segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mitra Arquidiocese de Curitiba

Mitra Arquidiocese de Curitiba


Boletim Semanal 28 de maio a 03 de junho

Corpus Christi 2010
Acontecerá no dia três de junho, às 15h, em frente à Catedral Basílica de Curitiba, a missa de Corpus Christi, seguida de procissão sobre o tapete de flores até o Centro Cívico. A missa será presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e animada pelo padre Reginaldo Manzotti e equipe.

Pastoral Catequética
A Pastoral Catequética informa que os Cursos Arquidiocesanos por ela coordenados (ICE-Curso Básico de Teologia (1º e 2º ano), Escola Discípulo Amado e Iniciação à Vida Cristã) vão acontecer no dia 27 de junho. A data anteriormente agendada, 20/06, foi alterada em virtude do jogo do Brasil na Copa do Mundo. Maiores informações no telefone: 2105-6356

Semana Eucarística
Acontece de 27 de maio a 03 de junho a Semana Eucarística.
Confira a programação no portal da Arquidiocese: www.arquidiocesedecuritiba.org.br


Regional Sul 2 discute Campanhas da Fraternidade e da Evangelização em Assembleia de Pastoral
O Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) realizou entre os dias 24 e 26 de maio, em Curitiba, a sua primeira Assembleia de Pastoral Regional do ano de 2010. O evento foi assessorado pelo secretário executivo da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre José Adalberto Vanzella.
O secretário executivo do Regional, padre Carlos Alberto Chiquim, avaliou positivamente o encontro. “A Assembleia de Pastoral do Regional tratou das campanhas que desempenhamos ao longo do ano e sua importância se dá porque vários representantes de dioceses e organismos participaram. A Cáritas, por exemplo, que tem representação em 12 dioceses do Regional esteve no encontro. Além da questão logística das campanhas, trabalhamos também estratégias conjuntas para dinamizarmos essas campanhas”, afirmou o secretário.
A Assembleia de Pastoral do Regional Sul 2 é semestral. A próxima deverá acontecer no mês de outubro. (http://www.cnbbs2.org.br)

2ª Peregrinação Nacional das Famílias

Família formadora dos valores humanos e cristãos.
Acontecerá nos dias 29 e 30 de maio a 2ª Peregrinação Nacional das Famílias, no Santuário Nacional de Aparecida, com celebrações durante todos os dias.


Mitra da Arquidiocese de Curitiba
Cúria Metropolitana - Assessoria de Imprensa/Camila Moreira
Telefones: 2105-6342 e 2105-6343
Para excluir seu email do Boletim acesse o Portal www.arquidiocesedecuritiba.org.br.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mitra Arquidiocese deCuritiba Boletim Semanal 21 a 28 de maio de 2010

Pastoral Catequética

A Pastoral Catequética informa que os Cursos Arquidiocesanos por ela coordenados (ICE-Curso Básico de Teologia (1º e 2º ano), Escola Discípulo Amado e Iniciação à Vida Cristã) vão acontecer no dia 27 de junho. A data anteriormente agendada, 20/06, foi alterada em virtude do jogo do Brasil na Copa do Mundo. Maiores informações no telefone: 2105-6356

Encontro de Formação para o CPP
Ocorrerá no dia 30 de maio, no Santuário de Nossa Senhora do Equilíbrio, na rua Amadeu Piotto, 4505, no Orleans, das 8h30 às 17h, a formação para os integrantes do Conselho Pastoral Paroquial (C.P.P). O tema central do encontro é a “Conversão Pastoral para uma Igreja em estado de missão, à luz de Aparecida”, o custo é de R$ 20,00 por pessoa e contará com três participantes por paróquia.
Caso necessite mais vagas entrar em contato com o Centro de Pastoral nos telefones 2105 6363/2105 6323/2105 6324.

6º Recomeçar – retiro para jovens
A Comunidade Santa Cruz está promovendo mais um retiro para jovens, você é nosso convidado. O retiro será nos dias 21,22 e 23 de maio, por R$ 45,00. Não deixe as coisas do mundo te derrubar, pois o Senhor está junto de ti para lhe ajudar a levar seus fardos!
Maiores Informações pelo telefone: (41) 3022-5521
E-mail:comunidadesantacruz@gmail.com

“O Brasil tende a ser um país mais acolhedor”, afirma o bispo de Ponta Grossa
A frase foi dita no dia 12 de maio, por dom Sérgio Braschi, na coletiva com a imprensa, da 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que foi realizada em Brasília desde o dia 4 de maio. Dom Sérgio explicou o projeto “Brasil na Missão Continental” e sua finalidade. Este projeto, que atua no Brasil e cujo raio de alcance chega a países como Haiti e Timor Leste, pretende colocar toda a Igreja em missão, animando as diversas pastorais no sentido de evangelização”, destacou o bispo, que também faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Pastoral da AIDS
A Pastoral da AIDS está realizando visita em todos os municípios da Diocese, com o intuito difundir o trabalho desta Pastoral e ajudar na conscientização das pessoas acerca da prevenção contra o vírus HIV. A coordenação desta atividade está a cargo do assessor, Pe. Milton Werman, juntamente com a equipe regional.O ônibus com a equipe vem de Curitiba e realiza esse trabalho em todo o Paraná com parceria da Pastoral, com as paróquias/Dioceses e secretarias municipais de saúde.
Na Diocese de Toledo, a programação das visitas é a seguinte:
Guaíra: 18 a 21/05;
Mercedes: 22/05;
Rondon: 23 a 26/05, ao meio dia;
Santa Rosa: 26/06 (à tarde) e 27/05;
Quatro Pontes: 28/05;
S. Pedro do Iguaçu: 29/05;
Ouro Verde do Oeste: 30/05.


Hino do Papa
“Bem-haja, Santo Padre” é a versão adaptada do hino que saudou Bento XVI em Portugal, para que o mesmo possa continuar a ser cantado pelas comunidades católicas.
A obra é da autoria dos sacerdotes Heitor Morais (letra) e António Cartageno (música).
O novo hino - que tem por base a melodia anteriormente divulgada para o acolhimento ao Papa - pretende fazer eco da visita de Bento XVI.
Nesse sentido, foi feita uma seleção das estrofes e alterado o texto do refrão.

Igreja é lugar de esperança
Bento XVI enviou uma mensagem à iniciativa ecuménica “Kirchentag”, em Munique (Alemanha), defendendo que a Igreja é um lugar de “esperança”, apesar das falhas dos seus membros.
A iniciativa, que congrega fiéis das diversas Igrejas cristãs, encerrou-se este Domingo, também com a participação de fiéis de outras religiões.
A mensagem papal sublinha que “nos últimos meses tivemos de nos confrontar repetidamente com notícias que querem derrubar a alegria na Igreja, que a obscurecem como lugar de esperança”.
Para Bento XVI, é importante notar não só os erros, mas admitir que “a fé torna os homens mais puros e generosos, educa-os no amor”.



Mitra da Arquidiocese de Curitiba
Cúria Metropolitana - Assessoria de Imprensa
Telefones: 2105-6342 e 2105-6343
Para excluir seu email do Boletim acesse o Portal www.arquidiocesedecuritiba.org.br.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Calendário da Capela - Mês Maio

Segue calendário da capela do mês de maio, clique para ampliar.





Liturgia

Alguns defeitos na Liturgia

1) Não se deve dizer: Fazer leituras e sim Proclamar as Leituras.
2) No final da Proclamação das Leituras não dizer: Palavras do Senhor e nem Palavras da Salavação. O Correto: Palavra do Senhor, Palavra da Salvação. Outro erro muitas vezes cometido o leitor dizer Primeira Leitura ou Segunda Leitura, o leitor deve comecar a proclamacao das leituras logo apos a citacao, e nao dizer primeira ou segunda leitura.
3) O animador(antigo comentárista) não deve se estender na monição inicial e nem na monição das leituras. Monição é o comentário.
4) Também o animador(comentarista) falha em algumas vezes quando é celebração com ministros e com padre. Quando a Celebração é presidida por Ministros o animador deve dizer: Celebração da Palavra e não missa. Quando é com Padre ai sim Celebração da Santa Missa.
5) Outro erro de alguns animadores(comentarista), após as intenções e monição(comentario) inicial, convidando a assembléia a ficar em pé para iniciar a celebração diz: Vamos acolher nosso celebrante ou o celebrante, esta errado. Primeiro quem celebra é a comunidade reunida não somente o Padre ou o Ministro. O correto se for o caso é dizer Preside esta Celebração o Padre....(quando for Missa) ou o Ministro...(quando for Celebração da Palavra).
6) No Presbitério somente 7 simbolos ou objetos litúrgicos devem ter:
1)Sacrário(Onde fica depositado as Santas Reservas(Particulas ou óstias consagradas na missa e que não foram distribuídas, o sacrário que pode muitas vezes ter uma capela separada do presbitério, 2)Credência(Mesinha a parte, altura mais baixa que o altar, serve para colocar os dons, objetos que não podem ir no altar: corporal, sanquinio, purificatório, agua, aspersório, caldeirinha...), 3) Ambão da Palavra, exclusivamente para Proclamar as leituras(1ª, Salmo, 2ª, Evangelho, Homilia, Profissão de Fé, Oração da Assembléia), 4)Cirio Pascal, vela grande que é a luz, a ressurreição, todos os anos com o Rito na Vigilia Pascal o cirio é trocado com o Rito da Benção do Fogo, 5) Altar, seu uso é exclusivamente no momento da liturgia eucarística até esse momento não pode haver nada sobre ele, e após a oração pós comunhão também não pode haver nada sobre ele), 6) Cruz Processional, cruz com cabo maior que entra na procissão de entrada, 7) Sede, conhecida erradamente como cadeira do padre.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional começa hoje em Brasília

Por Tatiana Félix *


Adital -

Arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal, está comemorando 50 anos de existência, e os fiéis da região tem um motivo a mais para celebrar o Jubileu de Ouro, já que a cidade está sediando a 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010). O evento começará com a Missa de Abertura, na noite de hoje (13), na Esplanada dos Ministérios.

O CEN 2010 será o ponto central das celebrações dos 50 anos da Arquidiocese e da cidade de Brasília, nascidas na mesma data: 21 de abril de 1960. O XVI CEN acontece logo após o término da 48ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que começou no último dia 4.

Com o tema "Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários" e lema "Fica conosco, Senhor!" (Lc 24,29), o objetivo do Congresso é ressaltar a presença de Cristo na Eucaristia, despertando a espiritualidade eucarística na comunidade, segundo informou o padre André Lima, coordenador da comissão de comunicação do CEN.

O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão eucarístico, para que possa se fortalecer na fé, na esperança e na caridade, para que não desfaleça por causa as dificuldades do caminho. O sentido da Eucaristia é gerar a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.

"O Congresso é um momento muito importante para nós e para Brasília. Queremos mostrar o outro lado da cidade, tirando o foco da política. Vamos recepcionar todos os peregrinos que estão chegando", declarou padre André.

Na tarde de ontem (12), o enviado especial do papa Bento XVI, Cardeal Dom Cláudio Hummes, chegou na cidade, para participar do XVI CEN. O Cardeal, nascido no Rio Grande do Sul, foi recepcionado pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, e outros líderes católicos. Prefeito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio já participou nesta manhã, da Jornada Sacerdotal.

Segundo Padre André, Dom Cláudio presidirá amanhã (14) a Missa da Solidariedade, que contará com a participação de aproximadamente mil catadores de materiais recicláveis. Ele disse que na ocasião serão distribuídas cestas básicas. "É a inclusão dos excluídos", ressaltou.

Na programação de amanhã (14), está prevista a realização das missas dos bispos nas 122 paróquias do Distrito Federal, Feira Católica e exposição artística. As celebrações eucarísticas acontecerão, a partir das 17h, em todas as igrejas, com a participação de 1 a 3 bispos vindos de todas as partes do país. Também amanhã, serão realizados os simpósios de Teologia e de Bioética.

No sábado (15), cerca de mil crianças, das paróquias do DF, receberão a Primeira Comunhão. No mesmo dia haverá ainda procissão, vigília e missas especiais para animar a juventude. Já na manhã de domingo (16), último dia do evento, todos os bispos que participam do CEN 2010, se reunirão na Missa de Encerramento, também na Esplanada dos Ministérios.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Falece Padre EUGÊNIO DIRCEU KELLER


Clique na imagem para ampliar.

Pe. Eugênio Dirceu Keller (foto)

Em um cenário de morros, serras e cachoeiras se localiza Pru­­dentópolis, local onde nasceu Eugênio Dirceu Keller, em 1957. Sua família, como quase todos nessa cidade que abriga imigrantes ucranianos e poloneses, era muito religiosa. Tal ca­­racterística, aliada à simpatia da família pela Congregação da Missão, os vicentinos, in­­fluenciou Eugênio a entrar no seminário São Vicente de Pau­­lo, em Araucária, ainda criança.

Os dias no claustro não eram preenchidos apenas com au­­las, orações e momentos de si­­lêncio. Quando podiam dar uma trégua para as obrigações, os seminaristas corriam e jogavam futebol. Padre Fabiano Spisla, amigo de padre Eugênio desde a época de seminário, conta o quanto gostavam de praticar esportes. Mesmo depois de mais velhos os amigos ainda se reuniam para jogar uma partida.

Padre Eugênio desempenhou papel relevante enquanto professor. Na década de 80, mudou-se para Roma, onde se especializou em História da Igreja, disciplina que lecionava no Studium Theo­­logicum de Curitiba. Também foi diretor de colégios vicentinos. Sua vida sacerdotal sempre esteve conciliada com a de educador.

A vida de Eugênio, como padre, foi marcada por vários eventos importantes. Frutos das ações que ele exercia para a Igreja e seus membros. Em 1980, foi ordenado sacerdote pelo papa João Paulo II, com o Maracanã lotado, como lembra o padre Fabiano. Mais recentemente, foi eleito Provincial da Congregação da Missão Província do Sul. Títulos importantes costumam trazer a imagem de alguém distante, mas a rotina de padre Eugênio era sem­­pre em contato direto com o povo.

Dia 2 de maio, aos 53 anos, de parada cardíaca.

* * * * * *




Curriculum Vitae – Pe. Eugenio Dirceu Keller

Nome:

- Eugênio Dirceu Keller (Padre)



Filiação:

- Antonio Keller e Julia de Lima Keller (já falecidos)



Data de Nascimento:

- 01 de Janeiro de 1957



Local de Nascimento:

- Prudentópolis (PR)



Ensino Primário:

- Colégio Santa Sofia, Prudentópolis-PR



Ginásio:

- Colégio Imaculada Conceição, Prudentópolis-PR

- Seminário São Vicente de Paulo, Araucária-PR, 1971 a 1972



Clássico e Filosofia:

- Seminário São Vicente de Paulo, Araucária-PR, 1973 a 1976



Teologia:

- Studium Theologicum, Curitiba-PR, 1977 a 1980



Ingresso na Congregação da Missão:

- Araucária-PR, 15 de janeiro de 1977



Primeiros Ministérios:

- 22 novembro 1979, Seminário São Vicente de Paulo, Araucária-PR

- Ordinante: Pe. Lourenço Biernaski



Votos na Congregação da Missão:

- 16 Abril 1980, Seminário São Vicente de Paulo, Curitiba-PR



Diaconato:

- Diaconato: 04 de maio de 1980, Santuário Nossa Senhora das Graças, Prudentópolis-PR

- Ordinante: Dom Ladislau Biernaski



Presbiterato:

- 02 julho 1980, Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro-RJ

- Ordinante: Papa João Paulo II



Pós-Graduação:

- 1983 a 1985, Licenciatura em História da Igreja, Universidade Gregoriana de Roma



Atividades do Ministério Sacerdotal:

- 1979: Igreja São Miguel, Tomás Coelho, ainda como seminarista do 3º ano de Teologia

- 1980: Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Araucária-PR, seminarista do 4º ano de Teologia e padre

- 1981: Paróquia de Ibaiti-PR, vigário paroquial

- 1983: Setembro, mudança para Roma, para o Mestrado em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma

- 1985: Regresso de Roma; participou da Assembleia da CLAPVI em Lima, Peru

- 1986, 12 de janeiro: Posse como pároco da Paróquia Santa Cândida, em Curitiba-PR

- 1986: Docência de História da Igreja no Studium Theologicum em Curitiba-PR

- 1991: em fevereiro, transferência para o Colégio São Vicente de Paulo em Araucária-PR; cargo de Diretor

- 2000, 23 de janeiro: Pároco da Paróquia Sant’Ana do bairro Abranches, em Curitiba-PR. Magistério de História da Igreja

Atividades na Congregação da Missão Província do Sul:

- 1987: Superior da Casa Canônica de Santa Cândida, desde 10 dezembro 1987

- 1991: Superior da Casa do Colégio de Araucária

- 1993: eleito Assistente Provincial da Congregação da Missão Província do Sul, sediada em Curitiba-PR

- 2002, julho: Eleito Assistente Provincial

- 2005, julho: Eleito Assistente Provincial

- 2008, julho: participou do Curso de Liderança no Centro Internacional de Formação Vicentina (CIF), em Paris, França

- 2008, 23 de julho: eleito Superior (Visitador) Provincial da Congregação da Missão Província do Sul

- 2008, 19 de agosto: posse como Superior (Visitador) Provincial da Congregação da Missão Província do Sul, em Abranches

Magistério

- Studium Theologicum, Curitiba-PR

- Faculdade Vicentina, Curitiba-PR

- Escola de Diáconos São Felipe, Curitiba-PR

- Teologia, Ponta Grossa-PR

- Teologia Claretiana, Batatais-SP

Morte

- 3 maio 2010, Curitiba-PR

- 4 maio 2010, Sepultamento no Cemitério da Paróquia de Abranches, Curitiba-PR



Depoimentos na Missa de Corpo-Presente

- A grande virtude do Pe. Dirceu era a serenidade; ele era zeloso no sacerdócio; era um atleta destacado pelo correr; ia para a Arena da Baixada para ver o Atlético (Pe. Fabiano)

- Na Escola Diaconal São Felipe Neri, Padre Dirceu se destacou pela firmeza nos princípios e pela suavidade com os alunos; conduzia o Magistério com muita seriedade (Pe. Chemin)

- Para a Congregação, era o Pe. Eugênio Dirceu Keller; para os paroquianos, era o Padre Dirceu; para a família, era o Geninho. Já foi citada a serenidade dele, podem conferir, nenhuma ruga no rosto (Vicente Keller)

- Pe. Dirceu é um amigo que deixou discípulos; é uma estrela que brilha (Vera, Ministra)



Cemitério de Abranches

- Cânticos e Orações, Revoada de Pombas Brancas. Túmulo dos Padres Missionários Vicentinos (quadra, número, gaveta...)




Irmãos (10) com o Pe. Dirceu

1 – Luiz

2 – Antonio ( + )

3 – Cecília

4 – Josefa

5 – Augusto ( + )

6 – Vicente

7 – Marinês

8 – Dirceu ( + )

9 – Nivaldo

10 - Carlos



Documentos Pessoais:

- RG 1.296.290 – SSP/PR

- CPF 354.316.449/04

- Título de Eleitor:

- CNH:



Contato com a CMPS:

- Avenida Jaime Reis, 531, Bairro São Francisco, Curitiba-PR

- CEP: 80510-010

- Fone: (41) 3223-0561

- E-mail: cmpsvisit@onda.com.br

Fotos - Máikol

- 100416 Dirceu

- 080819 01 Dirceu



Currículo

0 CMPS - 1 Pe. Dirceu




Pe. Eugenio Dirceu Keller,CM

* 01.01.1957 – Prudentópolis-PR

+ 02.05.2010 – Curitiba-PR


Anunciei o teu nome aos meus irmãos, em plena assembléia eu te louvei." (Hb 1,13)

Missionário Vicentino.

Graduado em Filosofia, Teologia, História da Igreja.


Professor-Mestre em História da Igreja; conduzia as aulas com firmeza. Pregador de retiros.

Homem sereno, simples e sempre dis­ponível.

Sacerdote exemplar. Atuou como padre em Araucária-PR, Ibaiti-PR, Curitiba-PR (Santa Cândida, Abranches), Roma e, ocasionalmente, em muitas localidades.

Cidadão do Reino de Deus.

- - -

* Este arquivo ainda não está finalizado; passe e-mail para o Padre Máikol =

lmaikol@uol.com.br (a 1ª letra é L)






Nota de Falecimento

É com pesar que comunicamos o falecimento do Padre EUGÊNIO DIRCEU KELLER, sacerdote vicentino (Lazarista) da Província sediada em Curitiba, Paraná.

O Padre Dirceu exercia atualmente o cargo de Superior Provincial, da Congregação da Missão, Província de Curitiba.

Velório na Igreja Sant’Ana, Paróquia do bairro Abranches, em Curitiba-PR.

Missa de Corpo-Presente na Igreja Sant’Ana, na terça-feira, 4 de maio de 2010, às 15 horas.

Ofereçamos nossa prece pelo Padre Dirceu!

Pe. Fabiano Spisla, CM

Assistente Provincial

Curitiba-PR



Rua Vitório João Brunor, 688
82130-080 - Curitiba-PR

( 41 ) 3354 - 3637


Click na rua para ir no mapa: Rua Vitório João Brunor

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vocação

VOCAÇÃO

“A glória de Deus é o homem que vive, cresce e chega à sua plenitude”

A vocação (do latim vocatio, ação de chamar) supõe o encontro de duas liberdades: a liberdade absoluta de Deus, que chama, e a liberdade humana que responde a este “chamado”. É uma inspiração ou moção interior pela qual Deus chama a pessoa a determinado estado de vida. Podemos então afirmar, que em toda vocação autentica a iniciativa é de Deus. Não podemos comparar vocação com profissão, pois profissão refere-se à ocupação ou trabalho especializado, ao passo que vocação é o chamado que brota do mais profundo do ser, onde ressoa a voz de Deus. A vocação, enquanto chamado de Deus sempre fiel e imutável tende a ser definitiva e irreversível. Não se pode reduzir a vocação ao momento inicial do chamado divino e muito menos à simples resposta humana. A vocação é o estado e situação decorrente do diálogo entre Deus e o homem. Como a vida matrimonial não se reduz ao tempo de namoro e noivado, assim é uma vocação é uma história de amor, que deve durar a vida inteira.
A vocação religiosa nasce e é sustentada, antes de mais nada, por uma profunda experiência de Deus: sentir-se amado por Deus Pai, estar em profunda intimidade com Jesus, deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, em uma palavra, consagrar toda existência ao amor → absoluto. Em toda vocação autentica haverá sempre um sentimento semelhante ao que precedeu a entrada de Isabel da Trindade no Carmelo: “Em breve serei toda tua... ocupando-me unicamente de ti, conversando e vivendo somente contigo”.
O objetivo central da vida religiosa, não se baseia unicamente no cumprimento fiel dos votos, ou a observância da Regra, ou ainda a realização de trabalhos apostólicos, mas sim de uma profunda busca de intimidade com Deus:

“Senhor o que queres que eu faça”?
(São Francisco de Assis)


(Fonte: Dicionário Teológico da Vida Consagrada - vocação)

Pensamentos, mensagens e histórias

"Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade" I João 3:17;18


Uma garotinha esperta de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo.

Tudo que ela sabia era que o menino estava muito doente e que estavam completamente sem dinheiro.

Iriam se mudar para um apartamento num subúrbio, no próximo mês, porque seu pai não tinha recursos para pagar as contas do médico e o aluguel do apartamento.

Somente uma intervenção cirúrgica muito cara poderia salvar o garoto, e não havia ninguém que pudesse emprestar-lhes dinheiro.

A menina ouviu seu pai dizer a sua mãe chorosa, com um sussurro desesperado:


- "somente um milagre poderá salva-lo."


Ela foi ao seu quarto e puxou o vidro de gelatina de seu esconderijo, no armário.

Despejou todo o dinheiro que tinha no chão e contou-o cuidadosamente, três vezes.

O total tinha que estar exato. Não havia margem de erro.

Colocou as moedas de volta no vidro com cuidado e fechou a tampa.

Saiu devagarinho pela porta dos fundos e andou cinco quarteirões até chegar à farmácia.

Esperou pacientemente que o farmacêutico a visse e lhe desse atenção, mas ele estava muito ocupado no momento.

Ela, então, esfregou os pés no chão para fazer barulho, e nada! Limpou a garganta com o som mais alto que pôde, mas nem assim foi notada.

Por fim, pegou uma moeda e bateu no vidro da porta. Finalmente foi atendida!


"O que você quer?" perguntou o farmacêutico com voz aborrecida. "estou conversando com meu irmão que chegou de Chicago e que não vejo há séculos", disse ele sem esperar resposta.


"Bem, eu quero lhe falar sobre meu irmão", respondeu a menina no mesmo tom aborrecido. "Ele está realmente doente... E eu quero comprar um milagre."


"Como?", balbuciou o farmacêutico admirado.



"Ele se chama Andrew e está com alguma coisa muito ruim crescendo dentro de sua cabeça e papai disse que só um milagre poderá salvá-lo e é por isso que eu estou aqui. Então, quanto custa um milagre?"

"Não vendemos milagres aqui, garotinha. Desculpe, mas não posso ajuda-lá", respondeu o farmacêutico, com um tom mais suave.


"Escute, eu tenho o dinheiro para pagar. Se não for suficiente, conseguirei o resto. Por favor, diga-me quanto custa", insistiu a pequena.


O irmão do farmacêutico era um homem gentil. Deu um passo à frente e perguntou à garota:


"que tipo de milagre seu irmão precisa?"



"Não sei", respondeu ela, levantando os olhos para ele. "Só sei que ele está muito mal e mamãe diz que precisa ser operado. Como papai não pode pagar, quero usar meu dinheiro."


"Quanto você tem?", perguntou o homem de Chicago.


"Um dólar e onze centavos" , respondeu a menina num sussurro. "É tudo que tenho, mas posso conseguir mais se for preciso."


"Puxa que coincidência" sorriu o homem. "Um dólar e onze centavos!!! Exatamente o preço de um milagre para irmãozinhos."


O homem pegou o dinheiro com uma mão e, dando a outra mão à menina, disse:


"Leve-me até sua casa. Quero ver seu irmão e conhecer seus pais. Quero ver se tenho o tipo de milagre que você precisa."


Aquele senhor gentil era um cirurgião, especializado em Neurocirurgia.


A operação foi feita com sucesso e sem custos.


Alguns meses depois Andrew estava em casa novamente, recuperado.


A mãe e pai comentavam alegremente sobre a seqüência de acontecimentos ocorridos.


"A cirurgia" , murmurou a mãe, "foi um milagre real. Gostaria de saber quanto custou!"


A menina sorriu. Ela sabia exatamente quanto custa um milagre...


Um dólar e onze centavos... Mais a fé de uma garotinha...



Não há situação, por pior que seja, que resista ao milagre do amor.
Quando o amor entra em ação, tudo vence e tudo acalma.


Onde o amor se apresenta, foge a dor, se afasta o sofrimento e o egoísmo bate em retirada.
Creia. Deus tem cuidado de ti.
Cristo Vive e esta apaixonado por você.


Postado no Grupo dos Amigos de Deus 11/04/2007


Colaboração de Uma Amiga de Deus Ana Paula



"ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." Salmos 40:1

Certo dia decidi dar-me por vencido, renunciei ao meu trabalho, às minhas relações, e à minha fé.

Resolvi desistir até da minha vida.

Dirigi-me ao bosque para ter uma última conversa com Deus.

“Deus," eu disse "Poderias dar-me uma boa razão para eu não entregar os pontos?”

Sua resposta me surpreendeu:

“Olha em redor Estás vendo a samambaia e o bambu?”

“Sim, estou vendo”, respondi.

Pois bem. Quando eu semeei as samambaias e o bambu, cuidei deles muito bem.
Não lhes deixei faltar luz e água.

A samambaia cresceu rapidamente, seu verde brilhante cobria o solo.

Porém, da semente do bambu nada saía. Apesar disso, eu não desisti do bambu.

No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa.

E, novamente, da semente do bambu, nada apareceu. Mas, eu não desisti do bambu.

No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa… Mas, eu não desisti.

Mas… no quinto ano, um pequeno broto saiu da terra.

Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno , até insignificante.

Seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura.

Ele ficara cinco anos afundando raízes.

Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver.

“A nenhuma de minhas criaturas eu faria um desafio que elas não pudessem superar”

E olhando bem no meu íntimo, disse:

Sabes que durante todo esse tempo em que vens lutando, na verdade estavas criando raízes?
Eu jamais desistiria do bambu. Nunca desistiria de ti.
Não te compares com outros.
“O bambu foi criado com uma finalidade diferente da samambaia, mas ambos eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito”.
“Teu tempo vai chegar” disse-me Deus. “Crescerás muito!”

Quanto tenho de crescer? perguntei.

“Tão alto como o bambu” foi a resposta.

E eu deduzi: Tão alto quanto puder!

Um escritor de nome Covey escreveu:

"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava."


O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos...

Especialmente no nosso trabalho, (que é sempre um grande projeto em nossas vidas)

Devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida:

a Persistência e a Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.


Nunca te arrependas de um dia de tua vida.

Os bons dias te dão felicidade.

Os maus te dão experiência.

Ambos são essenciais para a vida.


A felicidade te faz doce.

Os problemas te mantêm forte.


As penas te mantêm humano.

As quedas te mantêm humilde.


O bom êxito te mantém brilhante.

Mas, só Deus te mantém caminhando...



Postado no Grupo Dos Amigos de Deus em 21/01/2008


Colaboração de Uma Amiga de Deus Lurdinha



A Samambaia e o Bambu


Certo dia decidi dar-me por vencido.
Renunciei ao meu trabalho, às minhas relações, e à minha fé.
Resolvi desistir até da minha vida.
Dirigi-me ao bosque para ter uma última conversa com Deus.
“Deus, eu disse:
Poderias dar-me uma boa razão para eu não entregar os pontos?”
Sua resposta me surpreendeu:
“Olha em redor Estás vendo a samambaia e o bambu?”
“Sim, estou vendo”, respondi.
Pois bem. Quando eu semeei as samambaias e o bambu, cuidei deles muito bem.
Não lhes deixei faltar luz e água.
A samambaia cresceu rapidamente.
Seu verde brilhante cobria o solo.
Porém, da semente do bambu nada saía.
Apesar disso, eu não desisti do bambu.
No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa.
E, novamente, da semente do bambu, nada apareceu.
Mas, eu não desisti do bambu.
No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa…
Mas, eu não desisti.
Mas… no quinto ano, un pequeno broto saiu da terra.
Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno , até insignificante.
Seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura.
Ele ficara cinco anos afundando raízes.
Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver.
“A nenhuma de minhas criaturas eu faria um desafio que elas não pudessem superar”
E olhando bem no meu íntimo, disse:
Sabes que durante todo esse tempo em que vens lutando, na verdade estavas criando raízes?
Eu jamais desistiria do bambu.
Nunca desistiria de ti.
Não te compares com outros”.
“O bambu foi criado com uma finalidade diferente da samambaia, mas ambos eram necessários para fazer
do bosque um lugar bonito”.
“Teu tempo vai chegar” disse-me Deus.
“Crescerás muito!”
Quanto tenho de crescer? perguntei.
“Tão alto como o bambu?” foi a resposta.
E eu deduzi: Tão alto quanto puder!
Espero que estas palavras possam ajudar-te a entender que Deus nunca desistirá de ti.
Nunca te arrependas de um dia de tua vida.
Os bons dias te dão felicidade.
Os maus te dão experiência.
Ambos são essenciais para a vida.
A felicidade te faz doce.
Os problemas te mantêm forte.
As penas te mantêm humano.
As quedas te mantêm humilde.
O bom êxito te mantém brilhante.
Mas, só Deus te mantém caminhando...

Contribuição: Elaine Cristina

" O TEMPO PASSOU E ME FORMEI EM SOLIDÃO"

José Antônio Oliveira de Resende

Professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de
Letras, Artes e Cultura,
da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Sou do tempo em que ainda se faziam visitas. Lembro-me de minha mãe
mandando a gente caprichar no banho porque a família toda iria visitar
algum conhecido. Íamos todos juntos, família grande, todo mundo a pé.
Geralmente, à noite.
Ninguém avisava nada, o costume era chegar de paraquedas mesmo. E os
donos da casa recebiam alegres a visita. Aos poucos, os moradores iam se
apresentando, um por um.
– Olha o compadre aqui, garoto! Cumprimenta a comadre.
E o garoto apertava a mão do meu pai, da minha mãe, a minha mão e a mão
dos meus irmãos. Aí chegava outro menino. Repetia-se toda a diplomacia.
– Mas vamos nos assentar, gente. Que surpresa agradável!
A conversa rolava solta na sala. Meu pai conversando com o compadre e
minha mãe de papo com a comadre. Eu e meus irmãos ficávamos assentados
todos num mesmo sofá, entreolhando-nos e olhando a casa do tal compadre.
Retratos na parede, duas imagens de santos numa cantoneira, flores na
mesinha de centro... casa singela e acolhedora. A nossa também era assim.
Também eram assim as visitas, singelas e acolhedoras. Tão acolhedoras
que era também costume servir um bom café aos visitantes. Como um anjo
benfazejo, surgia alguém lá da cozinha – geralmente uma das filhas – e
dizia:
– Gente, vem aqui pra dentro que o café está na mesa.
Tratava-se de uma metonímia gastronômica. O café era apenas uma parte:
pães, bolo, broas, queijo fresco, manteiga, biscoitos, leite... tudo sobre
a mesa.
Juntava todo mundo e as piadas pipocavam. As gargalhadas também. Pra que
televisão? Pra que rua? Pra que droga? A vida estava ali, no riso, no
café, na conversa, no abraço, na esperança... Era a vida respingando
eternidade nos momentos que acabam.... era a vida transbordando
simplicidade, alegria e amizade...
Quando saíamos, os donos da casa ficavam à porta até que virássemos a
esquina. Ainda nos acenávamos. E voltávamos para casa, caminhada muitas
vezes longa, sem carro, mas com o coração aquecido pela ternura e pela
acolhida. Era assim também lá em casa. Recebíamos as visitas com o coração
em festa.. A mesma alegria se repetia. Quando iam embora, também
ficávamos, a família toda, à porta. Olhávamos, olhávamos... até que
sumissem no horizonte da noite.
O tempo passou e me formei em solidão. Tive bons professores: televisão,
vídeo, DVD, e-mail... Cada um na sua e ninguém na de ninguém. Não se
recebe mais em casa. Agora a gente combina encontros com os amigos fora de
casa:
– Vamos marcar uma saída!... – ninguém quer entrar mais.
Assim, as casas vão se transformando em túmulos sem epitáfios, que
escondem mortos anônimos e possibilidades enterradas. Cemitério urbano,
onde perambulam zumbis e fantasmas mais assustados que assustadores.
Casas trancadas.. Pra que abrir? O ladrão pode entrar e roubar a
lembrança do café, dos pães, do bolo, das broas, do queijo fresco, da
manteiga, dos biscoitos do leite...
Que saudade do compadre e da comadre! Sinto mais q saudade dos
compadres...sinto saudade da atenção, do carinho , dos vizinhos q se
ajudavam, sinto saudade do aperto de mão, vigoroso, do abraço na hora
sombria!
Não existe mais nada disso, hoje tratamos do amor como algo perecível, tão
efêmero que, dura o tempo de um e-mail e de um scrap no orkut, banal,
frio, hoje tratamos sexo como instinto, tanto faz quem é o parceiro (a)
não importa, é banal , o importante é o numero de vezes para contar
vantagem.
Eu diria sem medo...ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE... triste isso!


“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mateus 6.24
Estas foram as sábias palavras de nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo.

A sociedade nos dias de hoje está vivenciando uma crise muito séria, muitas pessoas não sabem a direção que estão seguindo.

Há uma força que tem levado muita gente inconscientemente à determinadas práticas e comportamentos, como que por uma orientação global que vem ocupando quase todos os espaços na sociedade, o dinheiro está aparecendo como o bem maior de muitas pessoas e reverenciado acima de tudo.

Em busca por dinheiro muitos têm sacrificado o lazer, as boas amizades, a família, a saúde, muitos morrem e outros até matam e como matam! É tudo por ele (o dinheiro), é ele quem dita as regras do “bom viver”.

A busca desenfreada pelo dinheiro tem causado grandes males à sociedade e ao mundo.

Por causa do dinheiro muitos chefes de governos deixam de investir em políticas públicas para minimizar os problemas sociais, de muitos que passam fome, outros que não possuem casas para morar e das minorias que vivem à margem dos direitos: excluídos da sociedade.

Os mesmos governos que não têm dinheiro para resolverem tais problemas são os mesmos que investem bilhões de dólares em armamentos bélicos e instrumentos de destruição em massa, para matar milhares e milhares de inocentes.

Mesmo assim muitos continuam em estado de indolência e outros em terrível anomia sem o mínimo de reconhecimento às leis e regras.

A essa altura a moral e a ética, o caráter e as virtudes são relegados ao nada, cada um quer fazer a sua própria regra.

Mas ainda é tempo de os verdadeiros cristãos se manifestarem e não embarcarem nessa direção e nem adotarem esses modelos e conceitos de que vale mais quem tem mais em detrimento ao caráter, a virtude, a moral, a ética e os valores cristãos.

Colaboração de um Amigo de Deus Edjenaldo Ferreira dos Santos.


Sua amizade é:
..

Igual ao
Mastercard -> não tem preço.
Igual ao
Ibi -> diferente...
Igual a
DNA -> Único...
Igual a
Ferrari -> invencível...
Igual a
Natureza -> surpreendente...
Igual ao
Bradesco -> Completo...
Igual a
Bob Marley -> inesquecivél...

E ainda tem o Coração idêntico ao
Fox:
Compacto pra quem vê, gigante pra quem ama !!!


Fazer um amigo, é um
DOM;
Ter um amigo, é uma
GRAÇA ;
Conservar um amigo, é uma
VIRTUDE ;
Mas, ter
VOCÊ em meu contato?!?!?!
Fala sério!!!!!! É uma
HONRA!!!!!!!!!



Contribuição de Luciane Pires


Éramos a única família no restaurante com uma criança.

Eu coloquei Daniel numa cadeira para crianças e notei que todos estavam tranqüilos, comendo e conversando.

De repente, Daniel gritou animado, dizendo: 'Olá, amigo!', batendo na mesa com suas mãozinhas gordas.

Seus olhos estavam bem abertos pela admiração e sua boca mostrava a falta de dentes.

Com muita satisfação, ele ria, se retorcendo.

Eu olhei em Volta e vi a razão de seu contentamento.

Era um homem andrajoso, com um casaco jogado nos ombros,
Sujo, engordurado e rasgado.

Suas calças eram trapos com as costuras abertas até a metade, e seus dedos apareciam através do que foram, um dia, OS sapatos.

Sua camisa estava suja e seu cabelo não havia sido penteado por muito tempo.

Seu nariz tinha tantas veias que parecia um mapa.

Estávamos um pouco longe dele para sentir seu cheiro, mas asseguro que cheirava mal.

Suas mãos começaram a se mexer para saudar.

'Olá, neném. Como está você?', disse o homem a Daniel.

Minha esposa e eu nos olhamos:

'Que faremos?'.

Daniel continuou rindo e respondeu, 'Olá, olá,amigo'.

Todos no restaurante nos olharam e logo se viraram para o mendigo.

O velho sujo estava incomodando nosso lindo filho.

Trouxeram a comida e o homem começou a falar com o nosso filho como um bebê.

Ninguém acreditava que o que o homem estava fazendo era simpático.

Obviamente, ele estava bêbado.

Minha esposa e eu estávamos envergonhados.

Comemos em silêncio; menos Daniel que estava super inquieto e mostrando todo o seu repertório ao desconhecido, a quem conquistava com suas criancices.

Finalmente, terminamos de comer e nos dirigimos à porta.

Minha esposa foi pagar a conta e eu lhe disse que nos encontraríamos no
Estacionamento.

O velho se encontrava muito perto DA porta de saída.

'Deus meu, ajuda-me a sair daqui antes que este louco fale com Daniel', disse orando, enquanto caminhava perto do homem.

Estufei um pouco o peito, tratando de sair sem respirar nem um pouco do AR que ele pudesse estar exalando.

Enquanto eu fazia isto, Daniel se voltou rapidamente na direção onde estava o velho e estendeu seus braços na posição de 'carrega-me'.

Antes que eu pudesse impedir, Daniel se jogou dos meus braços para OS braços do homem.

Rapidamente, o velho fedorento e o menino consumaram sua relação de amor.

Daniel, num ato de total confiança, amor e submissão, recostou sua cabeça no ombro do desconhecido.

O homem fechou OS olhos e pude ver lágrimas correndo por sua face.

Suas velhas e maltratadas mãos, cheias de cicatrizes, dor e trabalho duro,suave, muito suavemente, acariciavam as costas de Daniel.

Nunca dois seres haviam se amado tão profundamente em tão pouco tempo.

Eu me detive, aterrado. O velho homem, com Daniel em seus braços, por um momento abriu seus olhos e olhando diretamente nos meus, me disse com voz forte e segura:

'Cuide deste menino'.

De alguma maneira, com um imenso nó na garganta, eu respondi: 'Assim o farei'.

Ele afastou Daniel de seu peito, lentamente, como se sentisse uma dor.

Peguei meu filho e o velho homem me disse:

'Deus o abençoe, senhor. Você me deu um presente maravilhoso'.

Não pude dizer mais que um entrecortado 'obrigado'.

Com Daniel nos meus braços, caminhei rapidamente até o carro.
Minha esposa perguntava por que eu estava chorando e segurando Daniel tão fortemente, e por que estava dizendo:

'Deus meu, Deus meu, me perdoe'.

Eu acabava de presenciar o amor de Cristo através DA inocência de um pequeno menino que não viu pecado, que não fez nenhum
juízo; um menino que viu uma alma e uns adultos que viram um montão de
Roupa suja.

Eu fui um cristão cego carregando um menino que não o era.

Eu senti que Deus estava me perguntando:

'Estás disposto a dividir seu filho por um momento?', quando Ele
Compartilhou Seu Filho por toda a eternidade.

O velho andrajoso, inconscientemente, me recordou:

Eu asseguro que aquele que não aceite o reino de Deus como um
Menino, não entrará nele.' (Lucas 18:17).

Apenas repita esta frase e verá como Deus se move:

'Senhor Jesus Cristo, te amo e te necessito, entre em meu coração, por favor'.

Passe esta mensagem a algumas pessoas especiais.

Não porque você receberá um milagre amanhã.

Mas porque você recebe o milagre todos OS dias...

O milagre de estar vivo...

Contribuição: Luciane Pires

" ... advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos." I Tessalonicenses 5:14
Conta-se que uma família foi forçada a sair de sua casa quando tropas inimigas invadiram a localidade onde viviam.
Para fugir aos horrores da guerra, perceberam que sua única chance seria atravessar as montanhas que circundavam a cidade.
Se conseguissem êxito na escalada, alcançariam o país vizinho e estariam a salvo.
A família compunha-se de umas dez pessoas, de diversas idades.

Reuniram-se e planejaram os detalhes: a saída de casa, por onde tentariam a difícil travessia.
O problema era o avô.

Com muitos anos aos ombros, ele não estava muito bem.
A viagem seria dura.
- "Deixem-me", falou ele.- "Serei um empecilho para o êxito de vocês. Somente atrapalharei. Afinal, os soldados não irão se importar com um homem velho como eu".
Entretanto, os filhos insistiram para que ele fosse.
Chegaram a afirmar que se ele não fosse, eles também ali permaneceriam.

Vencido pelas argumentações, o idoso cedeu.
A família partiu em direção à cadeia de montanhas.
A caminhada era feita em silêncio.

Todo esforço desnecessário deveria ser poupado.
Como entre eles havia uma menina de apenas um ano, combinaram que, a fim de que ninguém ficasse exausto, ela seria carregada por todos os componentes da
família, em sistema de revezamento.

Depois de várias horas de subida difícil, o avô se sentou em uma rocha.

Deixou pender a cabeça e quase em desespero, suplicou:
- "Deixem-me para trás. Não vou conseguir. Continuem sozinhos" .
- "De forma alguma o deixaremos. Você tem de conseguir. Vai conseguir", falou com entusiasmo o filho.
- "Não", insistiu o avô, "deixem-me aqui".
O filho não se deu por vencido.
Aproximou-se do pai e energicamente lhe disse:
- "Vamos, pai. Precisamos do senhor. É a sua vez de carregar o bebê".
O homem levantou o rosto.
Viu as fisionomias cansadas de todos.
Olhou para o bebê enrolado em um cobertor, no colo do seu neto de treze anos.
O garoto era tão magrinho e parecia estar realizando um esforço sobre-humano para segurar o pesado fardo.
O avô se levantou.
- "Claro", falou, "é a minha vez. Passem me o bebê".
Ajeitou a menina no colo.
Olhou para o seu rostinho inocente e sentiu uma força renovada.
Um enorme desejo de ver sua família a salvo, numa terra neutra, em que a guerra seria somente uma memória distante tomou conta dele.
- "Vamos", disse, com determinação. "Já estou bem. Só precisava descansar um pouco. Vamos andando".
O grupo prosseguiu, com o avô carregando a netinha.
Naquela noite, a família conseguiu cruzar a fronteira a salvo.

Todos os que iniciaram o longo percurso pelas montanhas conseguiram terminar. Inclusive o avô.
Se alguém a seu lado está preste a desistir das lutas que lhe compete, ofereça-lhe um incentivo.
Recorde da importância que ele tem para a pequena ou grande comunidade em que se movimenta.
Lembre-o que, no círculo familiar, na roda de amigos ou no trabalho voluntário, ele é alguém que faz a diferença.

Ninguém é substituível.
Cada criatura é única e tem seu próprio valor.
Uma tarefa pode ser desempenhada por qualquer pessoa, mas uma pessoa jamais substituirá a outra.

Não permita que ninguém fique à margem do caminho, somente porque não recebeu um incentivo, um estímulo, um motivo para prosseguir, até a vitória final.
(Autor Desconhecido)

Postado no grupo dos Amigos de Deus 19/07/2007

Colaboração de Um Amigo de Deus Valbert