padroeiros das comunidades partindo da Faculdade Fama  (Av. Paraná  esquina com a rua Joaquim Nabuco)
10:30 h      – Missa da Padroeira presidida por D. João Carlos Seneme (Bispo Auxiliar de Curitiba)
19:00 h      – Missa

FESTEJOS POPULARES:

  12:00 h    – TRADICIONAL ALMOÇO
Churrasco completo (alcatra acompanhado de risoto e maionese – para 2 pessoas) a R$ 25,00.
Costela dois fogos (fogo de chão) a R$ 20,00 o quilo

14:00 h      – FESTIVAL DE PRÊMIOS 

   1º Prêmio: Vale compras no valor de R$ 1.000,00
   2º Prêmio: Vale compras no valor de R$    500,00
   Mais 28 prêmios

      CAFÉ DA COLÔNIA e BARRAQUINHAS (jogos, brincadeiras...)

SORTEIO DA RIFA

                  1º Prêmio: um Forno Elétrico              
                  2º Prêmio: um DVD Player
                  3º Prêmio: uma Batedeira

Venha participar conosco, traga seus familiares e amigos.

Vamos fazer desta festa um evento de fraternidade e congraçamento!

O Conselho de Assuntos Econômicos agradece sua colaboração