sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Arte de Comunicar

Comunicação:
A Arte de se Comunicar.
No campo empresarial a arte de se comunicar com o consumidor chama-se Marketing.
No Campo espiritual a arte de se comunicar chama-se Hermenêutica.
As duas formas tende a atingir um grupo específico, consumidor e fiel.
No nosso caso vamos usar a Hermenêutica.
O termo hermenêutica significa: declarar, anunciar, interpretar, esclarecer e, por último, traduzir. Significa que alguma coisa é tornada compreensível ou levada à compreensão.
Jesus Cristo quando anunciava o reino ele usava de sinais, de ação, e de Parábolas.
Parábolas: eram as histórias geralmente extraídas da vida cotidiana utilizadas por Jesus Cristo para ensinar aos seus discípulos. Segundo Marcos Cap. 4 vers. 11-12 eram utilizados por Jesus para que somente seus discípulos as entendessem plenamente. Este genêro já era utilizado por muitos dos antigos.
Ex.: O sonho de José(Gênesis 41) 7 anos de abundancia e 7 anos de fome.
Para se ter sucesso em uma boa comunicação é preciso ter Empatia.
A palavra empatia origina-se do termo grego empátheia, que significa entrar no sentimento. Portanto, a primeira condição para sermos empáticos é de sermos receptivos aos outros e simultaneamente à nossa totalidade interior. Isto significa estar disposto a conhecer tanto os outros como a si mesmo. A empatia nos ajuda a libertar dos nossos padrões rígidos e repetitivos.
Passos para uma boa empatia: João 4, 7 - 29.
Iniciativa(João 4:7) Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá - me de beber.
Aproximação(João 4:9) Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)
Apresentação (João 4:10-12) Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva? És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?
Oferecimento (João 4:13-14) Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
A conquista João (4,15) Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.
Interesse (João 4:16-20) Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
Iniciação (João 4:21-26) Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
Compreensão (João 4:27) E nisto vieram os seus discípulos, e se admiravam de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe perguntou: Que é que procuras? ou: Por que falas com ela?
Envio (João 4:28 – 29) Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens, Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?


Exercitando a Comunicação - Dinamica 1

Administração de informação
• Receber a Informação.
Conteúdo das informações
• Analisar a informação,
Habilidade de comunicação,
• Transmitir
Precisão
• Como transmitir, convencer ou no máximo deixar curioso.
Resultado
• Atingir o Objetivo da Comunicação

Exercitar: Apresentar a Informação base: Mímica: Comunicar uma informação, usando somente a imagem corporal, sem palavras somente gestos, que faça o grupo lembrar desta passagem.
Evangelho de João Cap. 2, 1-10
1.Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. 2.Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. 3.Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. 4.Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. 5.Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. 6.Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. 7.Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. 8.Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. 9.Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo 10.e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.


Exercitando a Comunicação - Dinamica 2
Administração de informação
• Receber a Informação.
Conteúdo das informações
• Analisar a informação,
Habilidade de comunicação,
• Transmitir
Precisão
• Como transmitir, convencer ou no máximo deixar curioso.
Resultado
• Atingir o Objetivo da Comunicação

Exercitar:Apresentar a Informação base: Desenho: Comunicar uma informação usando apenas desenhos, sem palavras somente desenhos, que faça o grupo lembrar desta passagem.

Evangelho de Lucas Cap.1, 26-38

•26.No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27.a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28.Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29.Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30.O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31.Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32.Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33.e o seu reino não terá fim. 34.Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35.Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36.Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37.porque a Deus nenhuma coisa é impossível. 38.Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.



Exercitando a Comunicação - Dinamica 3
Administração de informação
• Receber a Informação.
Conteúdo das informações
• Analisar a informação,
Habilidade de comunicação,
• Transmitir
Precisão
• Como transmitir, convencer ou no máximo deixar curioso.
Resultado
• Atingir o Objetivo da Comunicação

Exercitar:
Apresentar a Informação base: Oral Comunicar uma informação usando a palavra, uma estória que tenha relação na vida cotidiana que faço o grupo lembrar desta parábola.

Evangelho de Lucas: Cap. 15, 11-21
11.Disse também: Um homem tinha dois filhos. 12.O mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres. 13.Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente. 14.Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria. 15.Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos. 16.Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. 17.Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome! 18.Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; 19.já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados. 20.Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. 21.O filho lhe disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CAPELA SÃO VICENTE DE PAULO
COMUNIDADE JARDIM ALIANÇA

HISTÓRICO DA COMUNIDADE SÃO VICENTE DE PAULO JARDIM ALIANÇA
A parte religiosa da comunidade começou a existir a partir da chegada dos seminaristas em Santa Cândida por volta do ano de 1968. Foi designado para a nossa comunidade o Seminarista Miguel Patzyk no Ano de 1969, quando aqui chegou percebeu a necessidade de grandes melhorias em nossa comunidade. A partir deste momento Miguel se empenhou ao Máximo junto a prefeitura para conseguir benfeitorias para a comunidade. (Lembrando que para todos os lugares que Miguel percorria sempre fazia com sua bicicleta). Na divisa de nossa comunidade com o município de Colombo, existia um moinho, propriedade de Dona Veronica, onde se realizavam bailes. Foi neste local que Miguel com ajuda dos moradores começou a organizar bailes para arrecadar fundos para formar e construir uma associação de moradores, com muita dedicação e esforço dos moradores, foi conseguido junto a prefeitura um terreno onde hoje localiza a Capela , e por volta do ano de 1971 construíram a assciação de moradores, neste lugar realizava-se aulas durante o dia, e nos finais de semanas bailes. Em 10/12/1971, foi celebrada a primeira missa por Dom Jerônimo Mazarotto , e neste mesmo ano Miguel com ajuda dos moradores escolheu uma comissão com a incumbência de providenciar um lote para construir a capela e preparar os moradores para as missões. Foi então escolhido como presidente desta comissão o Sr. Paulista. E compraram um terreno hoje localizado próximo da lojinha do Sr Lourival, o Sr Paulista com os demais membros da comissão trocaram este terreno pelo terreno que existia ao lado da associação de moradores. Nos anos de: 1971 e 1972, Miguel e a Marli neta da Dona Rosa Nadolny já davam encontros de catequese na associação, e preparavam as crianças para receber a primeira eucaristia em Santa Cândida. A partir da primeira celebração realizada em nossa comunidade o Padre Bronislau Kozlowstòi dirigiu-se até a prefeitura de Curitiba para pedir licença para realizar as celebrações na área da escola Municipal Jardim Paraíso (hoje Escola Municipal Augusto César Sandino) aos sábados a tarde e domingos. Ele não queria celebrar na associação por ser um local onde se realizavam bailes. Passados alguns meses a prefeitura liberou a escola para ali ser realizada as missas. A primeira missa na escola foi realizada em 08/12/72 pelo Padre Bronislau Kozlowski. Com a chegada das missões em abril 1973 a associação de moradores foi destituída e no lugar deu-se origem a Capela, muitos moradores foram contra pois não achavam correto um lugar de bailes virar Capela , mas com muita luta as pessoas que dedicaram para tornarem a associação em Capela conseguiram convencer os moradores. (Observando que este era o único terreno que dispunham para a Capela). Já com os frutos das missões o Sr Carlito, o Alexandre ex-padre e o Sérgio com a ajuda de outras pessoas, começavam a catequizar as crianças de nossa comunidade e no ano seguinte em 1974 foi realizada em nossa comunidade a primeira eucaristia celebrada pelo Padre João(não tem sobrenome). A partir deste ano começou a missão das Zeladoras de Capelinhas , podemos destacar o grande trabalho realizado por estas pessoas, como. Dona Rosa Nadolny , Dona Justina Malassa Dona Onorina. E até nos dias de hoje as mensageiras de capelinhas continuam realizando esta missão com muita doação.
No ano de 1975 tivemos em nossa comunidade a visita dos missionários, que realizaram um excelente trabalho, onde foram celebrados 26 casamentos na primeira capela. Em 1977 São Vicente de Paulo, escolhe nossa comunidade para se tornar o Padroeiro, e através das mãos do senhor Lauro de Souza, antigo morador e devoto de São Vicente, doa para nossa comunidade a imagem de São Vicente, e aceito pela comissão daquela época, São Vicente foi instituído padroeiro da comunidade. São Vicente foi acolhido com uma grande carreata pelas ruas, a imagem de São Vicente estava enfeitada com muitas flores e transportada em um carro preto aberto, foi recebido com muita alegria, com queima de fogos, cânticos e orações. Em 1978 na campanha da fraternidade com o tema Trabalho e Justiça para Todos, o Sr Carlito da inicio a equipe de cânticos em nossa comunidade. A partir deste ano a comunidade começou a crescer, a comissão percebendo a necessidade de um local maior decide aumentar a capela e construir um salão para festa. A primeira festa a ser realizada foi no ano de 1979 .E no ano de 1980 eles concluíram a obra de ampliação da capela. Em 16 de Julho de 1983 realizou-se na capela o primeiro casamento em nossa comunidade do casal Cícero e Isabel celebrada pelo Padre Felix. No ano de 1985 começam as obras para a construção do salão, e concluída por volta do ano de 1988. A Comissão da Capela no ano de 1993/1995 decidem construir uma nova capela, pois eles percebiam que a atual capela não mais acomodava as pessoas, formaram uma comissão e com a ajuda do Padre Carlos, em 1995 deram entrada junto Mitra Arquidiocese de Curitiba o projeto da nova capela e salão, e somente em 1998 foi liberada a documentação para construção da nova capela. No dia 02 de Fevereiro 1998 foi inaugurada a pedra fundamental de lançamento do início das obras para a construção da nova capela este dia foi marcado com a celebração da missa Presidida pelo Pé Moreira. A partir desta data teve inicio a construção da nova Capela e salão de nossa comunidade em regime de mutirão. No mês de junho de 2000, Padre Gilson Camargo percebendo necessidade de aumentar o espaço físico da capela, autorizou a comissão a demolir(derrubar a capela). Neste mesmo mês foi demolida a capela antiga para dar lugar a nova capela, e as celebrações, reuniões e outras atividades passaram a ser realizadas no salão. Sendo assim ultima Missa realizada na capela antiga desde 1973, foi celebrada no dia 10/06/2001 pelo Pé Humberto. Nos meses de outubro e novembro de 2000, tivemos as Santas Missões Populares, com o trabalho de muitos leigos e pelo Padre Leocádio. No dia 27/09/2001 - Dia de São Vicente de Paulo, Padre Gilson celebrou a missa aos enfermos de nossa comunidade e esta foi a ultima celebração realizada no salão. Com muita luta, sacrifícios e esforço de todos os moradores da comunidade, conseguimos no dia 30/09/2001 inaugurar a nova Capela. Ficando ainda o piso a pintura e os bancos para serem colocados posteriormente , que em breve com a colaboração da comunidade, estaremos concluindo e para que também possamos dar continuidade nas obras do salão. Muito obrigado a todos, sem a colaboração, esforço e união de todos esta inauguração não estaria acontecendo.
NOTA IMPORTANTE : AS DATAS CONSTANTES NESTE INFORMATIVO SÃO ORIENTATIVAS. POIS NÃO TEMOS DOCUMENTAÇÃO (ATAS). AGRADECEMOS OS MORADORES QUE PRESTARAM AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE INFORMATIVO.
No dia 13 de outubro de 2001 realizou- se na Capela o casamento comunitário de 17 casais celebração presidida pelo Pé Gilson. (relação dos casais ver Georgina)No dia 07 de outubro de 2001 realizou-se na Capela a Primeira Celebração da Palavra presidida pelo Sr Remi.No dia 28 de outubro de 2001 realizou-se a Missa com a Profissão de Fé e a renovação do Batismo dos catequizandos nesta Missa realizou-se também batizados dos Adultos (relação com Mário)No dia 10 de Novembro de 2001 realizou-se na Capela o Batizado das Seguintes Crianças Thiago - Cristiane - Gabriel - Missa Presidida pelo Pé Hubert. Celebração organizado pelo Tarcísio coordenador da Pastoral do Batismo de nossa comunidade. ( Curso ministrados na Matriz)Dia 23 de outubro de 2004 conclusão do piso da Capela Dia 01 de novembro de 2004 compras de 22 bancosDia 11 de fevereiro de 2006 a Capela recebeu a visita do Pé Marcos do Equador e do Pé Francisco da Venezuela. Estavam em missão.